Quem foram os Gerasenos na Bíblia?

Perguntado por: amelo . Última atualização: 25 de maio de 2023
4 / 5 10 votos

Os habitantes Árabe-Semitas mais antigos, que habitavam na área durante o período pré-clássico do primeiro milênio BCE. chamavam sua aldeia Garschu. Os romanos posteriormente helenizaram o antigo nome árabe de Garschu para Gerasa, e a Biblia refere-se "à região dos Gerasenos" (Mk 5:1; Lc 8:26).

Relativo a ou natural ou habitante de Gadara, cidade da Antiguidade (hoje cidade do Norte da Jordânia).

Um homem, que tinha sua vida destruída pelo poder do Diabo, ao se encontrar com Jesus foi liberto e salvo. É assim que acontece quando nos encontramos com o Senhor. Mateus, Marcos e Lucas narraram esse fato. Não sabemos o nome desse homem, apenas o chamamos de “Gadareno”, pois vivia na região de Gerasa ou Gadara.

Natural de Gadara, uma das cidades da DECÁPOLIS, onde Jesus curou dois endemoninhados (#/RA Mt 8.28). Nesse incidente aparecem outros nomes: "gergesenos" (#/RC Mt 8.28) e "gerasenos" (/RA: #Mc 5.1; Lc 8.26). Essas três palavras se referem ao local onde o milagre se realizou.

Gadara era uma das dez cidades autônomas da Decápole situadas a sudeste do mar da Galileia e que eram habitadas predominantemente por não judeus na época de Jesus. Era também o nome de uma região gentílica que correspondia à localização da cidade. Ela era habitada por nobres, sendo assim uma cidade rica e luxuosa.

Certo dia Jesus estava na praia do lago da Galileia, e a multidão se apertava em volta dele para ouvir a mensagem de Deus. Ele viu dois barcos no lago, perto da praia. Os pescadores tinham saído deles e estavam lavando as redes.

palavra original é, fundamentalmente, o de indicar uma grande quantidade de entidades e não o padrão romano de “legião”, que era uma unidade do exército constituída por seis mil homens.

A Decápolis, do grego: deka (dez) + polis (cidade), era um grupo de dez cidades na fronteira oriental do Império Romano na Judeia e Síria (fronteira oriental do Império Romano).

Os Evangelhos relatam que durante seu ministério terreno, Jesus teve alguns contados com o território de Decápolis. O Evangelho de Mateus nos informa que multidões vindas de Decápolis seguiam Jesus (Mt 4:25), e Marcos descreve que Jesus viajou por esse território gentio em muitas ocasiões.

Geras (significado: um feijão) era provavelmente da alfarrobeira, o menor peso, e também o menor pedaço de dinheiro, entre os hebreus, igual à vigésima parte de um siclo (Êxodo 30:13; Levítico 27:25; Num. 3:47). Esta palavra entrou em uso da mesma forma que nossa palavra “grão”, de um grão de trigo.

substantivo feminino Grande número de pessoas; multidão: uma legião de solicitadores. [Religião] Reunião ou conjunto de anjos ou de demônios. [História] Entre os romanos, corpo de tropa: no tempo de César, a legião compreendia 6.000 homens, distribuídos em coortes, manípulos e centúrias.

Pássaro de tamanho grande. Possui coloração deslumbrante nas cores branco e preto com linhas azuis que se assemelham com sobrancelha e olheira.

Endemoninhado ou endemoniado significa aquele que tem o demônio no corpo; possesso; travesso; levado ou endiabrado. O vocábulo “endemoninhado” é variante de “endemoniado”, em que se palatalizou [palatalizar = tornar palatal (som), por influência do contexto].

Significado de endemoniado
Que possui ou apresenta o demônio no corpo; possesso. Que se comporta de modo diabólico; cujos pensamentos são demoníacos. [Figurado] Que é muito inquieto ou traquinas; endiabrado.

Marcos 5. A seção “Minha conta e ala” foi dividida no item Ferramentas e no item Conta . Jesus expulsa uma legião de demônios, que entram em porcos — Uma mulher é curada ao tocar nas vestes de Jesus — Ele levanta dos mortos a filha de Jairo. 1 E chegaram ao outro lado do mar, à província dos gadarenos.

As dez cidades, segundo Plínio, eram Damasco, Filadélfia, Rafana, Citópolis (Bete-Seã), Gadara, Hipos, Diom, Pela, Gerasa e Canata.