Quem foi que inventou o barco?

Perguntado por: mmello . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Os relatos mais antigos do primeiro inventor do barco segue sendo os de Claude, mas em 1807 Robert Fulton finalmente colocou seus conhecimentos e estudos em prática e produziu seus primeiros protótipos de barco a vapor, que independente de estar situada algum tempo depois da origem do barco, ainda foi considerado ...

O barco mais antigo descoberto pelos arqueólogos até então, é uma canoa. Foram construídas com os troncos de árvores coníferas, utilizando Ferramentas de Pedra. Por volta do século XXX a.C., no Antigo Egito, já se conhecia como montar cascos de embarcações com tábuas de madeira.

A caravela é um tipo de embarcação inventada pelos portugueses durante a Era dos Descobrimentos, nos séculos XV e XVI.

Barco, embarcação – Todo artefato destinado a transportar pessoas e cargas na água. Tanto faz se é movido a remo, vela, motor ou até mesmo sem propulsão própria.

A Navegação na Antiguidade foi impulsionada por povos antigos que se lançaram aos mares, entre eles os viquingues, Gregos e Fenícios. A maioria dos povos antigos usavam navios de guerra em grandes batalhas, como os Gregos nos 500 anos de guerra contra os Persas.

Conheça a história das Embarcações
Desde os tempos mais remotos, os barcos têm sido usado para transporte. No início eram canoas feitas em tronco escavado, utilizadas para atividades de pesca e transporte de curta distância.

Tecnicamente, entretanto, admite-se que a primeira embarcação só foi construída por volta de 100 mil ou 50 mil anos, quando o homem afrontou voluntariamente o meio aquático, amarrando troncos uns aos outros ou reunindo um feixe de juncos para criar uma balsa.

Significado natural de barco é o de um navio pequeno (ou um navio é um barco grande...). Mas a expressão poética de um barco tem maior grandeza: “o Comandante e seu velho barco” ou “nosso barco, nossa alma”. Barco vem do latim “barca”. Quem está a bordo, está dentro de um barco ou navio.

A evolução dos navios não aconteceu apenas por conta dos avanços tecnológicos. O aumento no volume de transporte de mercadorias foi o impulso para fazer as embarcações se tornarem mais potentes. A necessidade principal foi ampliar os tamanhos dos navios cargueiros para aumentar a capacidade de carga.

Por que o navio não afunda? O navio não afunda por causa do equilíbrio entre a força peso e a força empuxo atuantes sobre ele e pelo fato de a densidade média do navio ser menor do que a densidade da água.

As canoas são consideradas as primeiras embarcações utilizadas para o transporte de pessoas e de carga. Aproveitando a correnteza da água ou usando remos, os navegadores moviam as canoas, percorrendo pequenas distâncias. Com o tempo, foram inventados os barcos a vela, que se moviam impulsionados pela força do vento.

Santa Maria, Pinta e Niña são as três caravelas em que Cristóvão Colombo navegava quando aportou no continente americano, em 1492. Fonte: Portal Terra, 13/05/2014.

A frota de dez naus e três caravelas chegou ao sul da Bahia 40 dias após zarpar do porto de Lisboa, e o Monte Pascoal foi o primeiro sinal de terra após tanto tempo navegando. “Terra à vista” disse Cabral, segundo os livros de história.

As caravelas eram pequenas, com no máximo três mastros até então, e utilizavam velas num fomato que foi batizado "latino" (triangular). Eram barcos fáceis de conduzir e controlar.

No caso de barcos a motor a propulsão mecânica é feita pela rotação de uma hélice, promovida por um motor a diesel, como pode ser visto na figura. A hélice empurra a água para trás, a água reage e empurra a hélice para a frente, fazendo com que o barco se movimente.

Proa – é a região da extremidade de vante da embarcação. Popa – é a região da extremidade de ré da embarcação. Meia-nau – é a região central da embarcação situada entre a proa e a popa.

O “Comandante” é a maior autoridade a bordo. O “Imediato” é o “Oficial executivo do navio”; é o substituto eventual do Comandante: seu substituto imediato. A “Gente de bordo” se compõe de “Comandante e Tripulação (Oficiais e Guarnição)”.

Na verdade, a primeira viagem comprovada ao atual território brasileiro foi do espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que chegou à costa de Pernambuco em janeiro de 1500, vários meses antes de Cabral. Apesar disso, não pode reclamar o território para a coroa da Espanha graças ao Tratado de Tordesilhas.

O segundo país europeu a se aventurar nas Grandes Navegações foi a Espanha, quase oitenta anos depois de Portugal. As expedições contaram com o apoio, principalmente, de Isabel de Castela. O navegante Cristóvão Colombo pensava ser possível atingir as Índias por outro caminho a oeste.