Quem ganhou a Copa do Mundo de 1963?

Perguntado por: iaraujo . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 9 votos
Pequena Taça do Mundo de 1963
Dados
Gol(o)s12
Médiagol(o)s por partida
CampeãoSão Paulo

A Copa Intercontinental de 1963 foi uma edição do torneio que reúne os clubes campeões das confederações continentais da Europa e da América do Sul. O torneio foi disputado em três jogos, o primeiro em Milão e os dois seguintes no Rio de Janeiro em 1963.

As equipes brasileiras que já alcançaram tal máxima são: São Paulo (3), Santos (2), Corinthians (2), Flamengo (1), Grêmio (1) e Internacional (1). Veja os campeões do Mundial de Clubes da Fifa no atual formato da competição: Chelsea (2021)

Garrincha foi o grande nome da Copa do Mundo de 1962. Com Pelé fora de combate, coube a ele “ganhar” a Copa para o Brasil. Na época, Garrincha vivia grande fase no Botafogo e já chegou ao Chie como grande nome da seleção, justamente ao lado de Pelé.

A equipe santista de 1962 é considerada uma das melhores das história por vários especialistas. Naquele ano, o time liderado por Pelé conquistou tudo o que podia: a Copa Libertadores, o Mundial Interclubes, o Campeonato Brasileiro (que na época se chamava Taça Brasil) e o Campeonato Paulista.

Campeão de Tudo
Desde 14 de abril de 1912, o Santos acumula histórias e conquistas. O Alvinegro possui 22 Campeonatos Paulistas, 8 Campeonatos Brasileiros, 1 Copa do Brasil, 3 Libertadores, 2 Mundiais, 1 Copa Conmebol, 1 Recopa Sulamericana, 1 Recopa Mundial e 5 Torneios Rio-São Paulo.

Seus maiores rivais no futebol são o Palmeiras, com quem disputa o Clássico da Saudade; o Corinthians, com quem disputa o Clássico Alvinegro; e o São Paulo, com quem disputa o San-São. O Santos tornou-se no futebol um dos clubes mais bem-sucedidos do Brasil e reconhecidos mundialmente.

O Santos completa neste mês uma década sem ser campeão, com exceção do Campeonato Paulista. Assim, a última vez que a torcida do Peixe comemorou um título nacional ou internacional foi na Recopa Sul -Americana de 2012. Naquela ocasião, o Santos, que ainda tinha Neymar, derrotou a Universidad de Chile na final.

O segundo título do escocês Jim Clark (Lotus) na Fórmula 1 aconteceu de maneira espetacular, com o piloto da Lotus vencendo todas as provas em que chegou até o final, ou seja, seis das dez etapas.

Seleção Inglesa de Futebol

A Seleção Inglesa de Futebol é organizada pela Football Association, a instituição que administra o futebol na Inglaterra, e representa a nação nas competições internacionais de futebol da FIFA e da UEFA, como a Copa do Mundo e a Eurocopa.

Na final da Copa, disputada em 17 de junho de 1962, o Brasil superou a Tchecoslováquia de virada por 3 a 1, com gols de Amarildo, Zito e Vavá

Ao final de 90 minutos, o Brasil venceu a Tchecoslovaquia por 3–1 e se tornou bicampeão do mundo.

Para infelicidade da torcida brasileira, Pelé se despediu do Mundial no jogo seguinte. Em um confronto duro contra a Tchecoslováquia, o Rei sentiu uma lesão muscular na coxa esquerda e não disputou mais nenhuma partida da competição.

A primeira derrota brasileira em decisões do Mundial foi contra a França em 1998. A última vez que a Seleção disputou a final foi em 2002, quando venceu a Alemanha e conquistou o pentacampeonato. E MAIS: Arnaldo Ribeiro fala em interferência nos jogos e detona quadro da Globo: 'Um desserviço ao futebol'

A Fifa nunca disse que o teor do documento foi anulado, mas como vira e mexe algum jornalista pergunta para a Fifa se o Palmeiras é campeão mundial, e a resposta é que os campeões mundiais DA FIFA são aqueles a partir de 2000, a confusão é instalada — e as quase sempre sadias gozações entre os torcedores também.

Essa questão divide opiniões no mundo do futebol, mas, segundo o ex-jogador Cafu, a Fifa reconhece o clube paulista como campeão do torneio de clubes em 1951.

Por que o novo Mundial de Clubes nunca saiu do papel? Por causa da pandemia. A estreia do novo formato seria em junho de 2021.

Durante sua carreira na Amarelinha, sagrou-se campeão de três edições da Copa do Mundo FIFA: 1958, 1962 e 1970, sendo o único a fazê-lo como jogador. Contando os gols oficiais, Pelé é, ao lado de Neymar, o maior goleador da história da Seleção Brasileira, com 77 gols em 92 jogos.