Quem gosta de rock é mais inteligente?

Perguntado por: massuncao . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

O gosto musical pode indicar a inteligência de alguém? De acordo com um artigo científico recém-publicado, a resposta é sim – e as pessoas com QI mais elevado preferem rock e heavy metal, segundo os resultados do estudo.

Os resultados demonstraram que o estilo musical predileto dentre os indivíduos de alto QI foi o Rock, seguido pelo Heavy Metal, já para estudo e para atividades que exigem maior atenção, como estudar, foram preferidas músicas instrumentais clássicas.

É um estilo musical que abre precedente para novas sonoridades. Diferente de músicas 'chicletes', que invadem a mente das pessoas com melodias dançantes e de repetição, o rock explora timbres e instrumentações bem diferentes”, justifica.

Há muito se descobriu que o rock possui propriedades terapêuticas e pode, sem dúvida, ter um efeito calmante em nossos corpos e mentes. Estudos médicos mostraram que o rock pode ajudar a reduzir o estresse, aumentar as emoções positivas e até mesmo regular o humor.

“Nós concluímos que as músicas conseguem equilibrar a tristeza, estimulando emoções positivas. Quando estão com raiva, os fãs de heavy metal gostam de ouvir suas bandas preferidas para processar melhor a angústia, extravasando a fúria.

Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade Griffith, na Austrália, demonstrou que homens tendem a superestimar seu quociente de inteligência (Q.I), enquanto mulheres, subestimam. Segundo os pesquisadores, esses resultados são reflexo dos papéis de gênero na sociedade.

É algo transcendente, que envolve emoções, fundamentalmente, mas também uma forma de encarar a vida, envolvendo valores, uma verdadeira filosofia de vida. Com o rock aprendi a ter uma visão mais ampla de mundo, aprendi a escutar os outros, a perceber diferentes formas de ver as coisas.

Pesquisa do IBOPE mostra que mais ricos preferem rock e MPB, enquanto classes C, D e E escutam funk e gospel. O estudo Tribos Musicais, divulgado pelo IBOPE na segunda-feira, faz um levantamento sobre os gêneros musicais mais ouvidos no rádio e o perfil de seus ouvintes.

Nascido nos Estados Unidos em 1898, William James Sidis é conhecido como o homem mais inteligente do mundo, por alguns especialistas. Embora não exista uma forma segura de verificação, especula-se que o seu Quociente de Inteligência (QI) era superior ao do físico Albert Einstein, ultrapassando os 210 pontos.

Mesmo quando se comparou o efeito sobre os pesquisados que tiveram aulas de música, de artes visuais ou nenhuma das duas, não foi detectado qualquer indício de melhor desempenho cognitivo de um grupo sobre outro.

O rock influenciou estilos de vida, a moda e os comportamentos dos jovens, sendo uma forma de arte que questiona a realidade e muitas vezes recebe críticas por isso. Como estilo musical, o rock surge nos EUA na década de 1950, com a influência do blues e do jazz e da cultura negra.

Por que todo roqueiro veste preto? As respostas variam dos temas mais objetivos até os mais lúdicos. Desde a justificativa de que a roupa preta fica bem em gordos e magros, até que o preto representa a união e a vida. Para outros, também representa as coisas ruins que devem ser jogadas fora.

A música é capaz de estimular as emoções das pessoas. Algumas músicas, como o pop, trazem os sentimentos mais felizes dos seres humanos, enquanto outras transmitem sentimentos de tristeza, indignação social, arrependimento e outras sensações humanas.

O rock se tornou um símbolo anti-sistema durante os anos 1960, pregando especialmente a exploração dos prazeres terrenos, como o sexo e as drogas.

Continuar lendo Quem o Rock Lee gosta?