Quem gerou Abraão?

Perguntado por: dfurtado . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
3.9 / 5 15 votos

Abraão, segundo a Bíblia, é originário da cidade de Ur, dos Caldeus, no sul da Mesopotâmia. Era filho de Taré, descendente de Sem, filho de Noé. Taré gerou também Nacor e Arã.

Abraão talvez tenha conhecido o profeta Noé. A cronologia bíblica indica claramente que Noé estava vivo nos primeiros anos da vida de Abraão.

1 E aconteceu, depois dessas coisas, que Deus apôs à prova Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. 2 E disse: aToma agora o teu filho, o teu búnico filho, Isaque, a quem camas, e vai à terra de dMoriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.

Sara era meia-irmã de Abrão.

Hoje quero refletir sobre um claro erro de Abraão, conforme relatado em Gênesis 12.10-20. No verso 10 lemos: “Houve fome naquela terra, e Abrão desceu ao Egito para ali viver algum tempo, pois a fome era rigorosa”. Deus ordenou que ele fosse para Canaã, não ordenou que ele descesse ao Egito.

Ismael foi o filho primogênito de Abraão com Agar. Sua mãe era a serva egípcia de Sara, a esposa de seu pai Abraão. Deus havia prometido a Abraão que lhe daria uma descendência numerosa, mesmo ele á tendo idade avançada (Gênesis 12:7; 15:5).

Taré

Taré, pai de Abraão, foi um comerciante de ídolos e toda Sua família era idolatra (adorador de ídolos), considerando os ídolos como se fossem deuses.

Nós somos descendentes de Abraão pela fé, herdeiros das promessas feitas por Deus há mais de quatro mil anos. Devemos também ser fieis ao mandamento de educarmos nossos filhos no caminho em que devem andar, não como se pagãos fossem, mas herdeiros que são das promessas divinas.

"Judeus e árabes são realmente filhos de Abraão e preservaram suas raízes genéticas do Oriente Médio por mais de 4.000 anos."

Êxodo 6:14–27 contém as genealogias de Rúben, Simeão e Levi. Moisés e Aarão eram descendentes de Levi, terceiro filho de Jacó ou Israel. Talvez as genealogias de Rúben e a de Simeão tenham sido incluídas para mostrar o lugar da tribo de Levi entre os israelitas.

Rão gerou Aminadabe; Aminadabe gerou Naassom; Naassom gerou Salmom; Salmom gerou Boaz; Boaz gerou Obede; Obede gerou Jessé; e Jessé gerou Davi.

Ele exigiu que Abraão se submetesse a essa provação porque queria dar-lhe glória, exaltação e honra; Ele pretendia torná-lo rei e sacerdote, compartilhando de Sua própria glória, poder e domínio.” (George Q. Cannon, Conference Report, abril de 1899, p. 66.)

Deus mandou Abraão imolar seu único filho, Isaque, e oferecê-lo em holocausto a Ele sobre uma das montanhas de Moriá. E tomou Abraão a lenha do holocausto e um cutelo e levou seu filho ao lugar que Deus lhe dissera. E edificou Abraão ali um altar e amarrou a Isaque e deitou-o em cima da lenha.

De todas as pessoas no mundo, por que razão Deus escolheu Abrão para receber uma promessa tão incrível (12:2-3)? A passagem não nos dá muitas pistas, mas, lembra-nos de que Deus tinha um plano: abençoar o mundo inteiro. O pecado impediu que as pessoas se reconciliassem com Deus (3:23-24) e recebessem essa bênção.

Sarai era mal vista por não ter conseguido gerar filhos para Abrão. Como uma mulher estéril era vista naquela época? A esterilidade, principalmente no passado, era vista como uma maldição.

Terá

Terá foi, de acordo com o livro de Gênesis, o pai de Abraão e que teria iniciado a jornada dos hebreus rumo à terra de Canaã. Segundo o texto bíblico, após o falecimento de Harã, Terá saiu de Ur dos Caldeus, com seu filho Abrão, juntamente com Sara e Ló e seguiram em busca da terra prometida.

Deus havia prometido uma descendência numerosa para o patriarca Abraão, embora ele e sua esposa Sara já estivessem velhos, e ela ainda fosse estéril. Abraão esperou por mais de dez anos para que a promessa se cumprisse, o que não aconteceu.

Na novela Gênesis, Abrão sofreu bastante resistência de Terá para se casar com Sarai. O comerciante de Ur dos Caldeus não gostaria que seu primogênito firmasse enlace com a garota pois, na trama, ela havia sido criada pela família de servos à qual sua mãe havia pertencido.

Abraão 2:22–25; Gênesis 12:14–20
Em Gênesis 12:14–20, lemos que, depois que eles chegaram ao Egito, Sarai foi levada à casa do Faraó e Abraão ganhou muitas riquezas. O Senhor feriu o Faraó e sua casa até que o Faraó soube que Sarai era mulher de Abraão.