Quem foi que matou os dinossauros?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Quando um asteroide do tamanho de uma cidade colidiu com a Terra há 66 milhões de anos, eliminou os dinossauros — e enviou um tsunami monstruoso ao redor do planeta, de acordo com uma nova pesquisa.

Sem dúvida, a teoria mais conhecida para explicar a extinção dos dinossauros foi a queda de um meteorito em nosso planeta há cerca de 66 milhões de anos.

Uma teoria é a mudança climática: naquela época, a Terra passou por um período de resfriamento global de 7°C a 8°C. Sabemos que os dinossauros precisam de um clima quente para que seu metabolismo funcione adequadamente.

Os dinossauros viveram em todos os continentes do nosso planeta. São conhecidas mais de mil espécies desses animais. Vale destacar que os dinossauros que viviam no Hemisfério Norte eram diferentes dos que habitavam o Hemisfério Sul, estes eram maiores e mais primitivos.

Uberabatitan, o colosso. Eis o maior dinossauro já encontrado em território brasileiro. "O Uberabatitan ribeiroi era enorme, chegava a 26 metros de comprimento", estima Anelli.

O asteroide que acabou com o Cretáceo levou consigo dinossauros famosos como o Tiranossauro e o Tricerátops, assim como criaturas menos conhecidas, mas bizarras, como o Anzu (ou "galinha do inferno").

Não, tá chovendo meteoro!”. Outros corpos celestes, por sua vez, podem sobreviver e chegar à superfície do nosso planeta. Quando uma rocha atravessa nossa atmosfera, a uma velocidade entre 11 e 72 km por segundo, ela aquece muito e perde matéria, fazendo com que menos de 5% dela atinja, de fato, a superfície da Terra.

Existiam seres humanos na época dos dinossauros? Não. Qualquer filme que envolva homens e dinossauros é pura ficção. Enquanto faz 65 milhões de anos que os dinossauros foram extintos, o Homo sapiens começou a evoluir há 200 mil anos.

O que acontece é que a vida no planeta surgiu há cerca de três bilhões e meio de anos atrás, e os dinos vieram muito antes de Adão, Eva ou seus filhos e netos pensarem em nascer. “Os dinossauros viveram e se extinguiram bem antes de a espécie humana surgir”, diz o professor.

Ainda os dinossauros não existiam e já as trilobites dominavam os mares do planeta. Estes animais invertebrados surgiram há mais de 500 milhões de anos, sofreram várias evoluções e resistiram a duas extinções maciças de espécies.

Os dinossauros foram extintos dezenas de milhões de anos antes do surgimento da nossa espécie. E recriá-los, ao menos com o conhecimento e a tecnologia que temos hoje, é impossível. O maior motivo é que o DNA é uma molécula que não envelhece bem.

Apesar de no mundo real ser possível estudar DNA encontrado em fósseis, reviver dinossauros como na história não é provável.

Mokele-mbembe – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Patagotitan mayorum

O maior dinossauro já descoberto pela ciência é o Patagotitan mayorum, descrito em um estudo de 2017 publicado na revista científica Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences.

Calcula-se que os de sangue quente chegavam a 120 anos e os de sangue frio, semelhantes aos répteis atuais, a 200 anos. “Por terem um metabolismo lento, animais de sangue frio gastam menos energia e chegam a idades avançadas”, diz o paleontólogo Edio Kischlate, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Cientistas de várias instituições do país anunciaram, na última quarta-feira (5), a descoberta do que dizem ser o maior dinossauro já encontrado no Brasil, com 25 metros de comprimento. O fóssil que levou à conclusão foi encontrado em Presidente Prudente, no interior de São Paulo.

Fósseis do maior dinossauro carnívoro brasileiro conhecido até agora foram identificados por pesquisadores do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O 'Grande Caçador', como foi apelidado, recebeu o nome científico Pycnonemosaurus nevesi .

Portanto, se os dinossauros não tivessem sido extintos, embora não impossível, seria muito difícil eles se tornarem uma espécie inteligente. A evolução os teria levado para algum lugar, mas dificilmente um descendente de dinossauro construiria um computador ou iria para a Lua.

Rocha vaporizada e gases nocivos espalharam-se pela atmosfera. Florestas foram obliteradas por todo o mundo. As temperaturas oscilaram de forma dramática. O impacte e as suas consequências puseram fim ao reino dos dinossauros, eliminando um grupo de criaturas que dominara o planeta durante 135 milhões de anos.

Há duas razões principais. Primeiro, os crocodilos podem viver muito tempo sem comida. Em segundo lugar, eles viviam em locais que foram os menos afetados quando o asteroide atingiu a Terra. Cerca de 66 milhões de anos atrás, os dinossauros governaram a Terra.