Quem foi Ziba na vida de Mefibosete?

Perguntado por: lmedeiros . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Ziba foi um dos servos do rei Saul. A história de Ziba é conhecida na narrativa bíblica devido a sua conexão com Mefibosete. Quando o rei Davi desejou honrar a memória de seu amigo Jônatas, ele procurou saber se havia algum representante da casa de Saul ainda vivo.

Mefibosete nasceu para ser rei mas as adversidades da vida tiraram esta possibilidade dele. Nós nascemos para viver uma vida com Deus, mas muitas coisas fizeram com que vivêssemos uma vida afastada do Senhor. Mefibosete era aleijado ou manco O pecado nos tornou aleijados espirituais.

Filho de Amiel. Ele residiu na parte oriental do Jordão, e protegeu Mefibosete, o filho de Jônatas, depois de ter caído a dinastia de Saul (2 Sm 9.4,5). Alguns anos mais tarde, Davi, tendo sido tirado do seu trono pela rebelião de Absalão, achou também em Maquir boa vontade de o servir (2 Sm 17.27 a 29).

Quando Saul morreu, Mefibosete tinha apenas cinco anos. As notícias da morte de Saul, naturalmente, alarmaram toda a família. A cuidadora de Mefibosete se apressou em fugir para o proteger, mas o derrubou no chão, fazendo com que ele se tornasse aleijado de ambos os pés.

Quando Mefibosete, filho de Jônatas e neto de Saul, chegou, ele ajoelhou-se e encostou o rosto no chão diante de Davi, em sinal de respeito. Davi disse: Mefibosete! Às suas ordens, senhor – respondeu ele. Não fique com medo!

Davi havia pedido ao seu funcionario Ziba para checar se havia algum descentende de Jônatas. Descobriu que tinha um filho, o Mefibosete. O rei Davi o chamou e deu-lhe os pertences que um dia foram de sua família Saul e de Jônatas. E Mefibosete passou a viver com honra, no reinado de Davi, por amor do seu pai Jônatas.

Significado de lo-debar: Palavra bíblica de origem hebraica que significa " sem pasto".

Mefibosete era filho de Jônatas e neto do rei Saul, que foi levado, pela babá, para uma cidade chamada Lo Debar (não memoria), onde havia sequidão e miséria, e cujos habitantes eram todos mendigos ou doentes.

Os complexos, feridas na alma causaram na vida de Mefibosete uma idéia de escravidão, ele perdeu a posição de príncipe, todos os bens de sua família, passando a ser escravo de seus traumas.

Estamos estudando o Mefibosete, filho de Jônatas. Seu primeiro nome fora meribe-baal, pela sua semelhança ao deus dos cananeus, então o nome dele foi mudado para ishboset (algo como homem de vergonha). Passou-se mais algum tempo e, aparece o nome de Mefibosete.

Ziba respondeu: "Na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar". Então o rei Davi mandou trazê-lo de Lo-Debar. Quando Mefibosete, filho de Jônatas e neto de Saul, compareceu diante de Davi, prostrou-se, rosto em terra.

Maquir, filho de Amiel, e pai de Gileade. No relato da Torá sobre a jornada dos israelitas após o Exodo, Maquir (o indivíduo) é retratado como conquistador dos territórios conhecidos como Gileade e Basã, que tinham sido previamente ocupados por amoritas.

Mefibosete tinha entre 25 e 30 anos de idade. Todos os dias lamentava sua situação; Ele tinha lembranças do conforto do palácio; dos cuidados que recebia; Agora, Lo-Debar era a sua realidade.

Contudo, o livro sagrado nos fala de dois Mefibosete. O menos conhecido é filho de Saul com a concubina Rispa, e o outro é filho de Jônatas (filho de Saul e amigo de Davi) que ficou aleijado após um acidente. Segundo as escrituras sagradas, esses dois personagens bíblicos com o mesmo nome pertenceram a casa de Saul.

Mefibosete foi chamado para sair de Lo-Debar (Terra sem alimento) para se alimentar para sempre à mesa do rei.

Mefibosete estava em Lo-Debar, uma terra seca, estéril, sem privilégios, honra e cuidados. Vivendo muito aquém do que um descendente direto do trono de Israel deveria viver. Mas o amor de Davi a Deus, ao próximo e o valor que ele dava as alianças, foram capazes de alcançar o filho de Jônatas quando ele menos esperava.

Selima morre após dar à luz Mefibosete.

Assim age Deus, na minha e na sua vida: ainda que estejamos na terra do esquecimento, em Lo-Debar, um belo dia, o Senhor manda alguém nos buscar. Com certeza, os anos de escassez, tristezas, humilhações e até mesmo de incertezas, devem ter doído, pesado, em Mefibosete. Eles doem e pesam em qualquer pessoa.

A história de Mefibosete realmente ganha destaque quando Davi, já estabelecido como rei de Israel, se lembrou de sua amizade com Jônatas. Então ele perguntou se ainda havia restado alguém da casa de Saul por quem ele poderia mostrar lealdade em honra a essa amizade.