Quem foi responsável pelas empresas modernas?

Perguntado por: aparis . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Peter Drucker foi um economista e estudioso austríaco considerado o “pai da administração moderna”, alcunha que ganhou principalmente por seu trabalho em relação ao efeito que a globalização causava na economia de uma forma geral, além do impacto do processo no setor privado.

Peter Drucker acreditava que o trabalho do administrador é planejar, organizar, ajustar, medir e formar pessoas. Em suma, para ele “administração é fazer as coisas direito”. Ou seja, ele enxergava essa área como necessária para o bom funcionamento de qualquer empresa ou organização.

Resposta verificada por especialistas
De acordo com o enunciado, compreendemos que se trata de Peter Ferdinand Drucker.

Fayol é o criador da Teoria Administrativa, braço da Teoria Clássica da Administração. Esta, por sua vez, integra a Teoria Geral da Administração. Além da Teoria Administrativa, a Teoria Clássica da Administração é composta por: Teoria da Administração Científica, formulada por Frederick Taylor.

Essa teoria tem por objetivo determinar um planejamento estratégico com base na missão, visão e valores da empresa. Aqui se deve analisar atentamente todos os setores da empresa, bem como os fatores que podem influenciar no andamento da organização.

Frederick Winslow Taylor

Frederick Winslow Taylor (1856-1915) foi um engenheiro mecânico americano, reconhecido como o criador da administração científica, também chamada de Taylorismo.

Por que Peter Drucker é considerado o pai da administração? O autor dedicou a vida a estudar e melhorar o modo como as organizações são administradas, a partir de diferentes ações. Na prática, atuou como consultor em empresas como a General Motors (GM), ainda nos anos 1940, conhecendo de perto seu funcionamento.

É considerado "o pai" da Administração Científica, por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas. Seu foco era a eficiência e a eficácia operacional na administração industrial e comercial.

DRUCKER, Peter Ferdinand. Sociedade pós capitalista. São Paulo: Pioneira ; São Paulo: Publifolha, 1999. DRUCKER, Peter Ferdinand.

Para Peter Drucker, o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer e compreender o cliente a tal ponto que o produto ou o serviço “se venda”. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar.

“Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo”. A frase poderia ser nossa, afinal, sempre batemos na tecla da importância do planejamento orçamentário (uma contabilidade de trás pra frente), mas claro que ela foi dita por Peter Drucker.

Peter Drucker é considerado o pai da Teoria da Administração. Seu legado nesse campo de estudo é extraordinário. Teve uma longa carreira como especialista de negócios. Foram 39 livros escritos, que traziam ideias aparentemente simples, mas que desencadearam uma revolução na maneira de pensar a gestão.

Idalberto Chiavenato
Um dos livros mais conhecidos que teve Chiavenato como autor foi “Teoria Geral da Administração”, considerado uma “bíblia” para os administradores.

( ) Henri Fayol definiu as principais atividades do gestor: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.

ENQUANTO A ÊNFASE DE TAYLOR ESTAVA NAS TAREFAS, FAYOL PARTIA DA VISÃO MACROSCÓPICA DA ORGANIZAÇÃO, FOCANDO AS FUNÇÕES DE GERENCIMENTO E A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. Ausência de trabalhos experimentais que comprovassem a teoria.