Quem foi visitar o túmulo de Jesus?

Perguntado por: rmoraes7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago. Também as outras mulheres que estavam com elas contaram essas coisas aos apóstolos, 11.

José era um homem de fortuna, posição e influência. Foi corajosamente a Pilatos e pediu-lhe o corpo de Cristo. O governador surpreendeu-se ao saber que Jesus já era morto; mandou chamar o centurião e perguntou-lhe quanto tempo Jesus havia permanecido vivo na cruz.

O lenço dobrado tem a ver com o “amo e o servo”, e todo menino judeu conhece a tradição. Naquela época, quando um servo colocava a mesa de jantar para o seu amo, ele buscava ter certeza em fazê-lo exatamente da maneira que seu amo desejava.

Singularmente, no Quarto Evangelho é descrito a figura isolada de Maria Madalena e de dois anjos. A descrição do túmulo e a posição dos anjos chama a atenção do leitor. Esta pesquisa deseja aproximar as narrativas evangélicas que descrevem a/s mulher/es no túmulo de Jesus no primeiro dia da semana.

“Ressuscitou, não está aqui”
“Ofereceu-se aos nossos olhos o sepulcro do Senhor claramente escavado na rocha. Nele vimos representados dois anjos, um deles com uma inscrição que dizia: 'Ele ressuscitou, não está aqui', enquanto o outro, apontando para o túmulo proclamava: 'Eis o lugar onde foi depositado'”.

Estêvão disse aos líderes que eles eram iníquos e que haviam matado Jesus Cristo, o Filho de Deus. Depois, Estêvão olhou para cima e viu o Pai Celestial e Jesus Cristo no céu.

Quando o centurião Clavius encontra Jesus ressuscitado e passa a presenciar os milagres operados por ele, as dúvidas do militar desaparecem gradativamente.

Segundo a bíblia, Lázaro de Betânia foi um amigo de Jesus que foi ressuscitado após quatro dia do seu sepultamento.

José de Arimateia, entre história e lenda
José era um ilustre membro do Sinédrio, um homem poderoso, muito conhecido e estimado em Jerusalém. Sua cidade natal, provavelmente, era Arimateia, identificada, por alguns, como a atual Rantis. Segundo o costume dos judeus, um corpo devia ser enterrado na própria terra natal.

Situada na Igreja do Santo Sepulcro na Cidade Velha de Jerusalém, a tumba estava coberta há séculos por um revestimento de mármore.

Na ressurreição de Jesus, Deus mandou um anjo remover a pedra do túmulo, para mostrar ao mundo e, especialmente, às duas mulheres que procuravam um morto, que o túmulo estava vazio (Mateus 28:1-6).

João, mais do que qualquer outro discípulo, tinha um lugar especial no coração de Jesus. A Bíblia se refere a ele como "o discípulo a quem Jesus amava" (João 21:20).

' As mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: 'Alegrai-vos!' As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés.

1Depois do sábado, ao amanhecer do primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.

Entretanto, Madalena havia ficado perto do túmulo, do lado de fora, chorando. E assim, chorando, aproximou-se e inclinou-se para ver dentro do túmulo. Viu então dois anjos, vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus Crucificado, um à cabeceira e outro aos pés.

"Segundo a literatura apócrifa, que mencionamos, ela teria sido apresentada a José aos 14 anos de idade", afirma Medeiros.

A Virgem Maria ressuscitou, como Jesus, pois sua alma imortal uniu-se ao corpo antes da corrupção tocar naquela carne virginal, que nunca tinha experimentado o pecado. Ressuscitou, mas não ficou na terra e sim imediatamente foi levantada ou tomada pelos anjos e colocada no palácio real da glória.

Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago.

Calvário

Segundo os quatro evangelistas, São Mateus, São Marco, São Lucas e São João, Jesus Cristo teria sido crucificado num lugar chamado Calvário (em hebreu Gólgota), que significa "O Lugar da Caveira" (também conhecido por Lugar do Crânio).