Quem foi ungido por Samuel?

Perguntado por: erebelo . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Escolhido por Deus, Saul é ungido por Samuel e se torna o rei de Israel | Reis.

Saul

Saul é ungido por Samuel como primeiro rei de Israel.

Quando Samuel pega seu frasco de óleo e unge Davi para ser o futuro rei, é um símbolo do santo e honrado chamado que Deus está colocando na vida dele e, com isso, ele também recebe a capacitação divina. Entre o dia que Davi foi ungido e a sua nomeação como rei de Israel foram 17 anos.

A primeira unção aconteceu na casa de seu pai Jessé (1 Samuel 16:13); A segunda unção aconteceu em Hebrom pelos homens de Judá (2 Samuel 2:4); A terceira unção aconteceu através dos Anciãos de Israel (2 Samuel 5:3).

Samuel disse: Traga-o aqui; não nos sentaremos para comer enquanto ele não chegar.

Samuel teve de aprender a confiar mais em Deus que nas aparências. Por vezes, uma coisa que parece boa aos seus olhos pode não ser o que Deus quer (Provérbios 14:12). Por isso, é muito importante pedir a orientação de Deus.

“Ele era bem jovem, talvez tivesse 14 ou 15 anos, no máximo. A vida de Davi mudou de uma forma tremenda. Aquela unção marcou os propósitos de Deus para a vida dele”, disse Nicolaevsky. Ainda de acordo com o especialista, se passaram cerca de 16 anos da primeira unção para as outras duas.

No sentido religioso a unção é praticada como parte de um ritual com o intuito de exercer influência espiritual, por vezes com a finalidade de abençoar ou mesmo curar. Segundo a crença religiosa, um ser ungido está sob proteção divina e a unção pode curar alguma enfermidade física ou espiritual.

Foi Samuel que então, como profeta do Senhor, bastante contra sua vontade, ungiu a Saul e Davi, os dois primeiros reis. Depois veio o terceiro, Salomão. Esses três reis governaram sobre Israel unido, sobre o povo de Deus que entrara na terra prometida, depois dos anos em que o povo foi governado pelos juízes.

De acordo com o relato bíblico, Saul foi ungido apenas uma vez. Portanto, não existe contradição alguma entre essas passagens.

Conta-se no Velho Testamento que Davi, depois de tirar uma sesta, avistou do seu palácio uma mulher “muito formosa” tomando banho. Era Betsabá. Davi pediu que a trouxessem ao palácio. E logo a conheceu – no mais puro sentido bíblico.

Davi foi cobiçoso, adúltero, homicida e mentiroso, falso. Cobiçoso, por cobiçar a mulher alheia, embora já possuísse as suas. Adúltero, por relacionar-se com uma mulher que pertencia a outro homem. Homicida, por matar o esposo de tal mulher, sendo ele o seu próprio soldado que o defendia nos campos de batalhas.

Antes de partir para Gibeá, Samuel conta a Saul que ele foi escolhido por Deus para ser o novo rei de Israel. O israelita, então, é ungido pelo profeta.

O 7 Unção é uma mistura dos óleos bíblicos: Mirra, Nardo, Bálsamo, Alóes, Rosa, Acácia e Canela. Significa o derramar do Espírito Santo em nossas vidas e o agir de Deus a nosso favor, através da comunhão, da oração e da obediência. Indicado para aromatizadores, óleos de unção e cosméticos.

O rei enfrentava vários povos inimigos, como os filisteus e amalequitas. Após Saul ser uma grande decepção para Deus por desobedecer suas ordens, Deus mandou Samuel encontrar o novo rei de Israel e ele encontrou Davi em Belém de Judá.

A unção era comum no antigo Oriente Médio; envolvia a aplicação de azeite a uma pessoa (ou, ocasionalmente, a um objeto). Havia três tipos de unção no A.T.: a comum, a medicinal e a sagrada.

Samuel unge Davi como o novo rei de Israel.

O contexto da história nos revela que Saul, até então o rei de Israel, havia sido rejeitado por Deus. A sua rejeição não se deu porque ele era uma pessoa incapaz, ímpia ou perversa, nem tampouco porque ele era simplesmente um pecador. Deus manda Samuel ungir a Davi como rei.

Desobedeceu também quando o Senhor mandou destruir tudo durante um ataque aos amalequitas, inimigos dos israelitas, e ele não o fez. Por isso, perdeu a unção e o poder conforme 1 Samuel 15.23. Ao desobedecer, Saul teve seu reinado cancelado.