Quem foram os 3 primeiros governadores do Brasil?

Perguntado por: iximenes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Durante os anos do Governo-Geral, o Brasil teve três governadores-gerais: Tomé de Sousa, Duarte da Costa e Mem de Sá. Eles governaram o Brasil entre 1549 e 1572. Depois disso, o território foi dividido por Portugal em dois Governos-Gerais: um no Norte e outro no Sul.

Duarte da Costa

Duarte da Costa foi um importante administrador português e o segundo governador geral do Brasil Colônia, durante os anos de 1553-1558.

Todos governadores-gerais do Brasil
- Instalou a capital na cidade de Salvador (primeira capital brasileira). - Realização a fundação de vários engenhos de açúcar, principalmente no Nordeste. - Deu início a atividade pecuária. - Em seu governo ocorreu a chegada de jesuítas, escravos africanos e mulheres.

Os primeiros reis e os primeiros governantes surgiram com a reorganização das comunidades primitivas nos primeiros modelos de Estado, tendo surgido como a classe que estava responsável pela administração do Estado, com o controle dos impostos, a garantia de que fossem atendidas as necessidades religiosas e que houvesse ...

Durante os anos do Governo-Geral, o Brasil teve três governadores-gerais: Tomé de Sousa, Duarte da Costa e Mem de Sá.

Os três primeiros governadores-gerais foram Tomé de Sousa, Duarte da Costa e Mem de Sá, os quais governaram o território entre 1549 e 1572.

Esta é uma lista dos atuais governadores das 27 unidades federativas do Brasil (26 estados e distrito federal).

Mem de Sá

João III (1502-1557), buscando soluções mais efetivas que resguardassem o império colonial construído por meio das Grandes Navegações, nomeou o fidalgo Mem de Sá (1500-1572) como terceiro governador-geral.

Brasil Colônia
Pedro Álvares Cabral reivindicou o Brasil para o domínio de Portugal em 1500. A colônia foi governada a distância, a partir de Lisboa, que só em 1530 iniciou a ocupação do território.

Mem de Sá foi o terceiro governador geral do Brasil, depois do governo de Tomé de Sousa (1549 a 1553) e de Duarte da Costa (1553 a 1558).

1 de março de 1565

Tomé de Sousa, o primeiro governador do Brasil, chegou em 1549 e fundou a cidade de Salvador, a primeira da colônia.

Jorge de Mascarenhas, marquês de Montalvão, recebeu o título de vice-rei, com valor apenas honorífico. Com a transferência da capital em 1763, de Salvador para o Rio de Janeiro, a nomeação de um vice-rei para o Estado do Brasil tornou-se usual.

Em 27 de setembro de 1717, o governador da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, o capitão-general D. Pedro de Almeida Portugal, 4º. Conde de Assumar, depois Vice-Rei da Índia, se dirigiu as Minas de Ouro (atual Minas Gerais) na intenção de acalmar os ânimos dos colonos.

As capitanias hereditárias foram a primeira divisão administrativa e territorial implantada pelos portugueses durante a colonização da América Portuguesa. Os portugueses chegaram ao Brasil em 1500 e, na década de 1530, implantaram o sistema de capitanias hereditárias como mecanismo de colonização.