Quem ganhou a guerra entre Alemanha e Rússia?

Perguntado por: lsampaio . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Em 9 de maio de 1945, há exatos 74 anos, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) anunciava a vitória sobre o Exército nazista, dando fim à Segunda Guerra Mundial -- chamada pelos soviéticos de “Grande Guerra Patriótica”.

A união entre a antiga URSS, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos mudou os rumos da Guerra, levando à derrota alemã em maio de 1945.

7 DE MAIO DE 1945

7 DE MAIO DE 1945
Berlim rendeu-se às forças soviéticas em 2 de maio de 1945. As forças armadas alemãs presentes a oeste se renderam definitivamente no dia 7 e, a leste, dois dias depois, em 9 de maio. O Dia da Vitória na Europa (V-E Day) foi proclamado em 8 de maio de 1945.

exército soviético

O exército soviético conquistava uma importante vitória sobre tropas da Alemanha nazista, o que faria com que Adolf Hitler começasse a perder a guerra. O combate em Stalingrado havia começado em 17 de julho de 1942, e foi uma das mais importantes disputas da Segunda Guerra Mundial.

URSS

A URSS, que incorporava para além da Rússia outras 15 repúblicas, perdeu 26,6 milhões de pessoas, ou seja, mais de metade de todas as mortes da II Guerra Mundial, que somam 50 milhões. Só nos territórios ocupados, as tropas nazistas exterminaram mais 11 milhões de pessoas, dos quais 7 milhões de civis.

O rigoroso inverno russo fez com que armamentos e combustíveis congelassem, aviões não pudessem decolar e combatentes não resistissem ao frio. Assim, as forças alemãs capitulam pela primeira vez na Batalha de Stalingrado, em 31 de janeiro de 1943.

Os grupos que se enfrentaram nessa guerra foram os Aliados (Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos) e o Eixo (Alemanha, Itália e Japão).

Os três principais parceiros da aliança do Eixo eram a Alemanha, a Itália e o Japão. Estes parceiros tinham dois interesses em comum: a expansão territorial e a criação de impérios com base na conquista militar e na derrubada da ordem internacional do período após a Primeira Guerra Mundial.

O governo da Federação Russa, na década de 1990, publicou uma estimativa de perdas na União Soviética em 26,6 milhões, incluindo 8 a 9 milhões devido à fome e doenças.

A Alemanha e seus aliados utilizaram mais de 3.5 milhões de soldados para o ataque. O ataque alemão contra a União Soviética foi um marco decisivo na história da Segunda Guerra Mundial e na do Holocausto.

A Segunda Guerra Mundial teve como causa direta o expansionismo da Alemanha nazista ao longo da década de 1930. O estopim para o conflito deu-se com a invasão da Polônia realizada pelos alemães, em setembro de 1939.

A aliança dos Países Aliados que contava com França, Reino Unido, Estados Unidos e União Soviética, saiu vencedora da Segunda Guerra Mundial.

Ao terminar a 2ª Guerra Mundial, muitos soldados alemães haviam passado pela Suíça. Na época não havia uma política homogênia: as autoridades deportaram alguns e outros militares foram mantidos em campos de concentração. Entre 1945 e 1947, 1.065.000 prisioneiros de guerra alemães foram mantidos em cárcere na França.

da alemanha tem cerca de 180 mil militares ativos. e forças armadas do brasil tem cerca de 1 milhão e 800 mil militares na. reserva. a alemanha tem cerca de 30 mil militares na reserva o orçamento militar do brasil é de cerca de 24,5.

Quando a Rússia recusou as exigências alemãs, Berlim declarou guerra ao império czarista em 1º de agosto.

2 de setembro de 1945

9 de agosto de 1945 Os Estados Unidos lançam uma bomba atômica em Nagasaki. 2 de setembro de 1945 Depois de concordar, em princípio, com uma rendição incondicional no dia 14 de agosto de 1945, o Japão se rende oficialmente, pondo fim à Segunda Guerra Mundial.

Ao final da guerra, a atuação brasileira havia resultado em 454 soldados brasileiros mortos em combate.