Quem gosta de ler é mais inteligente?

Perguntado por: lramos . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Quanto mais uma pessoa lê, mais a leitura se torna automática, liberando espaço cognitivo para análises intelectuais mais profundas. Isso quer dizer que nossa mente decodifica as letras e palavras com mais facilidade e rapidez quanto mais prática temos. Ler se torna mais fácil com o passar do tempo!

4 livros para aumentar o seu QI

  1. Uma breve história do tempo, de Stephen Hawking. ...
  2. Gödel, Escher, Bach, de Douglas Hofstadter. ...
  3. Uma breve história de quase tudo, de Bill Bryson. ...
  4. Bilhões e bilhões, de Carl Sagan.

Além de todos os benefícios para o cérebro, a leitura ajuda a desenvolver as capacidades ligadas ao aprendizado, pois amplia nosso vocabulário, nos faz relembrar regras de ortografia e gramaticais, favorece a melhora da escrita e auxilia no desenvolvimento do nosso senso crítico.

E, em geral, vários estudos mostram que, na média, praticamente não há diferença entre a inteligência ou traços comportamentais de homens e mulheres.

Confira, a seguir, cinco maneiras de estimular o cérebro e desenvolver a inteligência.

  1. 1 Avance o máximo possível nos estudos. ...
  2. 2 Escolha uma atividade profissional desafiadora. ...
  3. 3 Explore novos assuntos. ...
  4. 4 Estude e pratique música. ...
  5. 5 Prefira o lazer inteligente.

Uma pesquisa de Satoshi Kanazawa, especialista em psicologia evolucionária na Universidade de Economia e Ciências Políticas de Londres (LSE), afirma que pessoas com QI mais alto geralmente adormecem próximo de 1h44, cerca de uma hora mais tarde que as pessoas com QI menor.

Pessoas que leem mais possuem um vocabulário mais rico e maior, portanto, na hora de escrever e falar, conseguem organizar as palavras de uma forma mais fácil de ser compreendida. A leitura ainda é a melhor forma de entender melhor sobre qualquer assunto e consumir informação.

Pessoas inteligentes são cuidadosas com o que falam, dão bons conselhos, não se contradizem e querem o melhor para os outros. Quando fazem isso, recebem muito mais em troca. A autoconsciência pode te dizer em quais relações investir e quais pessoas procurar para pedir conselhos.

O Quociente de Inteligência (QI), padrão que mede a inteligência de uma pessoa, pode aumentar ou diminuir durante a adolescência, de acordo com estudo realizado pela University College London, publicado na revista Nature. O estudo é o primeiro a sugerir que o valor não é constante ao longo da vida.

Assistir muita televisão é um dos hábitos que reduzem o seu QI. Não é só porque o deixa passivo, mas, de uma forma ou de outra, entorpece o seu cérebro.

Ele tinha 250 pontos de QI e se tornou professor da Universidade Harvard com apenas 16 anos. Mas sua vida não foi das mais felizes. O americano William James Sidis, que nasceu em 1898 em Nova York, foi a pessoa mais inteligente de todos os tempos – pelo menos segundo os testes de QI.

Pesquisas científicas provam que pessoas que leem mais possuem um vocabulário maior e mais rico, além de terem melhores habilidades verbais, como fala e escrita. O fato de você ler mais faz com que você tenha um maior vocabulário e saiba como utilizar melhor as palavras.

Ler aumenta as conexões neurais e funciona como uma ginástica para o cérebro. Estudos mostram que hábitos de leitura pode reduzir em até 30% a incidência de doenças como mal de Alzheimer. Também influencia na hora de fazer associações, o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo.

Amplia o vocabulário e melhora a escrita. Contribui para a redução da ansiedade e do estresse. Exercita a memória e ativa regiões do cérebro responsáveis por funções cognitivas, ajudando a prevenir doenças neurodegenerativas. Promove o relaxamento e melhora a qualidade do sono.

8 sinais de que você é muito inteligente, segundo a ciência

  1. Ser curioso e questionador. ...
  2. Ter empatia é fundamental. ...
  3. Você é observador? ...
  4. Capacidade de autocontrole. ...
  5. Reconhecer os limites. ...
  6. Você sabe encarar o mundo? ...
  7. Capacidade de diálogo é essencial. ...
  8. Posso confiar em você?

"Os homens têm cerca de 30% mais conexões entre os neurônios do que as mulheres. Enquanto o cérebro dos homens é cerca de 12% maior, o fluxo sanguíneo e a proporção de substância cinzenta das mulheres são mais avantajados que os deles", afirma.

Einstein e Hawking tiveram QI estimado em 160.

Encontre novas formas de desafiar a si mesmo
Uma outra maneira de estimular o cérebro é se desafiar a fazer ou aprender algo novo. Atividades como aulas de arte ou cursos de idioma aumentam a flexibilidade do cérebro. Dica: jogue uma partida online contra amigos ou familiares.

Agora sim! Temos o discurso perfeito pra você defender sua mania de dormir e acordar tarde. De acordo com um estudo acadêmico, publicado no hub de conteúdo científico Elsevier, pessoas que aproveitam mais a noite que o dia são geralmente mais inteligentes.

Analisando os horários e os QIs dos participantes, os pesquisadores concluíram que pessoas que dormem mais tarde demonstram inteligência, por reforçarem que não precisam estar em sincronia com a luz solar, como nossos ancestrais faziam.

Além de ser uma atividade relaxante, ela ajuda a aliviar o estresse expandindo o conhecimento e o vocabulário. Ler diariamente também contribui para desenvolver a escrita e melhorar o raciocínio, ao mesmo tempo em que aumenta a capacidade de concentração.