Quem foi que inventou o prato?

Perguntado por: aamorim8 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

O prato individual, conhecido por mazarine, foi introduzido pelo Cardeal Mazarine em 1653 na França segundo relatos históricos. Os pratos decorativos remontam à porcelana chinesa, surgida no século I, que começaram a chegar à Europa no século XIV.

O prato feito é uma tradição popular do Brasil, e surgiu junto com a industrialização do país e com a urbanização das cidades. O objetivo era ter uma comida rápida, mas substanciosa e nutritiva, que alimentasse a massa de trabalhadores.

Hoje em dia os pratos podem ser fabricados de diversos outros materiais como, plástico, vidro, madeira e metal. Entre os materiais mais utilizados são o de porcelana, cerâmica e vidro.

Alimento mais consumido: Arroz
A pesquisa mais recente sobre o assunto afirma que o alimento mais consumido é o arroz. Comparando com a pizza, o arroz é bem dependente. Afinal, dificilmente se come arroz sozinho. Por outro lado, ele é versátil.

Há indícios que as refeições são feitas em mesas desde 3 mil anos antes de Cristo. Desde o Egito Antigo e Mesopotâmia, passando pelos costumes árabes e muçulmanos, os jantares são servidos na mesa.

Criado em 28 de dezembro de 2000 pelo Governo do Estado de São Paulo, o Programa Bom Prato tem como objetivo oferecer refeições saudáveis e de alta qualidade para a população de baixa renda, a um preço acessível, e serve diariamente mais de 130 mil refeições.

Sobre o Bom Prato
Em 19 de janeiro de 2011, por meio do decreto nº 56.674 assinado pelo governador Geraldo Alckmin, o programa Bom Prato passou a ser gerido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, deixando a Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Há quem refira que este prato nasceu em Portugal, devido à necessidade económica das famílias portuguesas. Segundo esta versão, algures no século XVII, alguém decidiu aproveitar as sobras das refeições e as carnes menos nobres, colocando-as numa panela a cozer para apurarem sabor.

Olhem aqui os pratos. Essa palavrinha vem do Francês plat, “chato”, que veio do Latim plattus e do Grego platys, ambos querendo dizer “plano, achatado”.

A culinária do Brasil é fruto de uma mistura de ingredientes europeus, indígenas e africanos. Muitos dos componentes das receitas e técnicas de preparo são de origem indígena, tendo sofrido modificações por parte dos portugueses e dos escravos oriundos da África.

"Comer a salada antes da refeição ajuda a aumentar a sensação de saciedade, uma vez que os vegetais demoram mais tempo para serem mastigados e são ricos em fibras. Além disso, os vegetais são ricos em compostos bioativos que auxiliam o fígado no processo de detoxificação", explica a nutricionista.

Feijoada é um guisado de feijão preto, carne de porco e carne de vaca que é cozida em lume brando até que a carne esteja caindo em pedaços. A feijoada é tipicamente servida com arroz branco, couve-da-índia e fatias de laranja. Este prato é tão adorado pelos brasileiros que foi nomeado o prato nacional do país.

No Brasil, um prato é qualquer porção de alimentos que se sirva em uma refeição diversificada ou banquete. Habitualmente, os pratos de uma refeição são servidos segundo uma ordem pré-determinada.

Feijoada

Feijoada
O tradicionalíssimo prato é composto por feijão preto, carnes maturadas (carne-seca, carne de sol etc.) e partes de porco (orelha, língua, rabo, lombo e costela, além de linguiça), e servido com arroz branco, couve, farofa, torresmo e laranja.

Não há um concurso de beleza para patos, mas buscas na internet apontam o Pato-Mandarim como o “pato mais bonito do mundo”. A beleza da ave chama a atenção: sua plumagem é multicolorida e se destaca dos demais.