Quem fundou Istambul?

Perguntado por: lbarros . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

660 a. C.

É a maior cidade da Turquia e a única do Mundo que se situa entre dois continentes: a Europa e a Ásia. Istambul foi fundada pelos Gregos aproximadamente no ano 660 a. C. Primeiro foi designada Bizâncio e mais tarde Constantinopla.

Durante o cerco, o último imperador bizantino, Constantino XI, morreu enquanto defendia sua cidade. Quase imediatamente, Constantinopla foi declarada a capital do Império Otomano e seu nome foi mudado para Istambul. Ao assumir o controle da cidade, o sultão Maomé procurou rejuvenescer Istambul.

A partir de 1 200 a.C., as costas da Anatólia foram intensamente colonizadas por gregos eólios e jónicos, que fundaram inúmeras cidades importantes, como Mileto, Éfeso, Esmirna e Bizâncio.

Antes do nascimento da atual Turquia, a região fazia parte do Império Otomano desde o século 15, quando a cidade de Constantinopla - hoje Istambul - foi tomada pelos otomanos. Até então, ela era a capital do Império Romano do Oriente, tendo sido fundada pelos romanos com o nome de Bizâncio.

Turco

O idioma oficial da República da Turquia é o Turco. O turco é uma língua aglutinante e forma, junto com as línguas da Mongólia, Manchúria, Tungusic, Coreia e Japão, a família da língua Altaica.

O sultão Mehmed rebatizou o antigo centro dos cristãos ortodoxos: o que inicialmente era Bizâncio, depois Constantinopla, passou a se chamar Istambul.

A cidade localiza-se no Noroeste da Turquia e é a capital da província de Istambul. Está situada nos dois lados do estreito de Bósforo, que separa a Europa da Ásia. O mar Negro limita a cidade a norte e o mar de Mármara banha-a a sul e a sudoeste.

Foi fundada pelos Trácios e desenvolveu-se até ser Constantinopla. Pelo caminho, foi ainda Bizâncio, ou simplesmente A Cidade (he Polis/i Poli, em grego antigo e grego moderno) e acabou chamada como lhe chamam os locais e nativos, Istambul, tendo este nome sido tornado único oficial já no decorrer do século XX.

Vida Religiosa. Quase 98% da população da Turquia é muçulmana, enquanto que o restante é composto pela religião judaica e as várias comunidades cristãs. Todo cidadão tem o direito a liberdade de religião e o direito de praticar sua fé no país, como indicado na Constituição.

Legalizou o Cristianismo e as demais religiões através do Édito de Milão. Unificou a igreja cristã, de modo a acabar com as divergências doutrinais.

Alexandre Magno

No século IV a.C., o território foi dominado por Alexandre Magno. Nos séculos II e I a.C., chegaram os romanos. Depois da divisão do Império Romano no século IV d.C, a Ásia Menor passou a fazer parte do Império Bizantino, cuja capital era Constantinopla ou Bizâncio.

Acredita-se geralmente que o primeiro povo turco era nativo da região que se estendia da Ásia Central à Sibéria. Alguns estudiosos afirmam que os hunos eram uma das primeiras tribos turcas, enquanto outros defendem a origem mongólica dos hunos.

Antakya

Antakya era conhecida antigamente como Antióquia. É citada na Bíblia e tem muito para contar.

A Turquia como país com a configuração atual só surgiu na década de 1920, quando o Império Otomano foi abolido e substituído pela República da Turquia, mas esta pode considerar-se uma legítima sucessora de uma série de impérios que tiveram o seu centro de poder no que é a Turquia contemporânea.

O que se sabe é que, sob o comando de um líder chamado Osman I, ou Othman, esses turcos ficaram conhecidos como otomanos. Foram eles que mais tarde derrotariam os bizantinos em Constantinopla, em 1453, e, sob a liderança de Maomé II, conquistariam territórios na Europa (nas atuais Grécia, Hungria, Bulgária e Sérvia).

A história dos turcos, ou da civilização turca, teve sua origem na Ásia, mas se estabeleceu na região do Oriente Médio por meio de ondas migratórias que os conduziram para essas regiões.