Quem forma a veia cava?

Perguntado por: tlacerda . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Embriologicamente, a veia cava superior é formada pelas veias braquiocefálicas direita e esquerda (também conhecidas como veias inominadas), que também recebem sangue dos membros superiores, de algumas partes da cabeça e do pescoço.

Inicia-se com a junção das veias ilíacas comuns e segue, de forma ascendente, à direita da aorta, para desembocar no átrio direito.

Veia cava inferior:carregando o sangue da parte inferior do corpo (exemplo as pernas) Veia cava superior:está acima do coração, e se forma de uma convergência das veias braquiocefálicas esquerda e direita, que contêm sangue vindo da parte superior do corpo (exemplo cabeça e braços).

Cada uma das veias (esquerda e direita) que nascem da união das veias subclávia e jugular interna e formam a veia cava superior, após terem recolhido sangue proveniente da cabeça, pescoço, membros superiores, tronco e ráquis.

O seu nome tem origem no latim, e está relacionado com sua semelhança com um grande cano em cadáveres: “cava” em latim significa “oca”. A veia cava superior é muito importante para o funcionamento do sistema cardiovascular, pois contribui em grande parte para a entrada de sangue no átrio direito.

Veias cava
A veia cava é considerada a principal veia do corpo, pois ela é responsável por levar o sangue da cabeça, dos membros superior, inferiores e abdômen de volta para o coração. Por isso, ela é dividida em veia cava superior e veia cava inferior.

A veia cava superior recebe sangue venoso dos membros superiores, da cabeça e do pescoço (pelas veias jugulares interna e externa) e do tórax (pela veia ázigo). No membro superior direito, as veias basílica, intermédia do cotovelo e cefálica unem-se à veia braquial e formam a veia subclávia.

(A) a veia cava superior transporta sangue pobre em oxigênio, coletado da cabeça, dos braços e da parte superior do tronco, e chega ao átrio esquerdo do coração.

O átrio direito é uma câmera que recebe sangue de diversas partes do corpo, exceto os pulmões. Nele desembocam três veias: veia cava superior, veia cava inferior e seio coronário.

A veia cava superior é a segunda maior veia do organismo e tem função de transportar sangue venoso a partir da metade superior do corpo para o átrio direito, que é uma das quatro câmaras do coração.

Na anatomia humana, a veia cava inferior é a principal veia que transporta o sangue venoso do abdómen e dos membros inferiores para o coração. Forma-se a nível da quinta vértebra lombar através da junção das veias ilíacas comuns, e termina no átrio direito .

É composto pelo coração e vasos sanguíneos (veias, artérias e capilares). As artérias são os vasos que saem do coração em direção aos órgãos e as veias são os vasos que chegam ao coração. Para entender mais a respeito do sangue venoso e arterial, é preciso entender o funcionamento do coração e do sistema circulatório.

A veia jugular anterior em anatomia, é uma veia do pescoço que surge próximo ao osso hioide a partir da confluência das veias submandibulares superficiais, em temanho é normalmente inversa à veia jugular externa.

Como o nome sugere, o forame serve de passagem para a veia cava inferior em seu trajeto em direção ao coração. Além dela, passam pela abertura ramos terminais do nervo frênico direito e alguns vasos linfáticos.

Veia subclávia: é a continuação da veia axilar, estendendo à borda externa das costelas até a borda medial do escaleno anterior, onde se une à jugular para formar a veia braquicefálica.

Do tronco braquiocefálico, emergem as artérias carótidas comuns direita e esquerda, com formação ou não de um tronco bicarotídeo, e a artéria subclávia direita (GETTY, 1981; EVANS, 1993; EVANS & de LAHUNTA, 2001), padrão esse normalmente observado quando da dissecção do arco aórtico nas salas de estudo anatômico.

Os troncos braquiocefálicos, direito e esquerdo, originam-se na aorta, logo após a emergência desta, no átrio esquerdo e, dividem-se nas artérias subclávia e carótida comum homônimas.

átrio direito

A veia cava superior é formada pela fusão das veias braquiocefálicas direita e esquerda, na porção superior do mediastino médio, recebendo, portanto, a drenagem venosa da cabeça, pescoço, membros superiores e caixa torácica. Tem cerca de 7 cm de extensão e desemboca no átrio direito.

veias pulmonares

O sangue chega ao coração pelas veias pulmonares e entra no átrio esquerdo. Passa para o ventrículo esquerdo e é bombeado pela artéria aorta para o resto do corpo.

Podemos verificar que a veia cava tem entre 2,0 e 2,5 cm de diâmetro, e praticamente não há variação no diâmetro com a respiração, o que se correlaciona com pressão de átrio direito de aproximadamente 15 cm, indicando que hipovolemia não deve ser uma causa da piora da função renal.