Quem fornece gás à Alemanha?

Perguntado por: lparis . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

A Alemanha fechou um contrato de compra de gás natural com os Emirados Árabes Unidos. Trata-se de um novo movimento do primeiro-ministro alemão, Olaf Scholz, para compensar o fim do fornecimento de gás da Rússia, que antes da guerra da Ucrânia era responsável por vender quase um terço de todo o gás usado no país.

Até recentemente, a Rússia era o principal fornecedor de petróleo do bloco, respondendo por até 31% das importações totais até o final de janeiro de 2022, segundo a Eurostat. Os EUA, por sua vez, ficaram em um distante segundo lugar, com no máximo 13% de participação.

Custo volumoso. Mas o custo mais impressionante da estratégia de Berlim para cortar sua dependência do gás russo é monetário. Os seis terminais de GNL obrigaram o governo alemão a gastar cerca de US$ 6,3 bilhões.

Alemanha preços do gás natural

Alemanha preços do gás naturalCasa, kWhO negócio, kWh
Euro0.2170.181
U.S. Dollar0.2400.200

As nações da Europa que mais fazem importação do gás produzido pela estatal russa Gazprom são: Alemanha, Itália, Áustria e França. Completam esta lista os países que consomem uma quantidade menor de gás, como Finlândia, Holanda, Dinamarca, Grécia e Bélgica.

A importância do gás natural para a economia europeia
O gás é usado para fornecer energia e aquecer casas no inverno, além de manter a indústria funcionando. Um dos motores de crescimento da Europa são as fábricas, que correm o risco de parar por conta da crise energética.

Os preços de referência do gás no atacado caíram quase 5% nesta sexta-feira, atingindo 49 euros (US$ 52) por megawatt-hora, seu nível mais baixo desde setembro de 2021 e uma fração do recorde histórico de 320 euros atingido em agosto do ano passado, segundo dados da Independent Commodity Serviço de inteligência.

A América recebe a maioria de suas importações brutas do Canadá, México e Arábia Saudita. Países menores da América Latina e África Ocidental também normalmente enviam mais petróleo para os EUA do que a Rússia.

Os países da Europa Ocidental esperam que ao aumentar o comércio de gás com a Rússia haja uma redução nas tensões e aprofundem os interesses econômicos comuns com Moscou.

Em 2021, a UE importou 83 % do gás natural que consumiu. Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, as importações de gás da Rússia para a UE diminuíram significativamente. Essa diminuição foi compensada principalmente por um aumento acentuado das importações de gás natural liquefeito (GNL), em especial dos EUA.

O Brasil terá de aumentar importação de Gás Natural Liquefeito de Petróleo ( GNL) para fazer frente à redução da produção pela Petrobras. A medida terá impacto na tarifa de energia, já que o gás em estado líquido é usado em termelétricas.

FALTAM GASODUTOS
“O motivo principal [para a alta reinjeção no país] é realmente o gargalo de infraestrutura, a falta de rotas de escoamento, de unidades de processamento de gás natural, além dos gasodutos de transporte.

De onde vem o gás natural importado
No período, os preços subiram 260% e os Estados Unidos, Bolívia, Qatar, Trinidad e Tobago, Nigéria e Reino Unido foram os países que mais venderam GNL para o Brasil.

O gás serve para aquecer as casas e manter parte importante da indústria funcionando. Até então muito dependente do gás russo, a maior economia da Europa passou a encher seus reservatórios assim que a Rússia cortou as entregas do produto, após a invasão da Ucrânia.

Alemanha preços da electricidade

Alemanha preços da electricidadeCasa, kWhO negócio, kWh
Euro0.5630.834
U.S. Dollar0.6220.922

Paraguay, dezembro 2022: Famílias: O preço é 0.000 USD por kWh. O preço médio no mundo é 0.121 USD por kWh.

O gasoduto Power of Siberia 1 é operado pela empresa estatal russa Gazprom e leva gás natural da Rússia até a China.