Quem fuma é mais inteligente?

Perguntado por: oandrade . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Pesquisa publicada na Grã-Bretanha sugere que fumantes têm QI mais baixo do que não-fumantes. Os pesquisadores constataram que os QIs mais baixos eram daqueles que fumavam mais cigarros por dia. Além dos danos à saúde já conhecidos, fumar afeta também o desempenho intelectual.

— Pele e cabelo reagem depressa e começam a apresentar melhor nutrição. Se a pessoa não voltar a fumar e iniciar tratamentos para recuperar a elasticidade e firmeza da pele, as rugas profundas diminuirão gradativamente — explica a dermatologista especializada em medicina estética Geana Lima.

O cigarro não traz felicidade. Mesmo que fumantes do mundo inteiro afirmem que o cigarro relaxa, acalma e até faz pensar melhor, cientistas estão cada vez com mais provas que derrubam o mito do cigarro antiestresse.

Estudos revelam que os fumantes tendem a ser mais extrovertidos, ansiosos, tensos, impulsivos e com mais traços de neuroticismo e psicoticismo, em comparação a ex-fumantes e não fumantes. A literatura revela, ainda, forte associação entre tabagismo e transtornos mentais, como esquizofrenia e depressão, entre outros.

Isso não é verdade e está cientificamente provado. A suposta calma provocada pelas baforadas sempre foi uma das principais desculpas dos fumantes para manter o vício ou até mesmo para voltar a fumar. Muitos alegam que o cigarro pode aliviar o estresse.

Ainda que seja muito raro, é realmente possível que alguns fumantes tenham os pulmões limpos caso o usuário pare de fumar. Porém, a ciência nunca soube explicar por qual razão isso acontece.

Fumar um ou dois cigarros faz mal? Faz menos mal do que fumar meio, um ou dois maços por anos, mas, mesmo assim, também é prejudicial. As substâncias presentes no cigarro podem atacar o organismo e diversas condições de saúde são causadas pelo tabagismo.

Fumar também inibe a produção de gordura e promove a mobilização das reservas adiposas. E para finalizar, ainda acelera o metabolismo: consumir um maço de cigarro por dia queima 250 calorias.

Além do surgimento das rugas, o tabaco também é responsável pelo ressecamento da pele e o surgimento de manchas amarelas. Assim como acontece com o sorriso, o alcatrão presente no cigarro pode provocar essa mudança de tonalidade, deixando a pele e as unhas de quem fuma com um aspecto amarelado.

O rosto do fumante pode ficar com vincos, linhas nos cantos do olho e ao redor dos lábios, ossos ressaltados, lábios arroxeados e bochechas aprofundadas, além de ficar sem brilho e rubor. No entanto, apesar de o rosto ser a região mais prejudicada, o fumo pode também afetar a pele de todo o corpo.

De uma a duas semanas depois de parar com o cigarro, o pulmão irritado já consegue diminuir o número de células produtoras de muco, desbloqueando a passagem de ar e regulando a quantidade de saliva produzida, por exemplo.

Pessoas com sintomas depressivos fumam no intuito de aliviar sintomas de tristeza ou humor negativo; – Tabagismo e Depressão não seriam relacionadas diretamente entre si, mas variáveis comuns (por ex. fatores genéticos e psicossociais) contribuem para a expressão de ambos.

Em comparação com os que nunca fumaram, os fumantes atuais apresentavam corações mais espessos (grossos), mais fracos e mais pesados. O aumento de anos-maço foi associado ao menor bombeamento de sangue. “Nosso estudo indica que fumar não só danifica os vasos sanguíneos, mas também prejudica diretamente o coração.

A nicotina é uma substância que é rapidamente eliminada pelo corpo, o que torna frequentes as crises de ansiedade, que se repetem ao longo do dia. Para evitá-las, o fumante mantém o maço de cigarro sempre por perto, porque sabe que os sintomas são crescentes e podem se tornar insuportáveis.