Quem foram os duques do Brasil?

Perguntado por: gcurado . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Ducados

TítuloData de criaçãoTitulares
Duque de Caxias23 de março de 1869Luís Alves de Lima e Silva
Duquesa do Ceará13 de agosto de 1828Maria Isabel de Alcântara Brasileira
Duquesa de Goiás24 de maio de 1826Isabel Maria de Alcântara Brasileira
Duque de Santa Cruz5 de novembro de 1829D. Augusto Carlos Napoleão de Beauharnais

Duque/Duquesa
Na prática, como alguns reinos eram muito grandes, era preciso dividir as responsabilidades dos territórios. Desse modo, o duque era aquele que tinha a função administrar a maior parte das terras do reinado. Esse é também o título mais alto que alguém que não tem sangue real pode ter.

Barão de Mauá

Entre a segunda metade dos anos 1850 e o início da década seguinte, o Barão de Mauá tornou-se o homem mais rico do país.

Os títulos da nobreza brasileira não se limitavam a brasileiros e a pessoas do sexo masculino: o almirante Thomas Cochrane, 10.º conde de Dundonald, um escocês, foi feito marquês do Maranhão pelo seu papel na Guerra de Independência do Brasil (1822-1825), e 29 mulheres foram agraciadas com títulos nobiliárquicos em seu ...

O que é um Barão? Semelhante ao que esperamos do título de cavaleiro (sir) ou dama (dame), os barões eram tradicionalmente cavaleiros guerreiros que haviam prometido a sua lealdade a um rei ou príncipe. Na verdade, a própria palavra provém do francês antigo e significa “homem livre” ou “guerreiro”.

Barão (feminino: baronesa) é um título nobiliárquico da baixa nobreza existente em muitas monarquias, sendo imediatamente inferior a visconde e superior a baronete ou a senhor. A palavra barão provém do franco baro, que significava "homem livre".

Os filhos e filhas de um duque são conhecidos pelo título honorário de "Lorde" ou "Lady". Pela tradição do herdeiro, o filho mais velho geralmente adquire um título menor. O grau dependerá dos títulos disponíveis para a família - não necessariamente o primeiro grau logo abaixo da classificação de Duque.

É um título hereditário, mas pode ser também atribuído a uma pessoa, neste caso normalmente a um filho do soberano ou a uma pessoa cujos serviços o mesmo queira recompensar.

Lord é usado como um termo genérico para denotar membros da nobreza. Existem cinco títulos de nobres no Reino Unido, sendo, em termos de importâcia, em ordem decrescente: Duque e Duquesa, seguido por Marquês e Marquesa, Conde e Condessa, Visconde e Viscondessa e, finalmente, Barão e a Baronesa.

O processo de compra de um título de nobreza
Depois de comprar um título de nobreza, terá de esperar entre 5 a 10 dias, período válido para qualquer país do mundo. Por isso, se está à procura de títulos de nobreza à venda na Europa, o principado de Sealand é o lugar perfeito para encontrar o que procura.

Duque. É o mais elevado título de nobreza nas principais monarquias ocidentais, abaixo apenas de príncipe – normalmente o filho da família reinante – e tem origem no Império Romano, cujos comandantes militares recebiam o nome de dux, palavra latina que significa aquele que conduz, o que vai à frente, o pastor.

O duque era o nobre mais poderoso depois do rei — ele reecbia grandes terras para administrar. Em seguida estava o marquês, que governava os marquesados, terras de fronteiras. Já o conde, terceiro título em ordem de importância, assessorava o rei em diversos assuntos, do recebimento de impostos a combates militares.

Jorge Paulo Lemann tira a primeira posição de Eduardo Saverin em ano desafiador para a economia; veja a lista completa.

A morte do baiano Francisco Félix de Souza, em 8 de maio de 1849, provocou comoção em Ajudá, antigo reino do Daomé, onde hoje é o Benin.

Luís Gonzaga Pinto da Gama nasceu na cidade de Salvador, em 21 de junho de 1830.

Francisco Félix de Sousa (Salvador, 4 de outubro de 1754 — Uidá, Benim, 4/8 de maio de 1849) foi o maior traficante de escravos brasileiro e Chachá da atual cidade de Uidá no Benim.

Era o mais alto título após príncipe, rei e imperador, geralmente reservado para parentes fora da linha de sucessão na própria família real, ou vassalos governantes (nos ducados). O título custava 2.450.000 réis (na grafia 2:450$000; cada milhão de réis era chamado de conto, então são 2 contos e 450 mil réis).

Na alta nobreza, temos a presença dos príncipes, arquiduques, duques, marqueses e condes. Os pertencentes a esse subgrupo da nobreza correspondiam aos grandes proprietários de terra que possuíam forte influência política e amealhavam sua autoridade sobre um considerável número de vassalos.