Quem fornece o código Tuss?

Perguntado por: icardoso . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.9 / 5 18 votos

Portanto, o TISS organiza os dados enquanto a TUSS padroniza termos, códigos e nomenclaturas.

A Terminologia Unificada da Saúde Suplementar (TUSS) é um documento que padroniza a nomenclatura dos procedimentos realizados por prestadores de serviços médicos. Sua utilização é obrigatória desde outubro de 2010, funcionando de forma complementar ao padrão TISS (Troca de Informações na Saúde Suplementar).

O que é TISS e TUSS? O padrão TISS (Troca de Informações na Saúde Suplementar), de acordo com a ANS, é um “padrão obrigatório para as trocas eletrônicas de dados de atenção à saúde dos beneficiários de planos.”. O padrão TUSS é a padronização de termos e códigos médicos.

A TUSS padroniza os código e nomenclatura dos procedimentos médicos, tendo como base a última edição da CBHPM (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos), sendo obrigatória para a troca de informações entre prestadores e operadoras de serviços de saúde.

A tabela TUSS é um recurso que determina códigos e nomenclaturas universais para que prestadores de serviços de saúde, como hospitais, clínicas, centros médicos e consultórios, bem como operadoras de saúde possam trocar informações e dados de forma padronizada.

A Terminologia Unificada da Saúde Suplementar (TUSS) padroniza os códigos e as nomenclaturas no padrão CBHPM, não fazendo qualquer referência a valores e tem por objetivo estabelecer um padrão nacional de comunicação entre os prestadores, as operadoras e a própria ANS.

13106951- Plantão do fisioterapeuta em Unidades de Terapia Intensiva, Semi-intensiva ou de Pronto-atendimento de Urgências e Emergências, por paciente a cada 12h.

10101012 - Consulta em consultório (no horário normal ou preestabelecido)

Qual a diferença entre TUSS e CBHPM? TUSS possui apenas a nomenclatura e descrição dos procedimentos médicos, sem valores. CBHPM (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos) organiza, classifica e valoriza esses procedimentos através de portes e subportes.

A tabela TUSS padroniza os códigos e as nomenclaturas dos procedimentos médicos, em total sintonia com as informações trafegadas na Saúde Suplementar, determinadas pela TISS.

É um documento que padroniza a nomenclatura dos procedimentos realizados por prestadores de serviços médicos. Dentro desse documento são listadas as tabelas e os códigos de procedimentos/eventos/tratamento.

O primeiro passo é acessar o menu de Serviços > TISS, acessando a tela inicial das guias de consulta. Em seguida, você deve ir em "+Guia Consulta", para gerar uma nova guia.

Para gerar o relatório de Guia TISS:

  1. Acesse o menu Relatório > Faturamento.
  2. Guia TISS.
  3. Preencher os seguintes campos obrigatórios: Executante, Unidade, Operadora de Plano de Saúde e Tipo de Guia.

CBHPM é a sigla para Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos, e é uma tabela de referência para o cálculo das despesas médicas. Lançada em 2003, seu principal objetivo é garantir a remuneração e a valorização dos profissionais de saúde.

Criação da tabela da AMB (Associação Médica Brasileira)
Esta tabela trouxe uma grande expectativa para os prestadores de serviço e para as entidades médicas para facilitar a operação e negociação de um modo geral.

A tabela do SUS descreve, e prevê valores de remuneração, para cerca de 4,6 mil procedimentos médicos, desde atendimentos ambulatoriais até cirurgias mais complexas, como transplantes.

Caso você não tenha o código do cartão do beneficiário, para localizá-lo utilize a lupa e localize-o mencionando outros dados, como por exemplo, CPF, nome, matrícula.

Jurídico » Procedimentos

CÓDIGO RNPFDESCRIÇÃOREFERENCIAL
13106965Pilates – Grupo80 CHF
13106966Pilates – Individual150 CHF

50000470 - Sessão de psicoterapia individual por psicólogo.