Quem foi Thomas Shelby na vida real?

Perguntado por: eAvila . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Quem foi Thomas Shelby na vida real? Como mencionamos, o frio e calculista Thomas Shelby foi inspirado em Kevin Mooney, o líder dos Peaky Blinders da vida real. Mooney era filho de uma família cigana, serviu ao exército durante a Primeira Guerra Mundial, e foi muito bem sucedido na tarefa de enganar a polícia.

Muito do sucesso da produção se deve ao trabalho do ator Cillian Murphy como o protagonista Thomas Shelby, personagem que quase nunca é visto sem fumar – e, por isso, Murphy precisou fumar um número impressionante de cigarros no set de Peaky Blinders.

Thomas Shelby não é visto comendo na série por causa de uma escolha criativa. De acordo com Cillian, isso não passou de uma escolha criativa para o personagem assim que eles perceberam o fenômeno.

Os Peaky Blinders eram uma gangue de jovens criminosos de Birmingham, Inglaterra, que se destacava pelo modo elegante de se vestir, bem incomum para o crime organizado da época.

A visão da menina leva Thomas até uma fogueira, onde ele encontra um fragmento de jornal sobre o casamento de Oswald e Diana, que revela que Holford, na verdade, é um fascista que segue os ideais políticos de Mosley. Com essa descoberta, Shelby decide não se matar e vai atrás do doutor para tirar satisfações dele.

O autor do livro 'The Real Peaky Blinders', Carl Chinn, conta que a definição está ligada à imagem do grupo. A palavra peaky é utilizada para descrever um chapéu com pico (boina) e blinder era uma gíria da época que significada alguém com boa aparência.

Grace Shelby (Annabelle Wallis) pode ser considerada como o grande amor na vida de Thomas Shelby (Cillian Murphy).

O novo ano confirma que a traição foi cometida por Billy Grade (Emmett J. Scanlan), contratado pelos Peaky Blinders para trabalhar na casa de apostas, manipulando os resultados de jogos de futebol. Ele ficou muito amigo de Finn Shelby (Harry Kirton), que, inadvertidamente, deixou escapar para Billy os planos do irmão.

A fidelidade de Lizzie é uma das mais impressionantes de toda série. Depois de ser humilhada, ela também é usada como isca por Tommy em mais de uma de suas estratégias, em uma delas sendo violentada por um oficial britânico. Ainda assim, o perdoa e se torna sua amante, depois que ele fica viúvo.

1# FAMÍLIA E AMIGOS SÃO O NOSSO ALICERCE
Seus irmãos Arthur e John estão sempre ao seu lado, assim como a tia Polly, oferecendo um suporte indispensável para o crescimento da gangue. Ninguém vai longe sozinho, por isso é preciso se cercar de pessoas leais. Além da família, essa regra vale também para os amigos, claro.

ópio

Tommy se automedicou com ópio, mas tornou-se cada vez mais paranóico e imprevisível à medida que a temporada avançava.

Quando a Grande Guerra começou em 1914, o jovem Thomas Shelby, aos 23 anos de idade, foi recrutado para lutar pelo exército britânico ao lado de seus irmãos Arthur e John.

Esme revela que a safira que ficou com Bethany levou a maldição para a família dela ao presentar o colar à sua irmã, Navadni Bardwell que, por sua vez, o colocou no pescoço de sua filha de 7 anos.

Outra situação que fez com que Thomas colocasse suas habilidades de frio e calculista em prática diz respeito ao seu envolvimento com Oswald Mosley. A relação tem início na quinta temporada, onde Shelby trabalha como um agente duplo para passar informações sigilosas do fascista a Winston Churchill.

Ela foi morta no dia da inauguração da Fundação Shelby, por uma encomenda do mafioso italiano Vicente Changretta (Kenneth Colley). Grace morreu nos braços de Tommy.

O assassino, George “Cloggy Williams”, de 19 anos, rompeu o crânio do oficial com um tijolo, foi condenado por homicídio culposo e sentenciado a prisão perpétua – punição que deveria servir como um aviso para “todos os barulhentos em Birmingham”, segundo o jornal.

Arthur Shelby
Mesmo com o retorno do protagonista, Arthur deve viver seus últimos dias. Vale lembrar que, no primeiro episódio da 6ª temporada de Peaky Blinders, o filho de Tommy referencia a morte de Arthur ao atirar no personagem com uma arma de brinquedo.

Além disso, Duke Shelby (Conrad Khan) – filho primogênito e distante de Tommy – matou Billy Grade (Emmett J. Scanlan) como um acerto de conta dos Peaky Blinders por causa de sua traição ao ter exposto o plano de assassinato de Oswald Mosley, que fracassou.

Apesar de, originalmente, o criador Steven Knight ter idealizado um sétimo ano para concluir o arco de Thomas Shelby, o cenário pandêmico interrompeu esse planejamento, segundo informações divulgadas pela Radio Times.