Quem fuma tem depressão?

Perguntado por: tmoreira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

A relação entre tabagismo e alguns transtornos psiquiátricos é cada dia mais evidente nas sociedades ocidentais. Segundo alguns estudos, a probabilidade de se sofrer de uma depressão aumenta segundo o número de cigarros que são consumidos por dia.

Se está ansiosa, usa para diminuir a ansiedade. Mas é importante ressaltar também que o cigarro aumenta a vulnerabilidade aos transtornos mentais. O tabagismo precoce aumenta as chances de a pessoa ter esquizofrenia, depressão.

No cérebro, os efeitos mais graves são derrame cerebral e surgimento de tumores. É surpreendente, mas o uso da nicotina (fumar cigarros, mascar tabaco, etc.) causa ainda mais enfermidades e mortes que todas as outras drogas de dependência combinadas.

Tabagistas deprimidos tendem a fumar para aliviar seus sintomas e assim, reforçam o desejo de fumar (GLASSMAN, et al., 1990). Sendo assim, há uma relação entre os fumantes terem mais depressão do que os não fumantes, e os depressivos serem mais fumantes do que os não depressivos.

Os fumantes tendem a ser mais extrovertidos, tensos, impulsivos, depressivos, ansiosos e com mais traços de neuroticismo, psicoticismo, busca de sensações estimulantes/excitantes (busca de sensação), e tendências a comportamentos anti-sociais/não convencionais, em relação aos ex-fumantes e não-fumantes.

Pesquisas confirmaram a experiência de minha paciente com os efeitos psiquiátricos positivos da nicotina: foi comprovado que ela melhora a cognição, memória, atenção e humor, além de reduzir a ansiedade.

Sobre estresse, ansiedade, depressão e tabagismo
E para quem já faz algum tipo de tratamento para esses transtornos e ainda continua fumando, esse hábito pode prejudicar a resposta dos remédios que estiverem sendo utilizados.

Isso não é verdade e está cientificamente provado. A suposta calma provocada pelas baforadas sempre foi uma das principais desculpas dos fumantes para manter o vício ou até mesmo para voltar a fumar. Muitos alegam que o cigarro pode aliviar o estresse.

A nicotina estimula o SNC. Doses apropriadas causam tremores; entretanto, doses elevadas podem levar a convulsões. A forte estimulação do SNC é seguida de depressão respiratória e, em alguns casos, da morte. A nicotina induz ao vômito por ação central e periférica.

Segundo a especialista do INCA, a intensidade dos sintomas de ficar sem o cigarro variam de pessoa para pessoa, considerando também o nível de dependência. Contudo, todas as reações são passageiras e tendem a desaparecer em uma ou duas semanas – no máximo um mês.

Fumar pode aumentar a sensibilidade ao estresse, conforme um estudo feito em ratos pelo Centro Nacional para a Pesquisa Científica da França(CNRS) e publicado nesta terça-feira (25) na revista "Molecular Psychiatry".

Chiado, tosse, respiração ofegante, falta de ar.

Geralmente, é escolhido o exame de cotinina para avaliar a exposição passiva ou o tabagismo, porque ela é estável e só é produzida quando a nicotina é metabolizada. A cotinina apresenta meia-vida no organismo de 7 a 40 horas, enquanto a meia-vida da nicotina é de 1 a 4 horas.

Fumar um ou dois cigarros faz mal? Faz menos mal do que fumar meio, um ou dois maços por anos, mas, mesmo assim, também é prejudicial. As substâncias presentes no cigarro podem atacar o organismo e diversas condições de saúde são causadas pelo tabagismo. Portanto, conseguir ficar sem o cigarro é o melhor dos mundos.

Retarda o processo. A nicotina também retarda o processo de cicatrização, uma vez que o fumo é um sério empecilho para uma boa irrigação sanguínea e o transporte de nutrientes para facilitar a recuperação.

A exceção é para Exu, que pode fumar o charuto em ambientes fechados, explica o pai de santo Buby, porque o contato com essa entidade é fechado ao público e exclusivo para os iniciados na religião umbandista.

Os resultados mostraram que os ex-fumantes, quando comparados com os não fumantes e fumantes, revelaram representações cognitivas face ao tabaco mais ameaçadoras, mais ansiedade, mais coping familiar, mais suporte positivo e negativo do parceiro e mais qualidade de vida mental.

O cigarro prejudica ainda o mecanismo de contração e relaxamento dos vasos, o que resulta em uma maior dificuldade para o sangue circular; acelera o ritmo do coração; e causa o espessamento do sangue, dificultando o transporte de oxigênio para o corpo. Importante: não existem níveis seguros para o consumo de cigarro.

Ainda que seja muito raro, é realmente possível que alguns fumantes tenham os pulmões limpos caso o usuário pare de fumar. Porém, a ciência nunca soube explicar por qual razão isso acontece.

Cigarro de palha
A diferença desse tipo para o cigarro industrializado é que o fumo é envolto em palha em vez do papel e não possui qualquer tipo de filtro, sendo a forma mais nociva de inalação da fumaça."

De uma a duas semanas depois de parar com o cigarro, o pulmão irritado já consegue diminuir o número de células produtoras de muco, desbloqueando a passagem de ar e regulando a quantidade de saliva produzida, por exemplo.