Quem gosta de aparecer demais?

Perguntado por: axisco . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Exibicionismo: entenda o porquê que as pessoas gostam de aparecer. Um dos significados de exibicionismo é a mania de ostentação. Você já conviveu com uma pessoa que é tão fã de si mesma por ter conseguido algo que não para de falar disso?

A necessidade de ostentar tem a ver com a busca de aceitação, e a compulsão por falar e mostrar de si tem causas biológicas. Uma área primitiva do cérebro, o sistema límbico ou sistema de recompensa, é estimulada e experimenta um efeito semelhante à sensação de prazer em comer, fazer sexo ou usar drogas.

Que gosta de se achar melhor que os outros, arrogante.

Necessidade de atenção
A pessoa com transtorno de personalidade histriônica fica tentando continuamente ser o centro das atenções e com frequência fica deprimida quando não é. Ela frequentemente é uma pessoa cheia de vida, dramática, entusiasmada e paqueradora e, às vezes, encanta novos conhecidos.

1 expor, mostrar, apresentar, patentear, expressar, exprimir, exteriorizar, externar, transmitir, manifestar, demonstrar, revelar, espelhar.

As pessoas egocêntricas têm a necessidade de controlar os outros a todo momento para que eles se encaixem nas narrativas idealizadas em suas cabeças. Elas tentam fazer com que os outros ajam de acordo com suas ideias e expressem a sua admiração incondicional a elas.

Uma pessoa que gosta de chamar atenção pode tomar o seu dia inteiro com histórias e necessidades. Para se livrar disso, diga logo no começo quanto tempo tem para conversar. Quando o tempo acabar, a conversa também finaliza. Por exemplo, se ela telefonar, diga: “Oi, eu só posso falar por 15 minutos.

A autoafirmação é uma necessidade que possuímos individualmente de autoconsciência em um nível desejado. Esse processo nos leva a moldar a nossa imagem real e também realidades inventadas e ilusórias.

Desse comportamento exibicionista brotam outros, como a compulsão por compras, a inadimplência, o narcisismo ou egocentrismo e assim por diante. Tudo isso pode evoluir para quadros de doenças psicológicas.

As motivações para esse comportamento são várias: necessidade de autoafirmação, traumas passados, baixa autoestima, ego inflado ou infantilizado, entre outras.

Ser reconhecido nas diferentes relações: Como amigo, familiar, profissional etc faz com que seja mais fácil não querer ser tanto o centro das atenções. Então nutrir relações de qualidade mais profunda ajuda, porque solidifica a aceitação de sí, o que diminuiu a necessidade de atenção/aprovação ao extremo.

Arrogante expressa uma característica negativa de um indivíduo que carece de humildade, que se sente superior aos outros. Ser arrogante significa ser altivo, prepotente, ter a convicção que é expert em vários assuntos e, por isso, não ter interesse em ouvir outras opiniões.

Pacientes com transtorno de personalidade histriônica usam sua aparência física, agindo de forma inadequadamente sedutora ou provocadora, para chamar a atenção dos outros. Eles não têm um senso de autodireção e são altamente sugestionáveis, muitas vezes agindo de forma submissa para reter a atenção dos outros.

Em inglês, a expressão borderline refere-se a algo que está na fronteira, no limite ou é incerto. Isso ajuda a definir o transtorno de personalidade borderline, também conhecido por transtorno de personalidade limítrofe.

A preocupação em ser grandioso, o exibicionismo, sentimento de indiferença em relação ao outro, a ausência de empatia e a incapacidade de se relacionar são aspectos que definem o narcisismo, segundo Anna Karynne Melo, psicóloga, psicoterapeuta e coordenadora do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza.

demonstrado (adjetivo) -