Quem foi que inventou o terço?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Ela surgiu em frente ao beato Alano de Rupe (1428-1475), também da ordem de São Domingos que, inspirado pela Mãe de Deus, criou as agrupações de 50 Ave-Marias, conhecidas como Mistérios Gozosos, Dolorosos e Gloriosos. Acrescentou, também, o Pai-Nosso no início de cada dezena.

Segundo o professor Felipe Aquino, para o site de inspiração católica Aleteia, a origem do Rosário, segundo a tradição, está no costume dos antigos monges de fazer suas preces contando-as com o uso dos dedos das mãos ou mediante pedrinhas ou grãos.

Rezar o terço é considerado um encontro, respeito ao pedido de Maria e conexão com a Mãe de Jesus. Em todos os lugares do mundo, homens, mulheres, jovens, idosos, pessoas de diversas idades e origens cultivam a oração do terço e fazem dela um momento sagrado e compromisso.

Além de uma resposta à Boa Mãe, rezar o terço assim também é uma maneira de lidarmos com os desafios de nossos tempos e um caminho de santidade para alcançarmos a misericórdia de Deus. Dessa forma, os testemunhos das graças vindas desse hábito estão presentes em diversos momentos da nossa história.

Origem do nome “rosário
Os cristãos transferiram isto a Maria, a rainha do céu e da terra: oferecer-lhe uma coroa de 150 rosas – Ave-Marias. Daí o rosário, mas dividido em três partes, resultando o terço.

A origem do terço é muito antiga. Remonta aos anacoretas orientais que usavam pedrinhas para contar as suas orações vocais. Em 1328, segundo a lenda, Nossa Senhora apareceu a São Domingos, recomendando-lhe a reza do Rosário para a salvação do mundo.

O rosário teve suas origens na Irlanda, no século IX. Naquela época, os 150 salmos bíblicos eram uma das formas mais usadas de oração entre os monges. Os leigos, não sabendo ler, contentavam-se em ouvir a recitação dos Salmos.

Sua origem remete à recitação dos 150 Salmos bíblicos. Pela dificuldade dos fiéis em decorar os Salmos, estes foram substituídos por 150 Pais-Nossos, que eram rezados (e contados) com 150 pedrinhas numa bolsa de couro e, mais tarde, com 150 nós em um cordão.

“O Rosário é o conjunto completo de todos os mistérios da vida de Jesus Cristo, que devemos comtemplar e o terço é uma parte desse rosário, que nós escolhemos para rezar em determinados dias da semana”, pontuou. Antigamente, o rosário tinha 150 Ave Marias, e o terço 50. Portanto, era a terça parte.

É recordada a devoção e dedicação de Maria, o nascimento de Jesus, o batismo, a Apresentação ao Templo, a crucificação e morte, a ressurreição. Sendo assim, a oração do terço é um ato de fé, de demonstração de amor, respeito e gratidão.

A autoria da oração é atribuída ao monge Hermano Contracto, que a teria escrito por volta de 1050, no mosteiro de Reichenau, no Sacro Império Romano-Germânico.

Não há nada de errado em usar um Terço como colar, tal como seria uma medalha religiosa ou escapulário; de fato, este é um costume comum em muitas culturas. Deste modo, serve de lembrete para rezar o Terço.

Um terço representa um objeto importante para o Catolicismo, uma vez que permitem que a pessoa reze conforme sua fé. Quando este objeto se quebra, algumas pessoas consideram que algo ruim está por vir, em virtude da importância do objeto associado a algo positivo e de valor.

Você pode rezar sentado, deitado, andando, com a mesma confiança de filho que conversa com a mãe sem se preocupar excessivamente com formalidades. A forma, o jeito, a postura devem estar a serviço do conteúdo: se não, não fazem o menor sentido.

São dois terços por dia, além das orações diárias. É uma verdadeira benção e uma purificação. Deixa nossa mente e vida mais leves. É um acalento espiritual e nos blinda contra as energias pesadas que hoje são tantas.

Todas as pessoas de boa vontade podem e devem, diariamente, rezar o seu Terço. E para quê? Para nos pormos em contato com Deus, agradecer os Seus benefícios e pedir-Lhe as graças de que temos necessidade.

Após o Credo, presta-se homenagem à Santíssima Trindade com um Pai Nosso, três Ave-Marias e um Glória: A primeira Ave-Maria, em honra a Deus Pai; A segunda Ave-Maria, em honra a Deus Filho; A terceira Ave-Maria, em honra ao Espírito Santo.

Terço da Divina Providência
Seja para vencer uma doença ou outra situação complicada da vida, este terço é poderoso.

3 Ave Marias que reza-se no início do Santo Terço: 1ª Ave Maria – O anjo do Senhor anunciou à Maria, e Ela concebeu do Espírito Santo: Ave Maria… 2ª Ave Maria – Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Vossa Palavra: Ave Maria… 3ª Ave Maria – E o Verbo se fez carne e habitou entre nós: Ave Maria…

Conheça a história da oração Maria Passa na Frente
O padre narra, então, que de acordo com o relato, ele seguiu o conselho do pároco da Basílica do Sagrado Coração de Montmartre, que lhe disse: “Chegando ao aeroporto, reze assim: 'Maria, passa na frente! '. E Ela cuidará de todo o material que você carrega para Jesus.

Por que no terço temos de repetir 50 Ave-Marias? Porque cada Ave-Maria é única, e cada uma delas, quando rezamos no santo terço, endossam o nosso coração para que nos unamos a Deus.