Quem foi Zaqueu na primeira?

Perguntado por: opeixoto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

O ator que viveu o mordomo, fiel escudeiro de Mariana, foi vítima de câncer no fígado, meningite e pneumonia por complicações da AIDS. Sua despedida foi no dia 9 de janeiro de 1992, pouco tempo depois do sucesso da novela.

João Alberto Pinheiro

Em 1990, o ator João Alberto Pinheiro se tornou um imenso sucesso na novela Pantanal ao viver o mordomo Zaqueu, que viajava para as terras de José Leôncio e acabava se tornando um personagem central do núcleo cômico da trama.

Protagonista morrerá na reta final da novela das nove
O último, que atuou como peão de José Leôncio (Marcos Palmeira), foi devorado por piranhas ao se desequilibrar do barco enquanto brigava com Tibério (Guito).

Segundo Lucas 19,1-10, um homem chamado Zaqueu, funcionário do império, como chefe dos cobradores de impostos, havia se tornado muito rico. Quando soube que Jesus estava passando pela cidade, tentou vê-lo, mas, infelizmente, era tão baixo que a multidão não o impedia de ver o Mestre passando.

Zaqueu não desejou dar um fim à sua própria vida. Ao contrário, ele correu atrás daquele que podia salvá-lo e se agarrou à unica oportunidade que tinha que era encontrar-se frente a frente com Jesus.

Em 1990, o ator João Alberto Pinheiro se tornou um imenso sucesso na novela Pantanal ao viver o mordomo Zaqueu, que viajava para as terras de José Leôncio e acabava se tornando um personagem central do núcleo cômico da trama.

Alcides (Juliano Cazarré) conseguirá se reerguer depois de cumprir sua vingança em Pantanal. Até Guta (Julia Dalavia) se reconciliará com o peão, deixando todas as suspeitas de que ele tenha matado Tenório (Murilo Benício) para trás.

Em Pantanal, Renato tenta matar Zaquieu
Por isso, ele irá pegar uma arma e perseguirá o rival. "Você deve ser o famoso peão 'flozô", dirá o jovem, ao ver Zaquieu. “Depende da parte de quem quer saber", retrucará o peão.

O capítulo da novela Pantanal deste sábado, 13, gerou grande repercussão nas redes sociais. Isso porque a trama homenageou Claudio Marzo, ator que deu vida ao Velho do Rio da primeira versão.

Interpretado por Cláudio Marzo (1940-2015), o Velho do Rio era uma entidade que cuidava do bioma e se transformava em sucuri na trama original.

A Bíblia diz que Zaqueu era o chefe dos publicanos!
Mas, apesar de toda sua posse e status, Zaqueu sabia que faltava algo em sua vida. Todas aquelas relações financeiras, políticas e sociais não puderam satisfazer seu coração que, por consequência, foi ficando cada vez mais vazio e carente de Deus.

Os publicanos, ou publicani, que em grego tinham o nome de telonai, eram pessoas contratadas pelo Estado Romano para recolherem os impostos, sendo os contratos celebrados de cinco em cinco anos.

Antes que Zaqueu quisesse ver Jesus, Ele já tinha enxergado o coração desse homem há muito tempo. Por isso, que assim que o avista diz: “Desce dessa árvore! Porque, hoje, eu quero estar na sua casa”. A resposta de Jesus a Zaqueu é a resposta d'Ele a cada um de nós.

Zaqueu era um homem judeu, chefe dos cobradores de impostos e trabalhava para os romanos. Ele era rico e não era estimado pelo seu povo, isso porque em seu trabalho, cobrava impostos deles, algo visto como traição, exploração. Jesus entrava em Jericó e atravessava acidade, quando Zaqueu soube que ele estava lá.

Zaqueu é chamado de “chefe dos publicanos”, do grego architelones, o que provavelmente significa que ele era um subcontratante responsável pela cobrança dos impostos e taxas de Jericó, e que coordenava outros coletores abaixo dele, talvez como um tipo de supervisor.

Em um golpe de mestre, Alcides acertará o rival com uma zagaia, perfurando seu peito brutalmente. Tenório cairá sangrando e será arrastado até o rio por uma sucuri, onde terá seu corpo completamente devorado por piranhas.

No dia em que vai ao ar o último capítulo da novela "Pantanal", o ator Silvero Pereira, que brilhou nas telas como o mordomo Zaquieu, escreveu uma carta de despedida em sua coluna no Diário do Nordeste.

Boa parte das cenas foram gravadas em Mato Grosso do Sul, na maior planície alagável do mundo: o Pantanal. Um dos cenários, foi a fazenda Rio Negro, mais conhecida como "a casa do Zé Leôncio". A fazenda Rio Negro fica na área rural de Aquidauana (MS), a 150 km de Campo Grande, e tem uma estrutura luxuosa.