Quem foi São Nicolau na Bíblia?

Perguntado por: eibrahim9 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

Nicolau é o nome de um santo considerado pelos cristãos o protagonista de inúmeras ações caridosas. Nascido no ano 275 em Pátara, na Ásia Menor, Nicolau era filho de uma rica família. Foi sacerdote da diocese de Mira e ficou conhecido, principalmente, pela doação para com os pobres.

Nicolau, inscrito no Martirológio Romano como santo a ser celebrado no dia 6 de dezembro, é desses personagens que transcenderam o catolicismo: sua fama de bondoso com as crianças extrapolou a religião e acabou sendo a inspiração para a criação do velhinho bonachão que presenteia no Natal, o Papai Noel.

Hagiografia. Acredita-se que Nicolau tenha nascido na antiga cidade de Patara, na Ásia Menor, que fica na atual Turquia. Não há registros sobre a data do nascimento, mas acredita-se que seja em torno do ano de 275. Foi sagrado bispo da Igreja Católica em Mira, cidade da mesma região.

Nicolau não era gordo nem alegre, mas desenvolveu uma reputação como um defensor ardente da doutrina da igreja durante a “Grande Perseguição”, quando as Bíblias foram queimadas e os sacerdotes eram forçados a renunciar ao cristianismo para não serem executados.

Thomas Nast

Na realidade, quando o cartunista da Guerra Civil Thomas Nast desenhou Papai Noel para a revista Harper's Weekly, em 1862, Noel era uma pequena figura parecida com um duende que apoiava a União.

"Oh, São Nicolau, hoje venho a você para pedir misericórdia, ao meu Senhor. Por sua maravilhosa intercessão, para que você me mantenha a salvo no meio de todos os perigos que possam surgir ao longo da minha vida. Conceda-me o que peço com tanta fidelidade para poder avançar sem obstáculos no caminho da salvação. Amém."

Que Cosme e Damião protejam e abençoem as crianças e os jovens. Para quem não sabe, Cosme e Damião são os santos protetores das crianças. Eles foram martirizados em Egeia, Ásia Menor, região da atual Turquia, no dia 27 de setembro de 287, durante a perseguição do imperador Diocleciano (284-305).

O Papai Noel teve origem em São Nicolau, um bispo católico do século IV que viveu na cidade de Mira, onde atualmente é a Turquia. Ele é lembrado como um homem bondoso que presenteava as crianças no dia de seu aniversário, 6 de dezembro.

Origem do Natal
O dia de Natal, 25 de dezembro, foi estipulado pela Igreja Católica no ano de 350 através do Papa Julio I, sendo mais tarde oficializado como feriado. A Bíblia não diz nada sobre o dia exato em que Jesus nasceu e por isso a comemoração do Natal não fazia parte das tradições cristãs no início.

O nome "Papai Noel" vem de "Natal" em francês
Diz a lenda que Nicolau presenteava as crianças no dia de seu aniversário, em 6 de dezembro. Nos séculos seguintes, o mito se espalhou pela Europa e a data da entrega de presentes acabou se confundindo com o nascimento de Cristo.

Haddon Sundblom

Foi em 1931 que a Coca-Cola contratou o artista sueco-americano Haddon Sundblom para pintar o Papai Noel em seus anúncios de Natal. A partir de então, a imagem cativou o público e se espalhou pelo mundo, mudando a percepção de como seria um Papai Noel, para sempre.

Ainda que em prisão domiciliar, a dinastia Romanov representava uma ameaça aos bolcheviques recém chegados ao poder, em outubro de 1917. Perante esse contexto de insegurança, Nicolau II e sua família foram executados em 1918.

O Papa Nicolau I, dito O Grande ou Magno (circa 810 - 13 de Novembro de 867) foi papa entre 24 de Abril de 858 até à sua morte. Nasceu em cerca de 810. Esta caixa: ver.

As roupas invernais do Papai Noel eram verde e/ou marrom até o final do século XIX, mas em 1886 o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. As roupas ainda seguiam o estilo de inverno, mas agora com a cor vermelha como principal, detalhes em branco e um cinto preto.

A Revolução Russa foi um movimento armado ocorrido em 1917 que derrubou o domínio do czar Nicolau II e instalou o primeiro governo socialista da história.

Nicolau II não era popular. De acordo com alguns historiadores, depois da queda da monarquia, as autoridades receberam muitas cartas da população, pedindo a morte do imperador. A única reação significativa veio do líder da Igreja Ortodoxa, o Patriarca Tikhon, que condenou abertamente o assassinato.

Yurovsky

Yurovsky apontou a sua arma ao peito de Nicolau e disparou vários tiros; Nicolau caiu morto. De seguida, Yurovsky atingiu mortalmente Alexei.

Significado da cor vermelha: é a cor do sangue de Jesus, representando também, segundo a religião, fogo e caridade. Entre as cores do Natal, o vermelho é a cor mais quente e estimulante, sendo um símbolo do encontro e da aproximação entre as pessoas e aludindo aos sentimentos mais nobres do coração.

Noel: Significa “Natal”. Tem origem no francês antigo Nouel, Noël, que significa “Natal”, que, no entanto é uma abreviação do latim Christi natalis dies, que quer dizer “dia do nascimento de Cristo”.

A “Árvore de Natal” é um símbolo natalino que representa agradecimento pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. O costume de preparar este belo complemento do presépio foi passando de vizinhança em vizinhança, alcançando hoje até países onde a neve é um fenômeno desconhecido.

A origem histórica do Papai Noel está diretamente relacionada com São Nicolau de Mira, também chamado de Nicolau Taumaturgo, um bispo cristão que viveu entre os séculos III d.C. e IV d.C. São Nicolau viveu na Ásia Menor (região que corresponde, atualmente, à Turquia) e ficou conhecido por sua generosidade.