Quem foi Sulamita na vida de Salomão?

Perguntado por: itaveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Sulamita ou Sunamita é uma personagem bíblica do Antigo testamento e significa que possui a perfeição, ou pacífica, ou ainda que possui uma sensualidade que não passa despercebida por ninguém, e aprendeu a se valer desta arma. Sulamita foi a preferida do Rei Salomão.

A mulher negra, na Bíblia, tem como símbolo, Sulamita, ou a Rainha de Sabá, que manteve intenso amor com Salomão, cujo relacionamento é descrito em detalhes em ” O Cântico dos Cânticos”.

A mulher sunamita é uma personagem emblemática do Antigo Testamento, mas não há registros do seu nome na Bíblia. Ela foi citada apenas como uma habitante da cidade de Suném. Segundo a Bíblia, era uma mulher que possuía terras e boas condições.

E como ela era? A sulamita de Cânticos dos Cânticos é a personagem principal desse livro. A referência a sua origem aparece em Ct 6,13 (Tradução Almeida) ou em Ct 7,1 (Tradução Bíblia de Jerusalém).

A mulher sunamita ela era estéreo e ela fez na casa dela um quartinho para o profeta Elizeu morar, dormir quando estivesse na cidade dela. E ela colocou la uma mesa, uma cama, uma cadeira e um candeeiro. E a bíblia diz que Elizeu ora por ela e ela é curada da esterialidade e ela ganha um filho.

A mulher de Suném ou mulher sunamita é uma personagem da Bíblia hebraica. 2 Reis 4:8 a descreve como uma "mulher importante" (ACF) na cidade de Suném; entretanto, seu nome não é divulgado no texto bíblico.

Descrição da amada
1 Como és formosa, minha amada! como és formosa, com teus olhos de pomba, na transparência do véu!

Maria Sulamita de Almeida Vieira nasceu no município de Canindé, sertão central do Ceará, região do Estado das mais castigadas pelas estiagens. Esta não é apenas uma informação retirada de documento oficial, pois, como ela mesma, orgulhosamente, diz: carrega em si a identidade de filha do sertão.

  • Menelique I
  • Roboão

Enquanto se debruçava sobre ele, o corpo do menino ia se aquecendo. 35 Eliseu levantou-se e começou a andar pelo quarto; depois subiu na cama e debruçou-se mais uma vez sobre ele. O menino espirrou sete vezes e abriu os olhos. 36 Eliseu chamou Geazi e o mandou chamar a sunamita.

A viúva era a mulher de Obadias, mordomo do rei Acabe.

Ao longo de oito capítulos, os Cantares de Salomão trazem poemas líricos de amor, escrito para exaltar as virtudes do casamento, e do amor entre o marido e sua esposa.

Suném era uma cidade que ficava entre Samaria e Monte Carmelo, onde morava o profeta Eliseu. Ali vivia a personagem desta história, uma mulher sábia, generosa, inteligente, que amava a Deus e ao próximo, e que no decorrer dos séculos se transformou numa referência para milhares de mulheres no mundo inteiro: a sunamita.

O sonho da Sunamita e a promessa de Deus
E esta atitude de amor para com o homem de Deus, gerou uma promessa, que ela mal podia acreditar; a Sunamita nunca esperou tamanha benção. E dentro de um ano a promessa de Deus se cumpriu, porque amor gera vida, paz e alegria.

Na história da Sunamita e do Profeta Eliseu, vemos que Deus é poderoso para intervir em nossa história a partir do princípio do serviço. Ela serviu, de maneira natural ao homem de Deus, e foi agraciada pela presença de Deus e milagres extraordinários.

Refere-se a alguma coisa que foi feita ou que está à vontade, com saúde, em harmonia, em paz.

A personalidade do nome Sulamita está relacionada a uma mulher mansa e pacífica, mas que pode também ter uma personalidade mais sensual. Esse nome se remete a uma mulher inteligente, corajosa e bastante determinada, por isso, esse nome feminino é tão procurado pelas mamães que desejam um nome forte de menina.

"O menino espirrou sete vezes e abriu os olhos." Qualquer forma de ação indicaria vida, e deixaria o profeta contente. A criança "espirrou", alguns dizem, porque morreu com uma doença da cabeça, pois antes ele disse ao seu pai, "Minha cabeça!

2 Re. 4:32–35.

Abisague foi uma jovem sunamita que cuidou do rei Davi em sua velhice. A história de Abisague está registrada no primeiro capítulo do primeiro livro de Reis no Antigo Testamento (1 Reis 1:1-4,15).