Quem foi Simão filho de Jonas na Bíblia?

Perguntado por: hvasques . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Simão, apontado como o primeiro apóstolo, é mais comumente conhecido por Pedro — nome que lhe deu o Senhor na ocasião em que se conheceram, e confirmou posteriormente. Era filho de Jona, ou Jonas, e tinha a profissão de pescador.

Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.

Simão, chamado Pedro: o apóstolo Pedro certamente é o personagem bíblico mais conhecido com esse nome. Comparado aos outros Simão, é dele que se têm mais informações na Bíblia. Seu nome era Simão, e Jesus o chamou de Pedro (Mateus 16:18; Marcos 3:16).

Simão era volúvel, falava muito e por impulso, e, de repente, Jesus lhe disse: “Você será chamado Pedro (pedra)”. Ele não tinha consciência de como o Senhor o conhecia.

Simão quis conhecer Jesus, e este o elegeu como um de seus escolhidos, trocando seu nome para Pedro, que significa pedra, rocha. Pedro tinha um temperamento impulsivo, mas uma imensa generosidade e grande afeição a Cristo.

Pedro nasceu com o nome de Simão, em Betsaida, na Galileia, e era irmão de André, que também se tornou apóstolo. Era um pescador, casado, com pelo menos um filho, morando em Cafarnaum. Conheceu Jesus quando este pediu para utilizar um de seus barcos de modo a poder pregar para uma multidão que o aguardava.

Simão, o mago, era um praticante de feitiçaria em Samaria, que impressionava o povo com magia. Muitos samaritanos achavam que ele era divino e o chamavam de “o Grande Poder” (Atos dos Apóstolos 8:9-10).

Simão (Zelote): Com um perfil ativador, tinha a sua índole inflamada, um revolucionário radical, impulsivo e prático, era um rebelde iconoclasta, sempre se identificou com o partido do protesto, era um homem de lealdade intensa, um Judeu nacionalista e um entusiasta da salvação, vencer desafios era com ele, com um ...

Elegante, forte e com significados relacionados com histórias bíblicas, o nome Simão surgiu a partir do hebraico Shim'on, derivado do elemento shamá que significante "ele ouviu". Esta raiz também deu origem ao nome Simeão, que significa "ouvinte" e, por extensão, “aquele que ouve”.

Tiago foi decapitado, tornando-se o primeiro apóstolo de Jesus a morrer, na defesa de Sua Causa.

nove pessoas chamadas Simão no Novo Testamento. Dois deles estão entre os Doze Apóstolos de Jesus: Simão, o Zelote, e Simão Pedro. Judas Iscariotes é filho de Simão Iscariotes (Jo 6:71).

Jesus mudou o nome de Simão para “Kepha”, em aramaico, pois Jesus falava aramaico. Lê-se da direita para a esquerda. Simão é chamado de “Cefas”, em muitas passagens da Bíblia: João 1:42 E levou-o a Jesus.

17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la.

São Simão, também chamado Zelote, nasceu em Caná, na Galileia. Foi um dos doze primeiros apóstolos escolhidos por Jesus Cristo, conforme o Evangelho de São Lucas: “Nesses dias, Jesus foi para a montanha a fim de rezar.

Simão, apontado como o primeiro apóstolo, é mais comumente conhecido por Pedro — nome que lhe deu o Senhor na ocasião em que se conheceram, e confirmou posteriormente. Era filho de Jona, ou Jonas, e tinha a profissão de pescador.

Simão é abreviatura de Simeão, que vem do hebraico Shimeum (ou Shim'on), “o que escuta ou cumpre um pedido”.