Quem foi tribuno que seguiu Jesus?

Perguntado por: oourique . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

O exército romano, comandado pelo tribuno Clavius, faz o que pode para afastar a ideia de que Jesus seja um ser especial.

Este era Clavius. Um homem do exército romano, que deu a ordem para o último golpe com lança fosse dado no Senhor Jesus. Ele viu Jesus morrendo na cruz. Dias depois, Clavius é chamado para ser informado que Jesus não estava mais no túmulo.

Distante de sua fama de “Shakespeare Apaixonado” (1998), Joseph Fiennes é Clavius, um militar romano designado para provar que Cristo –aqui chamado pelo nome hebreu Yeshua– está realmente morto, e não ressuscitado dos mortos, como insistem seus seguidores.

Jesus, então, elogiou a fé do oficial romano: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé”. O centurião não pediu explicitamente a cura do seu empregado. Limitou-se a fazer um apelo desesperado e confiante a Jesus.

Malco

E o nome do servo era Malco”.

Gaius Iulius Caesar Octavianus Augustus

Augusto (em latim: Gaius Iulius Caesar Octavianus Augustus; Roma, 23 de setembro de 63 a.C. – Nuvlana, 19 de agosto de 14) foi o fundador do Império Romano e seu primeiro imperador, governando de 27 a.C. até sua morte em 14 d.C. Nascido Caio Otávio, pertenceu a um rico e antigo ramo equestre da família plebeia dos ...

Dinastia Júlio-Claudiana

  • Augusto (27 a.C. – 14 d.C.)
  • Tibério (14 – 37)
  • Calígula (37 – 41)
  • Cláudio (41 – 54)
  • Nero (54 – 68)

Foi um líder militar e se destacou como comandante de tropas. Dentre seus feitos estão a formação de uma aliança que dominou o território romano e as conquistas territoriais.

Os tribunos do povo eram funcionários eleitos para proteger os direitos dos plebeus. Segundo um relato, os plebeus deixaram Roma em 494 a.C. e recusaram-se a voltar enquanto não tivessem permissão para eleger seus próprios defensores.

Mateus 27. Jesus é acusado e condenado diante de Pilatos — Barrabás é libertado — Jesus é escarnecido, crucificado e enterrado no sepulcro de José de Arimateia.

imperador Tibério

Seu sucessor foi o imperador Tibério, que governou entre os anos 14 e 37 da era cristã.

"A tradição popular identifica São Longuinho como esse soldado romano, o centurião Cássio, que teria traspassado o lado de Jesus com a lança, de onde saiu sangue e água", completa o pesquisador Alves. Nos evangelhos canônicos, não há menção ao nome do soldado.

33Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; 34mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.

Em 2 de agosto de 216 a.C., o chefe cartaginês Aníbal Barca derrotou o exército romano comandado por Varrão em Canas, no sul da península Itálica.

No período tardio do exército romano, um tribuno era um oficial sênior, geralmente chamado de conde, que comandava um vexillatio de cavalaria. Com "tribounos", sobreviveu no exército bizantino até o século VII.

Marco Vipsânio Agripa viveu numa época de grandes generais romanos, como Júlio César e Pompeu Magno! Ainda assim, Agripa serviu como o mais alto líder militar do primeiro – e talvez maior – imperador da Roma Antiga: Augusto César.

“Os soldados de Cristo”, a que se refere São Bernardo de Claraval, correspondiam em sua maioria aos nobres, componentes das ordens de cavalaria, recrutados pela Igreja no empreendimento das Cruzadas. Conforme destacado no texto, os cruzados lutavam por Cristo, isto é pela sua fé.

Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.

“Elí, Elí, lama sabactani? (Deus, meu Deus, por que me abandonaste?).” (Mateus 27:46 e Marcos 15:34) “Tenho sede.” (João 19:28) “Está consumado.” (João 19:30) “Pai, em tuas mãos entrego meu espírito.” (Lucas 23:46)

Com a queda de Jerusalém no século XII, a Ordem dos Templários, "Soldados de Cristo", se espalhou pelos países católicos e inclusive em Portugal, sob a rainha D. Tereza, viúva de D. Henrique e onde vieram a ter grande projeção. A Ordem de Cavalaria de São Bento de Aviz ou simplesmente de Aviz.

Doze Césares - Só História.