Quem foi que inventou o Papai Noel?

Perguntado por: lresende7 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

A origem histórica do Papai Noel está diretamente relacionada com São Nicolau de Mira, também chamado de Nicolau Taumaturgo, um bispo cristão que viveu entre os séculos III d.C. e IV d.C. São Nicolau viveu na Ásia Menor (região que corresponde, atualmente, à Turquia) e ficou conhecido por sua generosidade.

Para os pesquisadores, as origens do Bom Velhinho vêm do início da Idade Média com a reunião de lendas, simbologias e tradições de diferentes culturas, épocas e origens. Mas o Noel que conhecemos só surgiu no século 19. Um trenó mágico, renas e um Bom Velhinho que adora distribuir presentes na noite de Natal.

O Papai Noel é uma figura natalina muito conhecida por se locomover em um trenó puxado por renas. Ele visita casas na véspera do Natal para deixar presentes para as crianças bem-comportadas.

Foi em 1931 que a Coca-Cola contratou o artista sueco-americano Haddon Sundblom para pintar o Papai Noel em seus anúncios de Natal. A partir de então, a imagem cativou o público e se espalhou pelo mundo, mudando a percepção de como seria um Papai Noel, para sempre.

Velhinho 'nórdico'
Inspirado nos velhinhos nórdicos (ele era descendente de suecos e finlandeses), Sundblom desenhou um homem alegre e com bochechas rosadas que usava, claro, a roupa com as cores da Coca. Foi sucesso total. E depois disso, o Natal nunca foi o mesmo.

Quando contar para a criança que Papai Noel não existe? Observar o comportamento, o amadurecimento e os questionamentos dos filhos é sempre um bom começo. Vai chegar o momento em que a própria criança passará a compreender melhor a realidade e levantar dúvidas sobre a história do Bom Velhinho.

São Nicolau

A atual figura do Papai Noel relaciona-se com um bispo cristão chamado São Nicolau ou Nicolau Taumaturgo. São Nicolau nasceu em Patara, localizada na Ásia Menor (atual Turquia), por volta do ano 270, e ficou conhecido por ser bispo de uma igreja em Mira (perto da cidade turca de Demre).

AZUL, da cor do mar, do céu e do Grêmio! São Nicolau de Mira, o santo católico caridoso, que ajudava os pobres lhes dando moedas e distribuía presentes para as crianças lá pelo século III, a origem histórica do que se tornou o mítico Papai Noel de nossos dias, só trajava roupas azuis.

Uma saída é dizer que o Papai Noel não existe como uma pessoa, uma figura, mas sim como um símbolo do Natal. É uma lenda e como toda lenda tem quem acredite e que todas as crianças acreditam enquanto ainda são pequenas.

No fim do século 19, o Noel foi representado em forma de desenho, com uma roupa tradicional de inverno marrom ou verde-escura. A vestimenta mudou quando o cartunista alemão Thomas Nast foi deixando as roupas com as cores vermelha e branca, e ganhou ainda mais força quando apareceu na revista Harper's Weekly, em 1886.

Entre 1931 a 1964, a publicidade da Coca-Cola mostrava o Papai Noel entregando brinquedos (e brincando com eles!), parando para ler uma carta e desfrutar uma Coca-Cola, visitando as crianças que ficavam acordadas para esperá-lo e atacando as geladeiras de muitas casas.

As Bolas coloridas que enfeitam as árvores
Simbolizam os frutos da prosperidade na árvore de natal, como sentimento de desejo por esta fortuna.

Finlândia

A casa do Papai Noel fica na Finlândia. Isso mesmo! O Papai Noel mora na Finlândia, numa região bem ao norte chamada Lapônia. É lá, bem pertinho do círculo polar, na bela cidade de Rovaniemi, que fica a Vila do Papai Noel: um lugar mágico onde é Natal o ano todo!

Ninguém sabe ao certo quantos anos o papai noel tem, mas algumas estimativas dizem que ele possui entre 400 e 800 anos. A idade do papai noel é um mistério, mas o que sabemos é que ele é um dos seres mais antigos do mundo e que sua existência é muito antiga.