Quem foi que inventou de botar letras na matemática?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

François Viète nasceu em 1540, na França, e morreu em 1603. Apaixonado por álgebra, esse matemático francês foi responsável pela introdução da primeira notação algébrica sistematizada, além de contribuir para a teoria das equações.

Em matemática chamamos usamos letras do alfabeto, geralmente, para representar números desconhecidos. Elas são chamadas de incógnitas, na áera matemática.

Porém, os números que usamos foram criados pelos indianos, no Norte da Índia, em meados do século V da era cristã. As primeiras inscrições aparecem aproximadamente da forma como escrevemos. Descobriram as posições de se colocar os mesmos para formar os números maiores.

A origem do alfabeto tem início com o surgimento dos primeiros símbolos, durante a Idade Antiga, tais como a escrita cuneiforme da civilização mesopotâmica e os hieróglifos dos egípcios. Os símbolos consistiam em ideogramas e pictogramas, formado por desenhos representativos de objetos.

François Viète (1540-1603) é responsável pela introdução de vários símbolos na matemática e aos poucos foi substituindo as palavras nas equações, sendo por esse motivo conhecido, por muitos, como o Pai da Álgebra.

O sistema utilizado pode ser resumido da seguinte maneira: 1 - A, J, S. 2 - B, K, T. 3 - C, L, U.

A Matemática, como a conhecemos hoje, surgiu no Antigo Egito e no Império Babilônico, por volta de 3500 a.C. Porém, na pré-história, os seres humanos já usavam os conceitos de contar e medir. Por isso, a matemática não teve nenhum inventor, mas foi criada a partir da necessidade das pessoas em medir e contar objetos.

Resposta. Depende dos valores que vem acompanhando nas letras e nos números.

A letra Y (ípsilon ou i grego) é a vigésima quinta letra do alfabeto latino. Originalmente, no latim, a letra Y representava a vogal grega anterior fechada arredondada.

Existe uma letra do alfabeto que não aparece em nenhuma abreviação ou nome de elemento químico da tabela periódica(atual). ... A letra que não aparece é o J. Já foram propostos nomes (e símbolos) de elementos com a letra J.

BILHÃO - 109 = 1000000000. Número 1 seguido de 9 zeros.

Aristóteles

E quanto ao conceito de zero como representação do nada? Aqui, o mérito terá de ser atribuído aos antigos gregos. Mais especificamente, foi o grande Aristóteles (384-322 a.C.), o mais famoso filósofo que jamais viveu, quem primeiro escreveu clara- mente sobre o zero enquanto conceito matemático.

Gauss

Gauss é considerado o Príncipe dos Matemáticos. A história de que ele somou de 1 até 100 em poucos minutos quando ainda tinha 8 anos é a história que gera mais impacto.

Historiadores acreditam que os números surgiram antes da escrita por uma necessidade prática de contar a produção agrícola (frutas, verduras, hortaliças, cereais, etc). O primeiro registro que temos sobre o número 1 é a representação por um traço em ossos, encontrados no Congo e com idade estimada em 20 mil anos.

Al-Khwarizmi

Al-Khwarizmi, o homem que simplificou a multiplicação | IMPA - Instituto de Matemática Pura e Aplicada.

O desenvolvimento da álgebra se deu pela necessidade de resolver problemas com variáveis desconhecidas.

A álgebra é caracterizada como uma grande área da matemática, assim como a geometria, a topologia, entre outras. Neste ramo, estudam-se questões que envolvem equações, operações, funções, polinômios e estruturas algébricas.

Foi entre os povos gregos que se introduziu o uso de vogais. Séculos mais tarde, os romanos – sendo fortemente influenciados pelos etruscos – deram formas claras ao sistema alfabético utilizado por diversas nações do mundo ocidental contemporâneo.