Quem foi Wundt e qual o seu papel na história da psicologia?

Perguntado por: nnovais . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

O pesquisador Wilhelm Wundt se tornou ainda mais notório por ter fundado o primeiro laboratório de Psicologia, em Leipzig, na Alemanha. Outra contribuição de Wundt é que foi por conta de seu trabalho que a Psicologia se tornou independente da Filosofia e que novos estudos se iniciaram.

Tal método era chamado de Percepção Interna por Wundt. Em seu laboratório, na Unversity of Leipzig, Wundt determinou condições para que fossem feitas as percepções internas (introspecção): Os observadores deviam ser capazes de determinar o momento quando o processo seria introduzido.

Na verdade, muito mais do que um simples laboratório ou instituto, Wundt criou o primeiro centro internacional de formação de psicólogos experimentais, atraindo estudantes de todo o mundo (Araujo, 2009). Foi ele o principal responsável pela disseminação em todo o mundo dessa forma de conhecimento psicológico.

Wundt definia a psicologia como uma ciência da mente, seu objeto a experiência imediata tal como é dada direta e fenomenalmente ao observador. Analisava os compostos e complexos conscientes a partir dos elementos ou unidades: sensação (conteúdo objetivo da experiência imediata) e sentimentos ou afetos.

Wundt concentrou-se no estudo da própria capacidade de organização da mente, no qual atribuiu o nome de voluntarismo ao seu sistema. Voluntarismo é a ideia de que a mente é capaz de organizar o conteúdo mental de pensamento superior.

É o processo através do qual os elementos mentais são organizados. A doutrina da apercepção foi desenvolvida por Wundt, que dizia que o processo de organização dos elementos mentais formando uma unidade, é uma síntese criativa, que cria novas propriedades mediante a mistura ou combinação dos elementos.

Enfim, se à idéia geral inicialmente dada por Wundt (1912) ao conceito de mente, segundo a qual “nossa mente não é nada mais que a totalidade de nossas experiências internas, ou seja, nossa ideação, afetividade e volição reunidas em uma unidade na consciência” (p.

Método Introspectivo
Método aplicado Wundt como forma de estudar as estados de consciência do indivíduo submetidos a certas experiências. - A observação é feita pelo próprio indivíduo que revive a experiência interior retrospectivamente.

Resultantes de combinações de elementos sensoriais e afetivos, Wundt nos apresenta três categorias de compostos psíquicos: as representações, os processos afetivos e, intimamente relacionado com estes, os processos volitivos.

Wilhelm Wundt (1832-1920) é geralmente celebrado nos manuais de história da psicologia como o fundador da psicologia científica.

Wundt utiliza como método a introspecção controlada: só o sujeito que vive a experiência a pode descrever introspeccionando-se, fazendo auto-análise dos seus estados psicológicos em condições experimentais. Na sua experiência com o metrónomo, Wundt exigia um grande rigor nas descrições, que seriam quantificadas.

John b Watson

O psicólogo John b Watson é considerado o pai do Comportamentalismo. Nesta psicologia se entende que os animais, incluindo o ser humano, podem aprender qualquer tipo de comportamento.

A psicologia experimental é uma área científica que estuda a mente por meio da experimentação. Portanto, são avaliadas várias questões relacionadas à psique humana com o suporte da manipulação, observação e variáveis que impactam e influenciam os indivíduos.

Pioneirismo alemão
Wilhelm Wundt é tido como o pai da Psicologia moderna para a qual temos acesso hoje. Em 1879 ele criou o primeiro laboratório de Psicologia da Alemanha dentro da Universidade de Leipzig. Assim, com isso, Wundt conseguiu separar a Psicologia da Filosofia, tornando-as ciências independentes.

O primeiro Laboratório de Psicologia Experimental foi fundado por Wundt, em Leipzig, na Alemanha, em 1879, e veio a marcar na história o estabelecimento da Psicologia como Ciência.

Hoje em dia, o que conhecemos por Psicologia tem origem da filosofia grega, com importantes contribuições do médico grego Alcmeão de Crotona. Segundo Alcmeão, a Psicologia diz respeito à vida mental, sendo uma função permanente do cérebro para compreendermos os mistérios e o funcionamento da mente humana.

Juliano Moreira

No ultimo domingo (06), são lembrados os 146 anos de nascimento do grande pai da psicologia brasileira, Juliano Moreira. Juliano nasceu na capital Salvador em seis de janeiro de 1873.