Quem foram os maiores nomes do choro?

Perguntado por: upaiva2 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 7 votos

Além do Pixinguinha, vários outros compositores se destacam dentro do Choro, dentre eles: Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Waldir Azevedo Paulinho da Viola, Zequinha de Abreu e Ademilde Fonseca.

Diz-se que o “pai do choro” foi Joaquim Callado Jr., um exímio flautista mulato que organizou, na década de 1870, um grupo de músicos com o nome de “Choro do Callado”. Os historiadores concordam, em geral, que o chorinho brasileiro é um estilo peculiar de interpretar diversos gêneros musicais.

O choro, ou chorinho, como é conhecido, é marcado por músicos notórios na história do Brasil, como Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha e Jacob do Bandolim. Há intensos debates sobre a natureza e a origem do choro. Há debates se seria apenas um estilo de tocar ou um gênero musical próprio.

Alexandre Magno Abrão, mais conhecido por seu nome artístico Chorão, nasceu em 9 de abril de 1970, em São Paulo. Apesar de ser mais conhecido como cantor, ele também era compositor, cineasta, roteirista, skatista e empresário.

O pior tipo de choro não é aquele que todos vêem. Aquele choro de lamentação, doído. E sim o choro da alma. Não importa o que os outros façam por você, não há conforto.

choro s.m. Pranto, ato de chorar, lágrimas.

57 anos (1923–1980)

Em pouco tempo, passou a acompanhar seu pai nos bailes. Por volta de 1908, Pixinguinha compôs sua primeira música, o choro Lata de leite.

Com o advento dos fonogramas, o lundu foi o primeiro gênero musical gravado no Brasil, sendo o lundu Isto é Bom, de Xisto Bahia, interpretado por Bahiano, o primeiro registro fonográfico brasileiro, gravado em 1902.

O choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero instrumental da música popular brasileira cuja origem remonta ao final do século XIX na cidade do Rio de Janeiro. Os conjuntos que o executam são chamados de Regionais e os músicos, compositores ou instrumentistas, são chamados de Chorões.

Lamentar: 2 carpir, choramingar, gemer, lamentar, lamuriar, lastimar, planger, prantear, queixar, soluçar, uivar, vagir. Atormentar-se: 3 atormentar-se, arrepender-se, apiedar-se, arrepelar-se, apesarar-se, afligir-se, compungir-se, condoer-se, contristar-se, deplorar, mortificar-se, penitenciar-se, sofrer.

Cinco músicas fundamentais para conhecer e explorar o choro

  • Principais nomes.
  • Atraente, de Chiquinha Gonzaga.
  • Carinhoso, de Pixinguinha.
  • Doce de coco, de Jacob do Bandolim.
  • Brasileirinho, de Waldir Azevedo.
  • Retratos, Radamés Gnattali.

por volta de 1880

O choro pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira. Os primeiros conjuntos de choro surgiram por volta de 1880, no Rio de Janeiro —antiga capital do Brasil—, nascidos nas biroscas do bairro Cidade Nova e nos quintais dos subúrbios cariocas.

A principal característica do gênero é a improvisação instrumental, em que a função de cada instrumento varia de acordo com o virtuosismo dos componentes do conjunto, que podem assumir o papel de solo, contraponto ou as duas coisas alternadamente.

O choro foi criado a partir da mistura de elementos das danças de salão europeias e da música popular portuguesa e mais influências da música africana. Ele surgiu no Rio de Janeiro, por volta do final do século XIX. Suas principais características são a forma rondó, presença de compasso binário e um fraseado peculiar.

Existem três tipos de choro: choramos para umedecer os olhos, chora- mos para nos proteger das partículas no ar e choramos quando nos emocionamos.

Deus, no seu infinito amor, fala da alegria de chorar o choro do arrependimento, o choro pela sede de justiça, pelo desejo de ver estabelecida a paz no mundo e o amor entre os homens. E este choro é alegre porque restaura a alma, vivifica o espírito, traz esperança, aproxima o homem do seu Criador.

Na verdade, quem se atreve a expressar sua tristeza e chora, tem um maior equilíbrio emocional do que aquelas que reprimem as lágrimas e escondem seus sentimentos.

Continuar lendo E choro ou choro?