Quem gerou Jessé pai de Davi?

Perguntado por: ofogaca9 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 17 votos

Obed

Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé.

Nitzevet

Nitzevet – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Numa tradição judaica, presente no Talmud Babilônico, a mãe de Davi é identificada pelo nome “Nitzevet”. De acordo com essa tradição, a mãe de Davi era uma mulher íntegra, oficialmente casada com Jessé e mãe de seus filhos.

Por meio do próprio Urias, ele encaminhou uma carta a seu oficial Joabe, para que o colocasse no local da batalha onde a peleja estivesse mais difícil, para que então fosse ferido e morresse. E foi o que aconteceu. Urias foi morto e Davi tomou Bate-Seba para ser sua mulher. Para Davi parecia que tudo estava resolvido.

Na luta contra os filisteus, os três irmãos mais velhos de Davi haviam se alistado para a guerra, servindo o rei Saul. Davi, o irmão mais novo, entrou na corte de Saul como harpista, o músico que acalmava o espírito perturbado do rei, e também cuidava do rebanho de seu pai em Belém.

  • Menelique I
  • Roboão

Pelo menos três desses filhos morreram durante a vida de Davi, pois, além da morte do primeiro filho de Bate-Seba, morreram também seus filhos Amnom e Absalão. Outro filho, Adonias, foi executado logo após a morte de Davi por tentar usurpar o trono (1 Reis 2:25).

Eliabe, seu irmão mais velho, ouviu-o quando falava àqueles homens; pelo que se acendeu a sua ira contra Davi, e disse: Por que desceste aqui, e a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Eu conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração; pois desceste para ver a peleja.

Devido à lealdade eterna que dedicava a Noemi, Rute casou-se com Boaz e, por consequência, ela — a estrangeira e convertida moabita — tornou-se a bisavó de Davi e, portanto, antecessora de nosso Salvador Jesus Cristo” (“Modelos a Serem Imitados”, A Liahona, novembro de 2002, p. 60).

1Samuel 16:12 NAA
Então mandou chamá-lo e o fez entrar. Davi era ruivo, de belos olhos e boa aparência. E o SENHOR disse a Samuel: — Levante-se e unja-o, pois este é ele.

E nessa relação é revelado que Davi teve duas irmãs, sendo Zeruia e Abigail. A pergunta é: Essas irmãs seriam filhas de Jessé com a mãe de Davi ou de Jessé com outra mulher? (4) Observe que no texto acima de 2 Samuel 17:25 temos uma informação adicional de que Abigal e Zeruia eram filhas de Naás.

Na Bíblia a mãe de Davi não aparece, exceto em uma citação, onde porém não é dito o seu nome: Davi se dirigiu a Masfa de Moab e disse ao rei de Moab: "permite que meu pai e minha mãe migrem para vós, até que eu saiba o que Deus fará por mim." (1Samuel 22,3).

Jessé, sendo idoso e neto de Obede, provavelmente era uma das autoridades da cidade também. Jessé levou todos os seus filhos menos seu mais novo, Davi, que estava trabalhando tomando conta das ovelhas. Ele apresentou cada um de seus filhos a Samuel mas Deus rejeitou todos, mesmo os guerreiros.

O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.

Davi teve sete mulheres e dez concubinas. Teve muitos filhos (1Crônicas 3:1 a 9). Um dos filhos, Amnon, forçou a própria irmã Tamar a praticar incesto com ele (2 Samuel 13:12). Absalão, outro filho de Davi, para vingar o que tinha acontecido com a irmã, mandou matar Amnon (2 Samuel 13:28).

O filho do rei pede ajuda ao amigo para acalmá-lo, porque receia que o espírito maligno tenha voltado a atormentar a mente de seu pai. O guerreiro, então, entra na tenda de Saul e, aflito, toca sua harpa. O monarca não suporta a presença de Davi, pega uma lança e a atira na direção dele.

Davi foi um rei escolhido por Deus e não pelos homens, enquanto Saul foi pedido pelos homens, fora da prioridade de Deus. Davi era pastor de ovelhas e, mesmo para defender seu rebanho, colocava sua dependência no Senhor.