Quem foi que inventou as escolas?

Perguntado por: nfarias . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

O conceito de escola existe desde os tempos antigos, mas foi apenas no século XVIII que surgiram as primeiras escolas organizadas. A invenção da escola moderna é atribuída a Johann Heinrich Pestalozzi, um educador suíço e criador de um sistema educacional focado na aprendizagem prática e no ensino centrado no aluno.

1ª.
Localizada em Chengdu, na China, essa escola pública de ensino secundário surgiu em 143 a.C.. Ela é a mais velha no mundo e já passou até por um incêndio, sendo reconstruída em 199 d.C..

Foi no século 12 ( ali por volta de 1100) que surgiram na Europa as primeiras escolas nos moldes das atuais, com crianças nas carteiras e professores em salas de aula. No Brasil, a primeira escola foi fundada em 1549, em Salvador, por um grupo de padres jesuítas portugueses.

CURIOSIDADE: Quem inventou a escola? Foram os sacerdotes da Suméria, há 2.500 anos antes de cristo. A escola servia para formar os escribas. Lá, eles tinham disciplinas como administração e economia para o governo das cidades.

Platão

387 a.C. O filósofo grego Platão criou uma espécie de escola onde se estudavam disciplinas como filosofia e matemática por meio de questionamentos. O protótipo escolar ficava nos jardins de Academos, em Atenas – daí vem o termo “academia”. 343 a.C.

Em outras palavras: o papel da escola compreende preparar seus estudantes para as mais diversas demandas sociais. Aliás, isso também inclui o papel fundamental que a escola tem a cumprir com a família do aluno. Afinal, a família também é responsável por ensinar a criança ou o jovem.

A escola de 100 anos atrás era, na maior parte das vezes, precária, com professores mal qualificados e em quantidade insuficiente. Ao mesmo tempo, priorizava e incentivava algumas virtudes, como o senso de hierarquia, a capacidade de concentração, a disciplina e o autocontrole.

Colégio dos Jesuítas

Com oobjetivo de catequizar os nativos, portanto, os padres fundaram sua primeira escola no Brasil em 1549: o Colégio dos Jesuítas, em Salvador, na Bahia.

O prêmio Melhores Escolas do Mundo
É Escola Municipal Professora Adolfina J. M. Diefenthäler, localizada em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

Sob o comando de Padre Manoel da Nóbrega, a primeira escola elementar brasileira foi edificada em Salvador, tendo como primeiro mestre o Irmão Vicente Rodrigues que com apenas 21 anos se tornaria o primeiro professor nos moldes europeus a se dedicar ao ensino e à propagação da fé religiosa por mais de cinqüenta anos.

Instituto Le Rosey

Fundado em 1880 por Paul-Émile Carnal, o Instituto Le Rosey é a escola mais cara do mundo. O internato suíço extremamente luxuoso e exclusivo conta com dois campus gigantescos.

A escola mais antiga do mundo fica em Canterbury, Inglaterra. A Escola do Rei, como é chamada, foi fundada no ano 597.

De acordo com o sociólogo francês Émile Durkheim, a escola é essencial para a formação do indivíduo, uma vez que é um ambiente de socialização que prepara os cidadãos para viver em sociedade.

Havia uma clara divisão na educação: os índios eram ensinados em escolas improvisadas construídas pelos próprios índios, conhecidas como missões. Os filhos dos colonos, por outro lado, recebiam sua educação em faculdades (normalmente em outros países), que eram mais estruturadas devido ao maior investimento.

O ensino de primeiro grau era constituído pelo ensino primário de quatro ou cinco anos, sendo obrigatório para crianças de 7 a 12 anos e gratuito nas escolas públicas. O ensino de segundo grau, posterior ao primeiro, também chamado de ensino médio, era destinado a jovens de 12 anos ou mais.

A história do Dia da Escola
A data foi instituída pelo Governo Federal e incluída no calendário brasileiro de comemorações. A primeira escola que tivemos no Brasil foi fundada na cidade de Salvador (BA), no ano de 1549.

A escola do futuro será muito diferente de como a conhecemos hoje. Segundo pesquisas, será mais participativa, interativa, colaborativa, influenciada por mídias sociais e altamente tecnológica.