Quem Gaia gerou sozinha?

Perguntado por: scaldeira . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.8 / 5 4 votos

Urano

Tal como Caos, gaia possuía uma natureza forte e sem intervenção masculina gerou sozinha Urano (o Céu), as Montanhas e Mar. Foi dito que ela gerou Urano com o desejo de se unir a alguém semelhante a si mesma em natureza.

Para os gregos, Gaia era uma divindade que teria surgido a partir de um redemoinho de névoa na escuridão do nada (CAOS) e aos poucos tornou-se mais visível e desenvolvida, formando montanhas, vales, rios e o céu que a envolve.

Esse titã comandava o Universo desde que havia se rebelado e lutado contra o próprio pai, chamado Urano. Após derrotar seu pai, Cronos recebeu a profecia de que um de seus filhos se levantaria contra ele. Por causa dessa profecia, Cronos decidiu devorar todos os seus filhos, Héstia, Hera, Deméter, Hades e Poseidon.

Na mitologia grega, Gaia é o nome da deusa da Terra, companheira de Urano (Céu) e mãe dos Titãs (gigantes). Gaia é a personificação do planeta Terra, representada como uma mulher gigantesca e poderosa.

Mãe Terra: a força máxima do feminino
De origem aymará, ela é a deidade suprema dos indígenas nativos, honrada como Mãe – das montanhas e dos homens, Senhora – dos frutos e rebanhos, Guardiã – contra pragas e geadas, Protetora – nas viagens e caçadas, Padroeira – da agricultura e tecelagem.

Urano

De acordo com a mitologia grega, Urano seria o deus do céu e esposo de Gaia, deusa da terra. Da sua união teriam nascido os seis Titãs, os três Ciclopes, as seis Titânides e os três Hecatonquiros.

Ao todo, eram doze os filhos e filhas de Gaia e Urano: os Titãs eram Oceano, Crio, Ceos, Hiperião, Jápeto e Cronos. As Titânides, Téia, Réia, Têmis, Mnemosina, Febe e Tétis.

O maior poder de Gaia é o controle sobre os elementos. Ela pode causar terremotos, erupções, maremotos, tufões, o crescimento acelerado de florestas, e controle sobre todos os animais. Gaia pode usar seus sentidos para rastrear qualquer ser vivo ou objeto no planeta onde sua essência está armazenada.

Na mitologia grega, Cronos é considerado o mais novo dos seis poderosos titãs que pertenciam a primeira geração de seres divinos, filho caçula de Urano (representação do céu) e de Gaia (personificação da terra).

Na mitologia grega, Gaia é a personificação divina da Terra. Ela é a segunda divindade primordial, nascendo após Caos e foi uma uma das primeiras habitantes do Olimpo. Sua potenciadade progenitora é tão intensa que, sem intervenção masculina, dá a luz Urano (seu filho e esposo), às Montanhas e ao Mar.

Gaia é a personificação do planeta Terra, representada como uma mulher gigantesca e poderosa. Em homenagem à deusa grega, a Teoria de Gaia (também conhecida como Hipótese de Gaia) foi criada pelo cientista britânico James E. Lovelock. Gaia é o nome da deusa grega primordial que gerou a si e o mundo.

O sistema Gaia mantém, de acordo com a teoria, uma série de variáveis ambientais constantes numa escala global (por exemplo, temperatura, composição química atmosférica, pH e salinidade dos oceanos etc.), ou seja, uma homeostase planetária que conservaria as condições do planeta Terra adequadas para a vida.

A cidade faz parte da região metropolitana portuense, na foz do rio Douro, a pouco mais de 300 km da capital, Lisboa.

Hera era uma das deusas mais importantes do panteão grego. Era considerada a deusa das mulheres, dos casamentos, da família e dos nascimentos. Era casada com Zeus, o deus mais poderoso de toda a mitologia grega.

Primeiramente, HADES nunca foi banido do Olimpo. Sua condição de senhor do mundo inferior foi uma imposição do “destino” (nem mesmo um deus poderia contrariar o destino). Ele aceitou o que as Moiras tinham determinado e foi cumprir seu papel no mundo subterrâneo.

Segundo a tradição clássica, Cronos simbolizava o tempo e por isso Zeus, ao derrotá-lo, conferira a imortalidade aos deuses.

Continuar lendo Quem criou Gaia?