Quem foi Tiago de Amorim Novaes?

Perguntado por: mduarte . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 15 votos

O dia 18 de dezembro de 2001 ficou marcado na história pelo assassinato do deputado estadual e apresentador de televisão Tiago de Amorim Novaes. Ele foi brutalmente executado com cinco disparos de arma de fogo por volta das 21h15 em frente a sua residência na Rua Mato Grosso em Cascavel.

Encontramos em O Evangelho Segundo o Espiritismo, nos capítulos 2 e 3, os motivos que levam a esta conclusão. No capítulo 2, temos a justificativa para a frase que Jesus disse a Pilatos quando questionado se ele era rei. Jesus responde: “Meu reino não é deste mundo”.

Agostinho avança seu pensamento e reitera que somente na visão de Deus numa vida após a morte, é possível sermos felizes. E, por isso, ele argumenta claramente que qualquer um que deseje ser feliz, deve ser imortal, mas sem o ciclo de reencarnação, que também traz uma miserabilidade à alma humana.

Carlos Drummond de Andrade

Nota: A autoria do pensamento é atribuída a Drummond, mas não há fontes que confirmem essa autoria. Apenas a última frase é, de fato, de Carlos Drummond de Andrade.

A busca da felicidade tem sido a aspiração maior do ser humano desde os primórdios do seu desenvolvimento intelecto-moral. Não conseguindo ainda discernir, buscava superar as sensações dolorosas e desagradáveis, recolhendo-se na furna ou na floresta onde pudesse viver sem assaltos.

A verdadeira felicidade é um sentimento que não pode ser visto, apenas sentido. Ela é um sentimento que vem de dentro, não das coisas que possuímos. "Estar" feliz depende de circunstâncias, mas "ser" feliz depende apenas da nossa escolha.

A verdadeira felicidade é aproveitar o presente, sem dependência ansiosa sobre o futuro, não para nos divertimos com esperanças ou medos, mas para estarmos satisfeitos com o que temos, o que é suficiente para aquele que não quer nada. As maiores bênçãos da humanidade estão dentro de nós e ao nosso alcance.

Para Agostinho a verdade imutável é Deus, que é o grande criador, criou o mundo como um ato de bondade, cuja bondade é inquestionável, ele criou também o tempo. Deus criou a vida, que é praticada do começo ao fim, deste modo, o início é a criação, o meio é a vida terrena, o fim é fim é Deus, o reino de Deus.

A virtude apresenta-se, pois, como imutável e o bem buscado para se alcançar a felicidade deve ser visto como o que não pode ser retirado do homem quando há uma reviravolta em sua sorte. Agostinho conclui que é feliz quem possui um bem imutável. Esse bem imutável é Deus. Assim, é feliz quem possui a Deus.

Segundo o autor, a felicidade consiste em uma atividade da alma conforme a virtude. É o bem supremo, que tem um fim em si mesmo, sendo almejado por todos. O que constitui a felicidade são as ações virtuosas, e as atividades viciosas conduzem o contrário.

1 — Tudo é possível, só eu impossível. 2 — Há certo gosto em pensar sozinho. É ato individual, como nascer e morrer. 3 — Precisamos educar o Brasil.

“A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade. A dor é inevitável. O sofrimento é opcional.”

A felicidade é a conjugação entre as nossas decisões, o mundo que nos rodeia e a nossa genética. "Comportamentos e hábitos, probabilidade genética, inteligência, a homeostase, são fatores determinantes que definem o segredo da felicidade.

Jesus Cristo é “o caminho, e a verdade, e a vida”. Ninguém se achega à verdadeira felicidade, exceto por Ele.

Felicidade é encontrar Deus, é viver a vida n'Ele! Pode parecer muito abstrato, mas como ser feliz em Deus? As bem-aventuranças ou as luzes da felicidade nos apontam como viver isso.

Tanto amor e carinho deixa-nos felizes e gratos. Quando renovamos a nossa mente (Romanos 12:2), percebemos que as coisas materiais não podem definir o nosso bom humor. Por isso, só encontramos a verdadeira felicidade através de Cristo.

Significado de Felizes
O mesmo que: alegres, contentes, afortunados, faustos, jubilosos, prazenteiros, prósperos, satisfeitos, vantajosos.

A felicidade é um estado interno em que conseguimos acessar um bem-estar maior independente de situações e aquisições externas. É o liberar para sentir, para viver o presente. Quando estamos adormecidos colocamos a felicidade fora, pulamos de prazer em prazer na tentativa vã de um dia ser feliz por completo.

Contas atrasadas, cobrança de credores, preocupação com o bem estar do filho, falta de parceria da companheira, fracasso nas vendas do equipamento hospitalar e falta de oportunidades, foram algumas das sérias dificuldades vividas por Chris.

Epicuro e a felicidade hedonista
Ele fundou a “Escola da Felicidade” e a partir dela chegou a conclusões muito interessantes. Ele postulou o princípio de que o equilíbrio e a temperança davam origem a felicidade.

A vida sempre tem algo a nos ensinar, independentemente do que você acredite ou crê, cada situação e cada momento que passamos tem como objetivo nos testar e nos ensinar, não olhe para a vida das outras pessoas e as compare com você, cada um de nós tem a própria história, sua própria luta e seus objetivos, foque sempre ...