Quem foram as pessoas que entraram na Terra Prometida?

Perguntado por: agalvao4 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Josué e Calebe, foram as duas únicas pessoas que saíram do Egito junto com Moisés, e o povo de Israel e entraram na Terra Prometida. Eles compartilhavam da mesma fé, e juntos, se dedicavam a obedecer o que Deus lhes falava.

No capítulo desta segunda-feira (22) de A Terra Prometida, o Brasil se emocionou ao ver a travessia do rio Jordão, momento em que Josué conduz o povo hebreu rumo a Canaã. Foram 12 as tribos de Israel que participaram dessa importante passagem bíblica.

Foram 40 anos de muitos desafios e finalmente estariam realizando o sonho de possuir uma terra onde fariam morada e habitariam, como Deus havia prometido.

Essa migração fez com que, finalmente, todos os filhos de Jacó se reunissem no Egito; eram setenta pessoas (Gn 46, 8-27). (GRENZER, 2013, p.

A terra conhecida como Canaã estava situada no território que hoje abrange Israel, Cisjordânia e Gaza, Jordânia e o sul da Síria e do Líbano. Ao longo do tempo, muitos nomes foram dados a esta área. O nome mais antigo conhecido era "Canaã".

Conforme instruído pelo Senhor, Moisés enviou 12 espias para explorar a terra de Canaã e relatar o que encontraram. Depois que dez dos espias “infamaram” a terra (Números 13:32), os israelitas temeram que o povo fosse forte demais para ser conquistado e não tiveram fé suficiente para entrar na terra prometida.

Josué anuncia que Salmon e Iru são os dois espiões escolhidos. Apavorada, Raabe implora para os deuses de Canaã ajudarem Nobá. O povo vibra à espera do sacrifício do menino.

Geralmente, baseados em Números 32, se diz que, dos que saíram do Egito, apenas Josué e Calebe entraram na terra prometida, mas não foi bem assim. Eleazar era um daquels que tinha menos de 20 anos, quando o povo deixou o Egito e que também entrou na Terra da Promessa.

Eles são os ancestrais da população atual do Líbano. Mais de 90% da ascendência genética dos libaneses atuais vem dos cananeus fenícios.

Antes de ser transladado, Moisés deu a terra no lado leste do rio Jordão para a tribo de Rúben, a tribo de Gade e metade da tribo de Manassés, se eles ajudassem as outras tribos a conseguirem terras no lado oeste do rio Jordão. Isso foi cumprido na época dos eventos de Josué 22.

Saída do Egito: uma multidão de 2,5 milhões de pessoas, todos com um mesmo coração, regozijando-se com a libertação dada por Deus.

E tendo em vista que Calebe foi o principal escriba que o acompanhou, podemos supor que eram da mesma idade quando fizeram parte da primeira missão de reconhecimento em Canaã 40 anos antes, dessa forma, é provável que Josué tivesse 80 anos quando entraram na Terra Prometida.

Calebe cobrou esta promessa de Josué após as Guerras, e recebeu o Monte Hebrom como herança para suas filhas. Sua filha Acsa se casou com Otniel que se tornou líder de Israel após Josué. Foi um dos homens de grande fé do Antigo Testamento (Torá), pois acreditou na promessa de Deus para sua vida.

Foi um homem viril, corajoso e forte, graças à sua docilidade à vontade divina. Foi prudente em cada situação buscando sempre a sabedoria e a orientação do Espírito do Senhor. Também sempre se manteve puro, sem se contaminar com coisas que não eram recomendadas por Deus e nem alimentando pensamentos negativos.

Os quilômetros que separam o Egito de Israel não são muitos (cerca de 500 Km, dependendo das rotas consideradas) e obviamente não justificam 40 anos de caminhada. Com certeza as caravanas daquele período faziam esse trajeto em cerca de 1 mês.

Porém, Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto perto do Mar Vermelho” (Êx 13.17-18). Mesmo pelo “caminho do deserto”, Israel poderia ter chegado a Canaã em dois anos. Contudo, suas jornadas do Egito a Canaã levaram quarenta anos!

A caminhada de Elias até o Horeb, depois de ter sido alimentado por Deus, durou 40 dias e quanrenta noites (1Reis 19,8);

Canaã foi o nome de onde é hoje o Estado de Israel, o Líbano e parte da região junto ao Mar Mediterrâneo. A primeira referência com este nome está citado na bíblia.