Quem ganha a sela de prata na versão original de Pantanal?

Perguntado por: ubarreto . Última atualização: 30 de abril de 2023
3.9 / 5 4 votos

Na primeira versão, na fase jovem, o protagonista da trama, José Leôncio, era interpretado pelo ator Paulo Gorgulho. Agora, no remake, ficou com Renato Góes.

Na versão de Pantanal exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999), a competição realmente não aconteceu. Mas Jove e José Lucas abriram mão da sela de prata e a deixaram ficar com Tadeu , que conseguiu o que tanto sonhava.

Mesmo assim, o primogênito e o caçula não querem competir. Sem escolha, José Leôncio cede e a raia não acontece. Tadeu aceita ficar com a sela para si, colocando fim na disputa pelo artefato.

Em pleno aniversário de Jove (Jesuíta Barbosa), ele anunciou que o famoso item de Joventino, seu velho pai, ficará com apenas um deles: o vencedor de uma corrida de cavalos. Jove ficou decepcionado, pois recusou o presente assim que chegou à fazenda.

Não porque ganha a competição, mas porque Jove e José Lucas, reconhecendo o mérito do irmão, decidem abdicar da disputa. Legenda: Na versão original de 'Pantanal', Tadeu é quem ganha a sela de prata do Velho Joventino. Como se trata de um remake, não se sabe ainda se a trama deste ano vai seguir o roteiro original.

Após descobrir que não é filho biológico de José Leôncio (Marcos Palmeira), Tadeu (José Loreto) subirá ao altar com Zefa (Paula Barbosa) em... pelo público.

10 de dezembro de 1990

Os três filhos de José Leôncio sobem na chalana e acompanham o corpo. Em volta, os presentes estão em barcos e seguem a chalana. Já que nenhum dos filhos de José Leôncio morre, os três partilham da herança do pecuarista.

Então, Tadeu aceita ficar com a sela - mesmo não sendo um Leôncio de sangue. Quanto à administração das posses, o fazendeiro opta por dividir igualmente entre os três filhos. Na nova versão de Pantanal, Tadeu vence os irmãos na corrida e se mostra digno da sela de prata.

José Leôncio avisará aos três herdeiros que eles vão disputar a sela do avô durante uma raia. Porém, Tadeu deixará claro que entregou os pontos e não quer a sela de prata, escancarando que desistiu do objeto que ele passou a vida toda querendo ser dono.

José Leôncio (Marcos Palmeira) ficará chocado com a estratégia, mas reconhecerá a competência do filho adotivo na novela das nove da Globo. O rapaz, por fim, herdará o acessório do avô. Enquanto os irmãos vão sair a galope no primeiro sinal do início da corrida, o personagem de José Loreto ficará parado.

Filó (Dira Paes) deixou claro para José Leôncio (Marcos Palmeira) que ele é o pai biológico do rapaz no fim da primeira fase da novela das 21h.

Após ouvir uma conversa de Filó (Dira Paes), o peão descobre que não é mesmo filho de José Leôncio (Marcos Palmeira). Farto de todos os anos de rejeição, ele decide seguir sua vida longe dali nos últimos capítulos da novela da Globo.

No remake, o Velho do Rio morrerá e dará lugar a Zé Leôncio, que assumirá seu posto. No final, o recém-falecido aparece de mãos dadas com a filha de Juma e o filho de Irma. Filó acorda e encontra o marido já morto na poltrona.

Fora a questão amorosa, Zuleica viverá uma excelente fase. A paulistana assumirá a fazenda do Mato Grosso do Sul, com o apoio incondicional dos filhos e uma bela sociedade com José Leôncio.

Na primeira versão de Pantanal, José Leôncio (vivido por Cláudio Marzo) se casa - finalmente - com Filó (Jussara Freire), em uma festa daquelas. A cerimônia é tripla: Tadeu e Zefa, além de Zé Lucas e Irma, também oficializam o matrimônio.