Quem ganhou o primeiro festival de MPB?

Perguntado por: abernardes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Na TV Excelsior, tivemos dois principais festivais: o I Festival de Música Popular Brasileira e o Festival Nacional de Música Popular Brasileira. No primeiro, a canção vencedora foi “Arrastão” de Edu Lobo e Vinícius de Moraes, interpretada por Elis Regina.

Roberto Marinho

Em 1968, Roberto Marinho recebeu vencedores do Festival Internacional da Canção em sua casa no Cosme Velho. Os versos de Geraldo Vandré, conhecidos como um manifesto contra a ditadura militar (1964-1985), fazem parte de uma das músicas concorrentes do III Festival Internacional da Canção (FIC).

A vencedora pela votação do júri foi "A Banda" (Chico Buarque de Hollanda), interpretada por Nara Leão, mas havia grande aclamação do público em relação a "Disparada" (Geraldo Vandré/ Théo de Barros), interpretada por Jair Rodrigues, Trio Marayá e Trio Novo, e, devido a Chico Buarque considerar "Disparada" melhor até ...

Tetê Espindola

Vídeo Show | Tetê Espindola foi campeã do Festival dos Festivais de 1985 | Globoplay.

A final foi no dia 03 de dezembro, na qual competiram 21 canções, saindo vencedora “Canção do Pescador”, composição de Newton Mendonça (que fez parceria com Tom Jobim em “Desafinado” e “Samba de Uma Nota Só”) com interpretação de Roberto do Amaral.

José Cid

O vencedor foi ´Um grande, grande amor´, por José Cid. Este festival foi histórico, já que marcou o início das emissões a cores em Portugal.

1969: Cantiga por Luciana é escolhida para o Festival Internacional da Canção.

1969: Evinha. 1970: Piero. 1971: Hermanos Castro. 1972: David Clayton-Thomas.

O festival era realizado desde 1966 no Maracanãzinho e transmitido pela Rede Globo e dava o prêmio Galo de Ouro ao vencedor. Naquele ano, ganhou Kyrie, de Paulinho Soares e Marcelo Silva, cantado pelo Trio Ternura.

O Resultado foi o seguinte: 1º Lugar: "Margarida" (Guttemberg Guarabyra), com Guttemberg Guarabyra e o Grupo Manifesto. 2º Lugar: "Travessia" (Milton Nascimento e Fernando Brant), com Milton Nascimento (prêmio de melhor intérprete). 3º Lugar: "Carolina" (Chico Buarque), com Cynara e Cybele.

O Resultado foi o seguinte:

  • 1º Lugar: "Saveiros" (Dori Caymmi e Nelson Motta), com Nana Caymmi.
  • 2º Lugar: "O Cavaleiro" (Tuca e Geraldo Vandré), com Tuca.
  • 3º Lugar: "Dia das rosas" (Luiz Bonfá e Maria Helena Toledo), com Maysa.

Os festivais de MPB aparecem como uma complementação do que era arte e do que aquelas músicas queriam falar. Assim, milhares de jovens se reuniam em um só lugar para cantar, gritar e, de uma forma ou outra, protestar contra tudo que os contrariavam dentro da ditadura militar.

Exemplo da incompreensão de que Sérgio Ricardo foi vítima – ainda de acordo com o jornalista em De Papo Pro Ar – é o motivo por que ele foi vaiado no festival da TV Record. A plateia rejeitou a música apresentada no evento, Beto Bom de Bola, porque considerou a obra “alienada”, dedicada a falar sobre futebol.

Festival de San Remo

Praticamente ignorado no país do pagode, o Festival de San Remo só existiu para os brasileiros em 1968, quando o cantor Roberto Carlos, interpretando uma música do compositor italiano Sergio Endrigo, foi o vencedor.

Pode-se dizer que o nascimento da MPB passou pelos festivais de música, promovidos por emissoras de TV, como a Record e a Globo, de 1965 a 1972. Em vez de chegar ao público pelo rádio, a música entrava na casa das pessoas pela televisão e só depois pelo disco.

Continuar lendo Quem é o rei da MPB?