Quem ganhou a Libertadores de 51?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Copa Rio de 1951

Torneio Internacional de Clubes Campeões de 1951
Copa Rio
Média3,78 gol(o)s por partida
CampeãoPalmeiras (1º título)
Vice-campeãoJuventus

O Mundial de Clubes começou, de acordo com a FIFA, em 1960. Na época, iniciou-se a Copa Intercontinental de Clubes, na qual disputavam, os campeões da Champions League e da Libertadores da América. O Real Madrid se sagrou o primeiro campeão da competição, derrotando o Peñarol.

O time que mais vezes levantou a taça da Libertadores foi o Independiente, da Argentina, com sete (1964, 1965, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1984). Ele é seguido pelo Boca Juniors, com seis (1977, 1978, 2000, 2001, 2003 e 2007).

Flamengo e Vasco se enfrentaram em 415 oportunidades, sendo a mais recente nesta quarta-feira (16), pela semifinal do Campeonato Carioca. O Mengão levou a melhor, por 1 a 0; além disso também leva ampla vantagem no histórico. São 158 vitórias ao todo, contra 138 do Vasco.

Afinal, o Palmeiras já conquistou o Mundial de Clubes? ganhou status de título mundial. Em pergunta para o atacante, foi mencionado o rival Corinthians e uma suposta igualdade de conquistas mundiais: "Palmeiras e Corinthians foram campeões mundiais uma vez cada.

Entenda a importância histórica do Mundial de 1951 conquistado pelo Palmeiras.

Flamengo: 4 (1990, 2006, 2013 e 2022) Corinthians: 3 (1995, 2002 e 2009)

"O Flamengo, do Brasil, vencedor da Copa Libertadores, é o novo líder do Ranking Mundial de Clubes 2022 à frente de Liverpool, Palmeiras, Real Madrid e com o Chelsea completando o Top-5".

Essa questão divide opiniões no mundo do futebol, mas, segundo o ex-jogador Cafu, a Fifa reconhece o clube paulista como campeão do torneio de clubes em 1951.

Maiores campeões da Libertadores: Flamengo se iguala a brasileiros com mais taças; veja ranking | libertadores | ge.

- O Botafogo é o maior freguês da história do Vasco. O Vasco tem 160 vitórias, a gente tem 80. É o único clube que tem essa disparidade.

Entre todas as equipes que já participaram do Brasileirão e estão hoje na primeira divisão, só quatro equipes nunca foram rebaixadas: Santos, Flamengo, São Paulo e agora Cuiabá.

Flamengo é o maior vice campeão estadual e imagina quem é o segundo?

O Palmeiras não é campeão mundial. E muito dificilmente será um dia. Assim como qualquer outro clube brasileiro terá essa título novamente.

Times

  • América-MG.
  • Corinthians.
  • Coritiba.
  • Cruzeiro.
  • Flamengo.
  • Goiás.
  • Grêmio.
  • Vasco.

Como o torneio não foi organizado pela Fifa ou mesmo por Conmebol e Uefa, não há um status de torneio oficial. A ausência de um campeão nacional do Brasil e de um critério claro de classificação para os participantes, também pesa contra essa decisão de ser um Mundial.

Palmeiras (1º título)
A competição foi organizada pela Confederação Brasileira de Desportos, com auxílio e chancela da FIFA, e tinha este nome por ter sido patrocinada pela Prefeitura do Rio de Janeiro. A FIFA declara que o Palmeiras é detentor do título da primeira competição mundial entre clubes da história.

A Fifa nunca disse que o teor do documento foi anulado, mas como vira e mexe algum jornalista pergunta para a Fifa se o Palmeiras é campeão mundial, e a resposta é que os campeões mundiais DA FIFA são aqueles a partir de 2000, a confusão é instalada — e as quase sempre sadias gozações entre os torcedores também.

Quantos títulos mundiais tem o Flamengo? O Flamengo tem apenas um título mundial, conquistado em 1981 diante do Liverpool.

Menos de uma década após a mudança de nome, o Palmeiras se consolidava como uma das principais potências da época do futebol brasileiro. E o título da Copa Rio foi apenas mais uma taça em um período histórico para os alviverdes. De 1950 a 1951, o Verdão venceu cinco competições de maneira consecutiva.

Foi disputada entre os meses de julho e agosto de 1955 e teve novamente um clube brasileiro como campeão, o São Paulo, que contou com o Valência, da Espanha, como vice. Com o título, a equipe brasileira, repetiu o feito de seu rival, o Corinthians, que havia vencido a edição anterior.