Quem fundou a cidade do Pará?

Perguntado por: rcordoba . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Coube a Francisco Caldeira Castelo Branco, antigo Capitão-Mor do Rio Grande do Norte, um dos heróis da expulsão dos franceses do Maranhão, a honra de comandar uma expedição de 200 homens com o objetivo de afastar do litoral norte os corsários estrangeiros e iniciar a colonização do 'Império das Amazonas'.

A cidade de Belém (PA) surgiu com a ocupação da foz do rio Pará e da construção do Forte do Presépio e da primeira capela, em 1616, por Francisco Caldeira Castelo Branco e seus comandados. O objetivo era criar um sistema estratégico de expansão do império ibérico nas Américas.

No ano de 1616 é criada a Capitania do Grão-Pará, pertencente ao Estado Colonial Português do Maranhão. Em 1751, com a expansão para o oeste, cria-se o Estado Colonial Português do Grão-Pará, que além da Capitania do Grão Pará abrigará também a Capitania de São José do Rio Negro (hoje o estado do Amazonas).

A origem do nome Pará vem do termo Pa'ra, que significa rio-mar na língua indígena tupi-guarani. Era como os índios denominavam o braço direito do rio Amazonas, engrossado com as águas do rio Tocantins, que o torna tão vasto ao ponto de não se poder ver a outra margem, mais parecendo um mar do que um rio.

A origem do nome Pará vem do termo “pa'ra”, o mesmo que “rio-mar” na língua tupi-guarani. Era assim que os índios denominavam um dos braços – o direito - do rio Amazonas.

Em trabalho publicado no ano de 2015, o pesquisador da USP sustenta que Santarém é a cidade mais antiga do Brasil, com pelo menos mil anos.

Alguns autores acreditam que Vigia seja a mais antiga de todas as cidades da Amazônia, tendo sido fundada por Francisco Caldeira Castelo Branco durante sua expedição de conquista do Grão-Pará, em 06 de janeiro de 1616, seis dias antes da fundação de Belém.

Brasil Novo, na Região Xingu, é o mais recente município habilitado no CAR do Pará

História do Estado do Pará
De acordo com registros arqueológicos, humanos já habitavam a região da Ilha de Marajó e Santarém desde o ano 3000 a. C. Anos depois, a região onde fica o estado foi povoada por índios Amanaiés, Anambés, Assurinis, Caiabis e tantas outras tribos, que com o passar do tempo foram dizimadas.

A fundação da cidade de Belém do Pará
Acredita-se que o nome de Belém tenha sido dado pelo capitão porque a expedição saiu de São Luís na época do natal. Após navegar por cerca de 20 dias, o grupo encontrou um lugar onde poderia ser construído um forte para proteger a região de possíveis invasores.

O povoado que se formou ao redor do forte, conhecido por todos nós hoje como Forte do Castelo, chamou-se, inicialmente, Feliz Lusitânia. Com o tempo foi recebendo outros nomes como Santa Maria do Grão Pará, Santa Maria de Belém do Grão Pará e finalmente Belém do Pará, a primeira capital da Amazônia.

Censo do IBGE: confira população atualizada dos 144 municípios do Pará

Ananindeua é o segundo município mais populoso do estado.

Cultura do estado do Pará
Ótimos exemplos são os ritmos carimbó, siriá, guitarrada, retumbão, calypso, tecnobrega e muitos outros. Outro ponto muito importante da cultura local é a gastronomia típica, que carrega muito da culinária indígena, englobando ingredientes encontrados na região paraense.

Antes da colonização do Brasil, a região onde atualmente está situado o estado do Pará, era povoada pelos índios Amanaiés, Anambés, Assurinis-do-tocantins, Assurinis-do-xingu, Caiabis, Parakanã, Suruís; Zoés (Tronco Lingüístico: Tupi-Guarani); Aparai, Arara, Katxuyana, Uaianas (Tronco Lingüístico: Karíb); Paracatejê- ...

Primeiramente a região foi denominada com a terminologia "Conquista do Pará", também conhecida como "Império das Amazonas".

Início » Qual o estado mais antigo do Brasil? Pernambuco é o estado mais antigo do Brasil. Localizado na região Nordeste, o estado, que faz divisa com Paraíba e Ceará, é uma das regiões mais antigas da Colônia Portuguesa e uma das capitanias mais ricas no período Brasil Colônia.

As principais atividades da economia do Pará são a indústria extrativa, a prestação de serviços via administração pública e o comércio. Na indústria extrativa destacam-se os itens minério de ferro, alumínio (bauxita), madeira, carvão vegetal e lenha, açaí, castanha-do-pará e palmito.

Bayt Lahm em árabe ou Beit Lehem em hebraico são uma e a mesma coisa: a Casa do Pão. É o nome da cidade onde nasceu Jesus, como acreditam os cristãos, a Belém de David, nascido pastor e coroado rei e a terra da Palestina que hoje vive estrangulada por um muro de segurança imposto por Israel.

Até as primeiras duas décadas do século XX, Belém vivia sob os auspícios da economia gomífera. Contudo, a perda da hegemonia na produção da hévea para os seringais do Oriente imputou à região amazônica um intenso rearranjo econômico e social.