Quem foi Sherlock Holmes na vida real?

Perguntado por: imuniz . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Sherlock Holmes foi inspirado no Doutor Joseph Bell, um professor de medicina da Universidade de Edimburgo, na Escócia, conhecido pelo autor Conan Doyle. Joseph Bell nasceu em 1837 e passou por várias etapas na sua vida profissional, desde cirurgião até médico particular da rainha Vitória.

Holmes também ensina que você só captará detalhes cruciais se for um especialista, capaz de enxergar o mundo de maneira diferente. E o detetive se permitia “folgas mentais”, em que se desligava completamente do problema para renovar a energia mental, em geral tocando violino.

Também não deve ser coincidência quando o escritor e estudante de Medicina, Conan Doyle, publicou o famoso primeiro episódio de Sherlock Holmes – Um estudo em vermelho –, em 1887, no qual, entre outras características, o detetive apresenta quadro típico de dependência de cocaína.

Todos já sabem que Sherlock amou apenas uma mulher ao longo de sua vida, conhecida como a enigmática e inteligente Irene Adler. Na série a personagem é vivida pela bela Natalie Dormer, uma atriz britânica da cidade de Reading.

Jim Moriarty

A trama explora o conflito do protagonista com seu nêmesis, Jim Moriarty (Andrew Scott).

Sir Arthur Conan Doyle cita apenas três cachimbos para tabaco sendo usados por Sherlock: um de argila, um briar e um de cerejeira.

De acordo com a pesquisa que suportou seu livro, existem algumas técnicas que podemos treinar para observar e deduzir como Sherlock:

  1. Observar os detalhes. ...
  2. Prestar atenção ao básico. ...
  3. Permanecer ativo durante uma comunicação. ...
  4. Manter-se entretido. ...
  5. Administrar energia. ...
  6. Desligar-se do meio externo.

Segundo o próprio Sherlock comentou em uma das histórias, Mycroft é mais inteligente, possui mais senso de observação e dedução que ele. A dupla participou de várias aventuras nos livros escritos por Sir Arthur Conan Doyle. Em ELEMENTAR, o ator britânico Rhys Ifans é quem vive o irmão mais velho de Sherlock.

Um mestre da dedução baseia-se em evidências para criar teorias, das quais ele pode então tirar uma conclusão sólida. Detecte padrões em sua vida. Preste atenção a estes detalhes: quem, o que, aonde, como, quando e por qual motivo. Por exemplo: registre tudo o que acontece na cafeteria do trabalho.

A “Ciência da Dedução”
O método indutivo consiste em um processo que parte de dados particulares para inferir uma verdade geral não contida nas partes examinadas. Assim, a indução baseia-se na ideia de uma causa ou lei que rege o fenômeno ou fato observado.

Vida pessoal de Sherlock Holmes
O ano de seu nascimento só foi desvendado por conta de uma informação dada em uma de suas aventuras: ele tinha 60 anos em 1914. Assim, concluiu-se que o nascimento tenha acontecido no ano de 1854.

James Moriarty

E no caso do detetive Sherlock Holmes esse rival se chama James Moriarty. O vilão apareceu primeira vez em 1893, na publicação do livro “O Problema Final”, escrito por Sir Arthur Conan Doyle. Na história Holmes tenta prender Moriarty, considerado o maior bandido da Europa.

O encontro de Sherlock Holmes com Dr. Watson se deu no primeiro livro “Um Estudo em Vermelho”, quando Dr. Watson estava em Londres para se recuperar de ferimentos de guerra.

221B Baker Street

221B Baker Street. Você pode nunca ter pisado em Londres, mas provavelmente conhece esse endereço: é a casa do Sherlock Holmes, um dos personagens mais importantes da cultura britânica.

Em entrevista ao Deadline, Benedict disse: "Bem, ele [Sherlock] é supostamente uma máquina assexual, sem sentimentos, e cortou sentimentos de atração ou prazer sensorial ou intresse na forma feminina de outra maneira que não seja reter informações.

Watson

Aparece pela primeira vez no romance O Signo dos Quatro. No final da aventura se casa com o dr. Watson, companheiro e biógrafo do grande detetive.
...

O insólito, no entanto, foi que vários usuários, ao realizarem a pesquisa, descobriram que Sherlock também não existe. Ambos são criações puramente literárias, e não personagens baseados em figuras reais, como eles afirmavam acreditar. Enola Holmes é criação da escritora estadunidense Nancy Springer.

Sherlock Holmes: The Strange Case of Alice Faulkner
Watson (Richard Woods), narra que Holmes recebeu um caso complicado de uma dupla de aristocratas: um proeminente membro da realeza havia tido um caso com uma jovem plebéia que, desiludida, se suicidara.

John H. Watson é um personagem de ficção, biógrafo e companheiro nos casos de Sherlock Holmes, o famoso detetive do século XIX criado pelo escritor britânico Sr. Arthur Conan Doyle.

2) No dia da morte, Watson vê Holmes se jogar, mas não vê o momento em que ele chega ao chão porque um prédio obstrui sua visão. 3) Quando Watson chega, vê um corpo no chão. Ao mesmo tempo, um caminhão carregado de sacos plásticos que estava estacionado ao lado corpo deixa o local. Foi nesse caminhão que Holmes pulou.

Em seu primeiro romance, Sherlock Holmes conheceu o Dr. Watson, com quem desvendou o caso de um assassinato em uma sala (quase) vazia. A imagem acima é uma recriação da cena do crime de Um Estudo em Vermelho conforme a descrição feita no livro.