Quem foram os neolíticos?

Perguntado por: iduarte2 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Neolítico é uma divisão cronológica da chamada Pré-História da Humanidade, compreendida aproximadamente entre 10.000 a.C. e 3000 a.C. Neolítico significa “pedra nova” ou Idade da Pedra Polida.

O Neolítico foi um dos períodos da Pré-história e ficou marcado pela sedentarização, que só foi possível graças ao desenvolvimento da agricultura. Essas transformações configuraram a Revolução Neolítica. A arte passou a ser mais abstrata. Com o excedente de alimentos, a população aumentou.

Dessa forma, a transformação promovida pela revolução agrícola veio acompanhada da formação das primeiras aldeias neolíticas. Entre 8.000 e 6.000 a.C., esse agrupamentos humanos numerosos haviam se espalhado na região sul da Europa, no norte da África e no sudoeste da Ásia.

Neolítico é uma divisão cronológica da chamada Pré-História da Humanidade, compreendida aproximadamente entre 10.000 a.C. e 3000 a.C. Neolítico significa “pedra nova” ou Idade da Pedra Polida.

Paleolítico: o primeiro período é caracterizado pela caça, pesca, colheita de frutos e a descoberta do fogo. Neolítico: os hominídeos tornaram-se sedentários, iniciando a prática da agricultura.

A atividade agrícola possibilitou a sedentarização dos grupos humanos no período neolítico. E o aumento da oferta de alimentos, com nutrientes resultou em um grande crescimento populacional nesse período.

Nas aldeias neolíticas, o trabalho era dividido de acordo com o sexo e a idade. As mulheres dedicavam-se à agricultura, ao preparo dos alimentos e cuidavam dos filhos. Já os homens caçavam, cuidavam dos rebanhos e da segurança do grupo. Crianças e idosos não trabalhavam.

Em todos os sítios arqueológicos do neolítico encontramos a religião centrada no culto à Deusa. Por exemplo, em Catal Huyuk, A principal divindade é a deusa, apresentada sob três aspectos: mulher jovem, mãe dando à luz um filho (ou um touro), e velha (acompanhadas as vezes de uma ave de rapina).

No período Neolítico (que não por acaso é conhecido como idade da pedra polida), a fabricação de ferramentas teve uma grande evolução. Foi nessa época que o homem dominou o uso dos metais, dessa forma podendo derreter cobre e, posteriormente, ferro, e formatá-los como pontas, lanças e outras ferramentas.

Flechas e lanças: eram instrumentos mais sofisticados, com ponta de pedra habilmente polida em forma triangular. Os arcos de madeira também já eram utilizados neste período. Machados: tornaram mais fácil a limpeza do solo, o que ajudou a desenvolver a agricultura.

O homem pré-histórico foi alimentado com alimentos crus que ele estava rondando com a caça, pesca e colheita de frutas e legumes que cresceram na natureza. Com a culinária do alimento as pessoas têm diversificado seus hábitos alimentares, implementando a primeira revolução alimentar.

Assim, o homem começou a abandonar as cavernas e dá início à construção de suas próprias moradias. Essas moradias foram conhecidas por Nuragues, que significam construções edificadas em pedra, em forma de um cone incompleto, sem nenhum tipo de mistura de materiais para uni-las ou revesti-las.

A revolução neolítica é também uma revolução educativa: fixa uma divisão educativa paralela à divisão do trabalho (entre homem e mulher, entre especialistas do sagrado e da defesa e grupos de produtores); fixa o papel - chave da família na reprodução das infra-estruturas culturais: papel sexual, papéis sociais, ...

No período Neolítico, os humanos passaram a polir a pedra, aumentando com isso a eficiência de suas ferramentas e armas. Entre as grandes conquistas desse período estão a agricultura e o pastoreio; por isso, os grupos humanos daqueles tempos ficaram conhecidos como agricultores e pastores.

Divisão da Pré-História
Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (do surgimento da humanidade até 8000 a.C.); Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida (de 8000 a.C. até 5000 a.C.);

- As primeiras civilizações surgiram e desenvolveram-se no período Neolítico. Dentre elas, podemos citar: Civilização Mesopotâmica (entre os rios Tigre e Eufrates) e Civilização Egípcia (vale do rio Nilo, nordeste da África). - A religião começou a se formar nesse período.

A Pré-História se separa em três fases: Paleolítico (Idade da Pedra Lascada), Neolítico (Idade da Pedra Polida) e Idade dos Metais.

As principais características do Neolítico são: sedentarização, produção agrícola, uso da pedra polida e surgimento das primeiras cidades. A agricultura possibilitou o aumento na produção de alimentos, o que provocou aumento populacional.

Os seres humanos desse período eram nômades, não se fixando por muito tempo em um mesmo lugar. Viviam da coleta de frutos e raízes, além de pesca, caça e da busca de carcaças animais deixadas por outros carnívoros.

Tradicionalmente, os historiadores dividem a História em cinco grandes períodos: Pré-História, Idade Antiga ou Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Essa divisão foi muito criticada.