Quem foi Sheshi na Bíblia?

Perguntado por: dcamacho . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

Maaibré Xexi (em egípcio: Ššy ou Šši) foi um faraó do Egito durante o Segundo Período Intermediário. A dinastia, a posição cronológica, a duração e a extensão de seu reinado são incertas e estão sujeitas a um debate em andamento.

Na história, Apepi era o faraó que antecedeu Sheshi e que na verdade foi deposto por este após ganhar a guerra. A grande aflição de Sheshi desde que toma o poder é de ser destronado por seu inimigo, que têm origens diferentes, e por isso a rivalidade é tão grande.

Enquanto Neferíades é abandonada no deserto, Adurrá vai ao encontro de Apepi pela primeira vez. Ele descobre sobre seus planos para derrotar Sheshi e quem é seu verdadeiro informante no palácio: Merianat!

Jorge Lucas

Jorge Lucas é o ator que interpreta Apepi em Gênesis. Em cena rápida no penúltimo capítulo da trama, o artista aparece com Ricardo Lyra e Amaurih Oliveira. Jorge Lucas é um famoso dublador brasileiro, que já emprestou a voz para personagens inesquecíveis do cinema, como Batman e Hulk.

O final de Sheshi em Gênesis será feliz.
O faraó não morre. Ele resiste a todos os ataques de Apepi (Jorge Lucas) e deixa seu reino seguro, pelo menos por um tempo. Sheshi não se encontra diretamente com o inimigo.

Após a morte de José (Egito) seus filhos e descendentes continuaram com os privilégios que o pai alcançara no Egito? Os textos bíblicos do livro do Êxodo, nos falam que os privilégios aos hebreus acabaram, e começou um levante entre o povo egípcios para retomar o poder nas mãos.

Rei Ramsés II foi um dos faraós mais poderosos e influentes do Egito.

Ele assim era, pois era considerado um deus. O faraó da época de José do Egito certamente era dotado de maior humildade que outros, pois viu a mão poderosa de Deus agindo na ocasião da interpretação dos sonhos e posteriormente no sucesso de José em seu trabalho.

Apepi, também 'Apepi, foi governante de alguma parte do Baixo Egito durante o Segundo Período Intermediário que reinou aproximadamente c. 1 650 a.C.. De acordo com os egiptólogos Kim Ryholt e Darrell Baker, Apepi foi o quinquagésimo primeiro governante da XIV dinastia.

Ao não ser citado no livro de Gênesis ou em qualquer outra passagem da Bíblia, não significa que Apepi não existiu na história.

O faraó Seti I, rei do Egito, morreu depois de beber uma taça de vinho envenenado.

Na reta final de Gênesis, Adurrá (Ricardo Lyra) terá um destino trágico. Após fazer da vida de Asenate (Letícia Almeida) um inferno, o vizir será desmascarado. A esposa de José (Juliano Laham) tenta esconder a verdade, mas o governador ouve sua confissão para Abumani (Dudu de Oliveira).

Não tem ninguém que mereça mais do que você”, revela o poderoso. Sendo assim, Abumani parte para Cuxe, feliz e realizado. O melhor amigo de José volta para a sua cidade natal e retoma sua vida que mudou após se tornar escravo. A despedida será emocionante.

faraó

Mais que um simples rei, o faraó era também o administrador máximo, o chefe do exército, o primeiro magistrado e o sacerdote supremo do Egito (sendo-lhe, mesmo, atribuído carácter divino).

RAMSES: O MAIOR FARAÓ DO EGITO.

José na casa de Potifar
Porém, por optar ser fiel a Deus e também a quem ele servia naquela casa, José recusou deitar-se com a mulher de Potifar, que vinha assediando o rapaz. Por isso, após as mentiras e as tramas da mulher, ele foi acusado injustamente e mandado à prisão.