Quem fuma pode beijar bebê?

Perguntado por: ochaves . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Evite fumar por, no mínimo, quatro horas antes do encontro e, se estiver doente, a dica é postergar a visita. O cuidado deve ser maior se o bebê tiver algum tipo de imunodeficiência, como portadores de doenças crônicas ou prematuros.

Riscos do beijo em crianças
Bactérias, vírus e várias doenças podem ser facilmente transmitidas ao bebê através do beijo, pois as partículas da saliva são transferidas durante o ato para a pele dos pequenos, que nesta faixa etária costumam levar com muita frequência pés e mãos na boca, facilitando a contaminação.

Para os beijoqueiros de plantão, uma má notícia: beijar na boca ultrapassou o ato de fumar e beber álcool como principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de cabeça e pescoço.

Após 12 anos longe dos vícios, o garoto está vivendo em uma rotina saudável, indo à escola e brincando como uma criança normal. Em 2019, Aldi chegou a fazer uma visita no Brasil para participar do programa Domingo Show, transmitido pela TV Record, apresentado por Geraldo Luís.

Quando uma pessoa fica 48 horas sem fumar a nicotina já não está mais presente em seu organismo, mas os efeitos do tabagismo ainda ficam presentes por muito tempo. Parar de fumar não é fácil.

De acordo com dados apresentados no Women's Health Initiative (WHI), projeto que mapeia a saúde feminina nos Estados Unidos, as mulheres expostas à fumaça do tabaco têm ainda risco aumentado de complicações na gravidez, incluindo aborto espontâneo, morte fetal e gravidez ectópica (fora da cavidade uterina).

Consequências do tabagismo sobre o sono
Dificuldade em adormecer e manter o sono; Despertares noturnos; Aumento da ocorrência de roncos (veja abaixo);

Isso porque a sobrevida do cigarro no leite materno é de cerca de 20 horas. Ou seja, quanto maior o tempo entre o último cigarro e a amamentação, menor o prejuízo para o bebê.

A primeira e mais comum consequência dos beijinhos no rosto do bebê é bem conhecida como “brotoeja do beijo”. Ela é uma dermatite, ou seja, um tipo de alergia de pele do bebê, que pode ser reconhecida por bolinhas que ficam geralmente nas bochechas, mas também podem aparecer no resto do rosto e no pescoço.

Sendo assim, é preciso evitar o contato da pele do bebê com a saliva e batom (através dos beijinhos), alguns tipos de tecidos (dê preferência aos 100% algodão), de perfumes, óleos, hidratantes, produtos de limpeza com fragrâncias mais fortes e até mesmo os acessórios – brincos e colares – eles podem ferir a pele do ...

“Do nascimento até os dois anos de idade é preciso ter muita higiene no contato com o bebê. O ideal é evitar beijar no rosto ou beijar bem delicadamente.

O beijo fica ruim. Se a menina é fumante, perde pontos comigo”, afirma Anderson Peres, 21 anos, que conta ter pegado pouquíssimas garotas fumantes em razão deste desconforto. Ele explica que “o cigarro não sai da boca. Pode chupar bala, mascar chiclete, escovar os dentes…

Comemore as pequenas vitórias. Para um fumante, passar um dia sem cigarro já é uma conquista e tanto. Reconheça esse esforço e use para provar que o seu namorado é capaz de largar o cigarro de vez. Essas pequenas vitórias são excelentes para a autoestima da pessoa.

1. Boca seca. A primeira coisa corriqueira que um fumante pode começar a reparar é a sensação constante de boca seca, também conhecida como xerostomia. Esse efeito existe porque o cigarro interfere na secreção salivar, diminuindo a produção normal de saliva.

Continuar lendo Pode beijar quem fuma?