Quem gosta de atenção?

Perguntado por: maraujo . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

A pessoa com transtorno de personalidade histriônica fica tentando continuamente ser o centro das atenções e com frequência fica deprimida quando não é. Ela frequentemente é uma pessoa cheia de vida, dramática, entusiasmada e paqueradora e, às vezes, encanta novos conhecidos.

Em grande parte dos casos, esse desejo exagerado de mostrar que tem uma vida perfeita é sinal de que a realidade é um tanto quanto diferente. Esse comportamento acaba sendo utilizado como um mecanismo de defesa, para que o indivíduo busque externamente o reconhecimento que ele não está encontrando dentro de si.

O transtorno de personalidade histriônica é caracterizado por um padrão generalizado de excessiva emocionalidade e busca de atenção. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é com psicoterapia psicodinâmica. (Ver também Visão geral dos transtornos de personalidade.

Uma pessoa que gosta de chamar atenção pode tomar o seu dia inteiro com histórias e necessidades. Para se livrar disso, diga logo no começo quanto tempo tem para conversar. Quando o tempo acabar, a conversa também finaliza. Por exemplo, se ela telefonar, diga: “Oi, eu só posso falar por 15 minutos.

Necessidade de chamar a atenção das pessoas
Por se sentir sempre carente e sozinha, a pessoa sente a necessidade de ter a atenção voltada para si, fazendo todo o possível para conseguir a atenção desejada.

Pessoa que gosta de se exibir: 1 exibicionista, ostentador, jactancioso, vaidoso, fiteiro.

Como superar a carência afetiva

  1. Reconheça o problema. Adquirir consciência do problema é o primeiro passo para superá-lo. ...
  2. Encare o seu problema sem culpa. Todos nós sempre teremos problemas e desafios a enfrentar. ...
  3. Não sufoque o outro. ...
  4. Concentre esforços para se transformar. ...
  5. Aprenda a confiar.

O transtorno de personalidade borderline é caracterizado por um padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, flutuações extremas de humor e impulsividade. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é com psicoterapia e fármacos.

A pessoa com transtorno de personalidade narcisista superestima suas próprias habilidades e exagera suas realizações (uma característica denominada grandiosidade). Ela acredita que é superior aos outros, original ou especial.

Transtorno da personalidade narcisista diz respeito a um tipo de problemas e histriônico a outro. O primeiro está relacionado a problemas do valor de si mesmo, estabilidade emocional. O transtorno histriônico por sua vez diz respeito a problemas ligados ao corpo, atuações, mas também a certa estabilidade emocional.

O transtorno da personalidade esquizoide é caracterizado por um padrão generalizado de distanciamento e desinteresse geral pelos relacionamentos sociais e uma gama limitada de emoções nas relações interpessoais. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é com terapia cognitivo-comportamental.

O transtorno de personalidade esquizotípica é caracterizado por um padrão generalizado de desconforto intenso com relacionamentos íntimos e com capacidade reduzida para tal, por cognição e percepções distorcidas e por comportamento excêntrico. O diagnóstico é por critérios clínicos.

Sinônimo de: concentração, cuidado, cautela, alerta, precaução, prudência, advertência, reparo, tento, juízo, olho, dedicação, zelo, desvelo, devoção, devotamento, ...

O déficit de atenção é caracterizado basicamente pela incapacidade que tem uma pessoa de manter sua concentração em atividades triviais do cotidiano, e também pela ocorrência frequente de ações hiperativas ou compulsivas.

3 encantar, deslumbrar, empolgar, enfeitiçar, fascinar, magnetizar, maravilhar, prender, seduzir. Conseguir: 4 adquirir, cativar, conquistar, conseguir, ganhar, granjear, obter, ocupar.

Este comportamento pode estar relacionado com baixa autoestima a fazendo flertar para sempre receber uma confirmação de desejo, ou também, pode ser visto como uma forma de sabotar seu relacionamento por algum medo (inconsciente ou não) que a faz temer intimidade. A psicoterapia poderá ajudar nestas questões pessoais.