Quem foram os Peaky Blinders na vida real?

Perguntado por: isales . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

Na série de ficção, os Peaky Blinders são fortes e capazes de escantear os outros grupos de criminosos. Já na vida real, a gangue foi dominada pelos The Birmingham Boys, que aparecem logo na primeira temporada.

Os Peaky Blinders foram uma organização criminosa, originalmente de Birmingham, Inglaterra, que operava no território das Midlands Ocidentais, desde o final do século XIX até aos anos 30 do século XX.

A sexta temporada de Peaky Blinders deu a Tommy a chance de vingar Polly, mas também o mostrou aparentemente perturbado ao perder sua filha e ser forçado a enfrentar seu próprio destino. A morte de Tommy estava garantida por causa de um tuberculoma inoperável, sobre o qual o Dr. Holford (Aneurin Barnard) o informou.

Muito do sucesso da produção se deve ao trabalho do ator Cillian Murphy como o protagonista Thomas Shelby, personagem que quase nunca é visto sem fumar – e, por isso, Murphy precisou fumar um número impressionante de cigarros no set de Peaky Blinders.

Grace Shelby (Annabelle Wallis) pode ser considerada como o grande amor na vida de Thomas Shelby (Cillian Murphy).

A verdade é que nunca existiu um Thomas Shelby na vida real, mas isso não quer dizer que o personagem surgiu do nada. Shelby é uma espécie de amálgama de vários criminosos, tendo seu nome sido inspirado por Thomas Gilber, que supostamente foi o líder dos Peaky Blinders.

Em bate-papo com o Metro, Core disse que havia recusado vários papéis para se dedicar ao Shelby na série. Em busca de novos desafios, ele decidiu sair para trabalhar em uma nova série chamada “Gangs of London”.

Peaky” faz referência a chapéus com picos, ou seja, é uma menção às boinas utilizadas por todos os membros da gangue. Já “blinder” é um termo que precisou de maior pesquisa histórica. Trata-se de uma gíria inglesa do início do século 20 cujo uso era destinado para alguém de “boa aparência”.

Thomas Shelby real? Se há um integrante da gangue real que pode ser considerado seu Thomas Shelby, este alguém é Kevin Mooney. Seu nome verdadeiro era Thomas Gilbert e ele foi considerado por muitos o integrante mais poderoso e influente do grupo.

O novo ano confirma que a traição foi cometida por Billy Grade (Emmett J. Scanlan), contratado pelos Peaky Blinders para trabalhar na casa de apostas, manipulando os resultados de jogos de futebol. Ele ficou muito amigo de Finn Shelby (Harry Kirton), que, inadvertidamente, deixou escapar para Billy os planos do irmão.

Thomas Gilbert, de 70 anos e fundador da Wainscott Capital Partners Fund, foi baleado por um homem de 30 anos, que acredita-se que seja seu filho, segundo o jornal "Wall Street Journal", que cita autoridades policiais.

A morte de Arthur Shelby é referenciada na 6ª temporada de Peaky Blinders. Ela não acontece, mas definitivamente, está relacionada à luta do personagem contra o vício em drogas. Quando Tommy revela seu plano para passar seus últimos dias longe da família, a situação de Arthur fica ainda mais complicada.

Isso faz com que fique apenas o papel, que tende a ficar colado aos meus lábios”, explicou o ator de 45 anos. “Humedecer o cigarro com os lábios é a forma de evitar que isso aconteça.” Este pequeno gesto acabaria por ser replicado nas mais diversas cenas em que Shelby acende um cigarro — que são quase todas.

Os problemas entre Michael e Thomas começaram quando ele e sua esposa Gina Gray (Anya Taylor-Joy) tentaram convencer o líder dos Peaky Blinders a permitir que eles levassem a Shelby Company Limited para os Estados Unidos, mas Tommy recusou e ficou ofendido com a proposta feita.

Mas, quando colocou os olhos em Tommy novamente, ela não pôde negar seus sentimentos por ele. Então, eles tiveram um filho chamado Charles e se casaram em 1924, depois que seu marido morreu. Só que, infelizmente, uma bala que era para seu marido acabou atingindo-a e, aparentemente, ela morreu.

A trama sofreu um salto de dois anos e o líder da gangue passou a morar em uma mansão luxuosa com sua família, onde foi realizada a festa do casamento. Muitos se perguntaram o motivo do vestido de Grace ter a cor lilás. A resposta é simples: ela ainda estava de luto por conta do suicídio de seu primeiro marido.

Além disso, Duke Shelby (Conrad Khan) – filho primogênito e distante de Tommy – matou Billy Grade (Emmett J. Scanlan) como um acerto de conta dos Peaky Blinders por causa de sua traição ao ter exposto o plano de assassinato de Oswald Mosley, que fracassou.

Muitos se perguntam se Tommy Shelby é cigano. A resposta é sim! Ele e seus irmãos tem descendência em ambas partes da família, apesar de não terem o estilo de vida de seu povo. Isso fica implícito logo na primeira temporada em diversas falas da tia Polly.

Peaky Blinders - 1x06 - Cena: Tommy Mata Billy Kimber - YouTube.

Thomas conquista sua redenção no final do último episódio. Após ser diagnosticado com tuberculoma, uma das formas de manifestação da tuberculose que pode afetar o cérebro, no quarto episódio, Thomas transforma sua vida em uma grande corrida contra o relógio.

A sexta temporada de “Peaky Blinders” chegou à Netflix na última semana após ter sido exibida no começo do ano, através do canal BBC One, no Reino Unido. Porém, para tristeza dos fãs da produção, o sexto capítulo é o último da série, ou seja, não haverá uma sétima temporada.