Quem fundou Roraima?

Perguntado por: lcavalcante9 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Em 9 de julho de 1890 o governador amazonense Augusto Ximeno de Ville Roy criou o município de Boa Vista do Rio Branco (hoje simplesmente "Boa Vista"), acreditando que assim incentivaria o crescimento da região do vale do rio Branco.

O nome do Estado de Roraima origina-se das palavras roro, rora, que significa verde, e ímã, que quer dizer serra, monte, no idioma indígena ianomâmi, formando serra verde, que reflete o tipo de paisagem natural encontrada na região.

A ocupação deste território deu-se a partir de aldeamentos indígenas entre 1775 e 1777, neste período foram estabelecidas cinco comunidades nos Rios Uraricoera, Branco e Tacutu, entretanto, nos anos de 1780 e 1781 os mesmos foram abandonados pelos índios, que não aceitavam as condições impostas pelos portugueses.

Por meio da Lei n.º 4.182, de 13 de dezembro de 1962, o Território do Rio Branco passou a denominar-se Território de Roraima.

O amarelo (na estrela), representa a farta riqueza mineral; O branco, a paz; e o azul, o céu e os puros ares de Roraima; A fina faixa vermelha simboliza a linha do equador; A estrela amarelo, WEZEN - DELTA do Cão Maior , que na bandeira nacional representa o estado de Roraima.

O primeiro fator importante acerca do clima da região Norte refere-se às baixas latitudes. A proximidade com a linha do Equador faz com que essa área receba grande quantidade de radiação solar, tornando-se bastante quente (as médias anuais são acima dos 25 ºC).

A cultura de Roraima apresenta fortes influências indígenas. Entretanto, é marcada também pela influência dos colonizadores, e também pelos mestiços que habitam e habitaram a região. O artesanato é um dos marcos centrais da cultura, num misto de Nordeste com povos nativos.

Diferentes de muitos destinos do Brasil, a capital de Roraima não é banhada pelo mar, mas possui praias formadas por rios de água doce, que cortam toda a cidade, como o Tacutu e Uraricoera.

São Luiz é a cidade menos populosa de Roraima, com 8.110 habitantes (IBGE, 2020).

Leis que reduzem desigualdades sociais marcam 33 anos do Estado. O Estado de Roraima completa neste dia 5 de outubro, 33 anos de criação.

Embora habitada basicamente por índios, não foi tranqüila a estadia dos primeiros europeus que lá se instalaram, isso porque a Espanha promovia invasões a essa parte do território colonial de Portugal através da Venezuela, e os neerlandeses através da Guiana.

A base produtiva do estado está na agricultura (arroz, feijão, milho, mandioca e banana), pecuária (bovino, suínos e aves) e o extrativismo animal, vegetal e mineral (diamantes, casseterita, molibdênio, bauxita, cobre, areia, argila, granito e ouro).

Roraima cresceu em 40,6% o número de habitantes em pouco mais de uma década e, agora, soma 634.805 pessoas. É o que mostra a prévia do Censo 2022 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (28).

A infraestrutura de Roraima apresenta muitos problemas estruturais, em razão do baixo investimento público e do desinteresse do capital privado na realização de obras no estado.

O povoamento de Boa Vista foi um dos pioneiros no extremo norte brasileiro. A cidade foi o primeiro povoado urbano fundado em Roraima, em meados de século XIX, a partir da construção de casas e comércios nas margens do rio Branco. Logo se tornou oficialmente um município.