Quem ganhou a competição de cosplay?

Perguntado por: lpinheiro . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Foram premiados nos três primeiros lugares gerais, respectivamente: Mayumi, com a personagem Ahri; Joelma, que trouxe o Alien para o palco do evento; e Jonathan, com Ekko. Já a premiação para Melhor Cosplay foi dividida em categorias.

Cosplay é uma atividade que consiste em fantasiar de forma correta, com acessórios e outros artigos, representando um determinado personagem. Esta atividade se originou nos Estados Unidos, em 1970, quando uma determinada convenção promoveu a entrada gratuita de pessoas fantasiadas de super-heróis.

O que é cosplay:
Cosplay é um termo em inglês, formado pela junção das palavras costume (fantasia) e roleplay (brincadeira ou interpretação). É considerado um hobby onde os participantes se fantasiam de personagens fictícios da cultura pop japonesa.

Ana Paula é quem produz o próprio figurino e a maquiagem. Uma das atrações de convenções de games, cinema e cultura pop são os cosplays. Atire a primeira pedra quem nunca deu uma leve surtadinha quando encontrou seu personagem favorito em "carne e osso" pela primeira vez.

O cosplay surgiu da prática de fantasias de fãs em convenções de ficção científica, começando com as "futurecostumes" de Morojo criadas para a 1ª Convenção Mundial de Ficção Científica (Worldcon) realizada em Nova York em 1939.

As cosplayers são conhecidas por usar trajes de personagens famosos da cultura pop americana (super-heróis, personagens de games, quadrinhos) ou oriental (animes e mangás).

A última e mais moderna forma de lucrar com o cosplay são serviços de apadrinhamento online como o Patreon, uma rede social que permite que o usuário produza conteúdo exclusivo para seus assinantes que pagam por faixas de preço disponibilizadas pelo cosplayer, músico, ilustrador, youtuber, entre outros.

Na última década, os concursos de cosplay tornaram-se sucesso no mundo todo, inclusive no Brasil, onde acontecem diversos eventos que reúnem cosplayers do país inteiro, além de estandes dos estúdios de cinema, palestras de artistas e autores de cinema, de televisão e de histórias em quadrinhos e vários concursos de ...

Um cosplay envolve algo também relacionado a um apego emocional, onde, além de optar Page 18 17 por um personagem de seu gosto pessoal, o indivíduo se preocupa com todos os detalhes da confecção da roupa e ainda, num terceiro momento, precisa encarnar o personagem para uma melhor representação.

É considerado um hobby onde os participantes se vestem de personagens fictícios da cultura pop japonesa, seja do universo dos games, quadrinhos, animações ou animes. “É algo singular e que foca em todos os detalhes de um personagem, diferente de uma fantasia”, explica Luana Cepeda, aluna do 7° ano A.

“Estamos buscando mais clientes, porque a procura pelos cosplayers começou a aumentar recentemente. Geralmente eles ganham entre R$ 150 e R$ 300”, disse.

Otaku é o termo usado para definir as pessoas que se interessam pela cultura pop japonesa, em especial os animes (desenhos animados) e mangás (histórias em quadrinhos), e que consomem produtos culturais japoneses.

the hobby of dressing as and pretending to be a character from a film, TV programme, comic book, etc.

Afinal de contas, qualquer um pode fazer cosplay! Não importa a idade, a etnia, o tipo físico, nada! Tudo o que se precisa para começar a fazer cosplay é literalmente começar. Não se comparar com os outros, uma vez que cada um tem seu próprio ritmo de desenvolvimento pessoal e focar na diversão é algo essencial.

Os primeiros cosplays no Brasil apareceram durante a segunda edição do MangáCon, organizado pela associação Abrademi, em 1997.

No Japão e em vários países ocorrem eventos de Cosplay, incluindo competições locais e internacionais onde fãs dedicados à este hobby se reúnem anualmente. No Japão, um dos eventos cosplay mais conhecidos é o World Cosplay Summit, que ocorre em Aichi.